A NUDEZ DE NOÉ

Amigo leitor, amiga leitora, essa internet qualquer dia desses me mata. Veja só se pode isso! Estava eu a surfa nas ondas binárias quando me deparo com um vídeo desinteressante, a princípio, mas o deixo rodando. Quando, de repente, sou surpreendido com a afirmação. Preste atenção! Não foi uma especulação. Foi uma afirmação categórica! "Noé foi castrado por um dos seus filhos e um neto". Mas, onde está escrito isso que não me lembro? Como eu posso ter lido e relido esse trecho das Escrituras e ter ignorado essa informação até hoje?

 

Incrédulo, saio a navegar mais um pouco e só piora. Encontro que além de castrado Noé também foi sodomizado por seus parentes e mais adiante, outro vídeo com a seguinte chamada: "Por que Noé e Daniel foram castrados?" Não me resta outra opção a não ser pegar a Bíblia e ir conferir essas histórias que nunca ouvi alguém comentar. E olhe que eu conheço os dois lados do cristianismo tanto o protestante quanto o católico. Vou à Bíblia, començando por Noé.

 

Abro a minha Nova Bíblia Pastoral da Paulus e no capítulo 7 do livro de Gênesis já levo o primeiro coice sagrado: versículo 1- "Javé disse a Noé: entre na arca com toda a sua família, porque vi que você é justo diante de mim nesta geração. 2- De todos os animais puros, leve com você sete pares, machos e fêmeas, e os animais que não são puros, um par, macho e fêmeas." Pronto. Não sei se por influência da música de padre Marcelo: "Os animaizinhos subiram de dois em dois..." Ou os quadros pintados que mostram os animais subindo na arca, um casal de elefantes, um casal zebras, um casal girafas, e assim por diante, eu acreditei  erroneamente que fossem apenas dois animais de cada. Mas, dos puros foram sete pares e dos impuros apenas um par. E continuo a minha leitura.

 

No versículo sete do capítulo sete o texto nos diz que "Noé entrou na arca com seus filhos, com sua mulher e as mulheres de seus filhos," ou seja, na arca iam oito seres humanos. Mais adiante, no versículo treze, somos apresentados aos nomes de seus três filhos: Sem, Cam e Jafé.

 

Agora lendo o versículo 22 do capítulo sete não tive como não me lembrar de algumas crianças das quais fui catequista há alguns anos: "Tio, e os peixes também entraram na arca de Noé?" A resposta temos aqui: "Morreu, então, tudo o que tinha sopro de vida nas narinas, ou seja, tudo o que estava no chão seco." Assim, os peixes aproveitaram a chuvarada e saíram para nadar tranquilamente no imenso mundo de águas. Mas, ainda não chegamos no objeto principal que ocasionou a minha pesquisa. Mas, está perto.

 

Saindo do capítulo sete, vamos direto para o capítulo nove. E já começamos pelo versículo primeiro: "Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo: "Sejam fecundos, multipliquem-se, e encham a terra." Nada como começar uma nova vida com uma bênção diretamente dada por Deus, não é mesmo?! Mas, a chave para a nossa questão está nos versículos 20 e nos seguintes, que eu faço questão de expô-los aqui:

20- "E Noé começou a lavrar o solo e plantou um vinhedo.

21- Bebeu bebida forte, embriagou-se e ficou nu dentro da tenda.

22- Cam, o antepassado de Canaã, viu seu pai nu e fez seus dois irmãos que estavam fora saber disso.

23- Sem e Jafé, porém, tomaram o manto, puseram-no sobre os próprios ombros e, andando de costas, cobriram a nudez do seu pai. Como estavam de costas, não viram a nudez de seu pai.

24- Quando Noé acordou da embriaguez, Noé ficou sabendo o que seu filho menor tinha feito. E disse: Maldito seja Canaã. Que seja o mais inferior dos escravos de seus irmãos."

 

E Noé começou a lavrar o solo e plantou um vinhedo. Isso é o que nos diz o versículo 20 do capítulo 9 do livro de Gênesis. E não só plantou como colheu os frutos e fez uma bebida alