CREPÚSCULOS E AURORAS EM DRÁCULA DE BRAM STOKER

CREPÚSCULOS E AURORAS

SÉRIE: À SOMBRA DE UM CEDRO EU SENTEI E LI

OBRA: DRÁCULA

AUTOR: BRAM STOKER

TRADUÇÃO: MARCIA HELOISA

EDITORA: DARK SIDE

ANO DA PUBLICAÇÃO ORIGINAL: 1897

ANO DA PUBLICAÇÃO DA OBRA: 2018

"Quando anoitece, ele amanhece

Quando amanhece, ele anoitece"

Acredito que quase todo mundo que aprecia a arte da literatura, tem um quezinho pelas histórias produzidas na era vitoriana. Eu tenho este quezinho e por isto me embrenhei pelos crepúsculos e auroras desta obra maravilhosa que é Drácula.

Boa parte das pessoas sabe descrever um vampiro, seja por causa de filmes ou outras formas de arte que descrevem os desmortos que precisam de sangue para se revigorarem. Mas ler Drácula, a fonte, apesar de não ser a primeira narrativa sobre estes desmortos, é a que mais fascina e influencia nas descrições atuais.

Assim que terminei de ler a obra, um tijolo de tamanho digno, antes de se aventurar pelo material extra que esta edição de capa preta da Dark Side, descrita como Dark Edition, sendo que a de capa amarela como foi a edição original é descrita como First Edition, e confesso que ao ter meus primeiros pensamentos sobre publicar, imaginei que meus livros todos tivessem a mesma cor do fundo e das letras em minhas capas como Bram Stoker teve para sua obra de maior relevância (um pouco de mim aqui), eu pensei no título da minha resenha.

Ao folhear o material extra (Resenhas, entrevistas e cartas) deparei-me com o texto do Daily Mail, de 1º de janeiro de 1897, Londres, com o mesmo espírito da dualidade crepúsculo e aurora. Assim o autor coloca como se tivesse lido o livro em uma noite, do anoitecer ao amanhecer:

Começamos nossa leitura ao cair da tarde e acompanhamos Jonathan Harker em sua jornada rumo aos montes Cárpatos, sem desconfiar do que nos esperava no castelo de Drácula.

Por volta das dez da noite, estávamos tão absortos na história que não conseguimos pausar para fumar o cachimbo...

...ao badalar das doze horas, já estávamos bastante impressionados com a narrativa...

...ao despertar da aurora, quando finalmente fomos nos deitar, o fizemos com a garantia certa de pesadelos...

O resenhista do Daily Mail adverte:

Aqueles que se assustam com facilidade ou sofrem dos nervos devem restringir a leitura de páginas tão macabras às horas que se estendem do amanhecer ao pôr do sol.

Já no Pall Mail Gazette sugerem que o romance deveria ter vindo com uma advertência: “Apenas para os fortes”, tal advertência vi no livro IV de Donnefar Skedar, e utilizei no meu Duas noites de Vingança que está em reedição (mais um pouco de mim aqui).

A bruma cinzenta da aurora se dissipou e o sol brilha no horizonte longínquo... a distância confunde a dimensão das coisas.

Enquanto prosseguíamos pelas curvas da estrada e o sol desaparecia aos poucos no horizonte, as sombras do crepúsculo começavam a nos envolver na escuridão.

Enquanto Jonathan Harker entra para o crepúsculo da sua missão profissional indo ao encontro de um cliente importante que tenciona ir morar em Londres, sendo aprisionado no castelo do Conde Drácula, este por sua vez ver uma aurora para poder ir em busca de mais vítimas da “maldição” que traz. O dia radiante em sua história é estar no coração econômico do século XIX, Londres, com seu conservadorismo nos costumes e seu liberalismo na economia.

O romance é investido de toda essa atmosfera vitoriana, de considerar estranho o que vem do continente, sobretudo do leste europeu de onde vieram os ostrogodos, lembrando aqui que o termo gótico na literatura vem justamente dos godos (visigodos e ostrogodos) que marcavam a Europa com sua arte. Então gótico era o estranho, o diferente. O personagem Conde Drácula representa justamente isto. E ele é uma ameaça para o britânico.

Uma leitura particular é que o Drácula pode ser comparado também ao espírito burguês de sugar o sangue dos trabalhadores para se nutrir, sobreviver, fazer perdurar o novo sistema econômico que estava se consolidando com a Revolução Francesa na política e a Revolução Industrial na economia.

O fato é que a medida em que tudo vai virando penumbra para nosso personagem principal na primeira parte do enredo, e é quase unanime nas resenhas que na segunda parte o personagem principal passa a ser Mina Harker, ao lado do holandês caçador de vampiro Abraham Van Helsing, que se perpetuou no tempo e na arte tanto quanto o Drácula.

E tudo vai ficando cada vez mais escuro para Mina, que vai ao encontro do seu noivo em um convento em Budapeste, duplicando seu estranhamento, já que é amiga de Lucy Westenra, vítima de Drácula já na Inglaterra.

A partir do fato de Lucy estar sendo atacada por Drácula, forma-se um quarteto em volta dela, dos quais três são admiradores, e um quarto que é justamente o mais conhecedor de vampiros, Van Helsing.

A partir do momento que Van Helsing conhece Jonathan e Mina, e sobretudo os relatos do advogado sobre sua estadia no Castelo na Pensilvânia, a tarde começa a chegar para o conde em Londres e a noite vai se dissipando para o grupo que se propõe a combatê-lo para o bem da humanidade.

Outro personagem interessante, e que contribui para a história, é Reinfield, interno do asilo do dr. Seward, que se transforma no Q.G. do grupo.

Apesar da narrativa ser epistolar, com diários escritos sempre no crepúsculo ou no raiar da aurora, notícias de jornais e telegramas, o autor organizou sua obra em capítulos. E para mim o XXI é o mais fenomenal. É quando deparamos com o Conde Drácula fazendo seu ataque aos seus opositores, sugando o sangue de Minas em pleno Q.G. dos bravos homens vitorianos, mesmo dois deles sendo estrangeiros.

A partir deste momento Mina, tendo em seu sangue o sangue de Drácula, vive seu drama particular. O grupo então intensifica suas ofensivas e Drácula recua, de volta para sua terra, após ficar somente com uma opção de repousar durante o dia.

O grupo intercepta sua volta e o assassina segundo os cânones para tal como a narrativa vai nos revelando.

Assim a vida volta a amanhecer para o grupo, mesmo com a morte do estadunidense Quincey Morris, que deu nome ao filhos de Jonathan Harker e Mina Harker, que também traz o nome dos demais cavaleiros que enfrentaram o temível Conde Drácula, devolvendo-o à sua morte definitiva. Um crepúsculo para ele e para as três vampiras que residiam o castelo juntamente com o mestre dos vampiros.

Quando o dia raiou, vimos um grupo de szgany sair às pressas do rio, proteger com seus cavalos a carroça que avançava no centro... Sinto que alguns de nós não sobreviverão, mas só Deus sabe quem, onde, quando e como...

Enquanto olhava fixamente para ele, notei que seus olhos relancearam o horizonte e, ao ver os derradeiros raios de sol, sua máscara de ódio, transformou-se em expressão de triunfo.

O livro nos revela a estética do vampiro consolidada no século XIX. No século XX Anne Rice que descreve vampiros mais humanos, sobretudo em Entrevista com o vampiro, e na alvorada do século XXI tempos os encastelados na casa de vidro da saga Crepúsculo.

Não sei se há algum estudo sobre os vampiros de André Vianco, escritor nacional com o qual aprendi muito com sua mentoria.

O livro da Dark Side traz além do enredo mais próximo do original, uma apresentação do sobrinho-neto de Bram Stoker, Dacre Stoker; um conto que segundo a esposa do autor, foi tirado do romance para que este não ficasse muito extenso, O hóspede de Drácula; e o poema de O vampiro de Charles Baudelaire. Além dos anexos já mencionado.

Experimente ler Drácula, ainda que te custe algumas gotas de sangue, digo, de suor. E não se esqueça da recomendação do Daily Mail, de 1897.

Cláudio Antonio Mendes
Enviado por Cláudio Antonio Mendes em 19/12/2022
Reeditado em 19/12/2022
Código do texto: T7675746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.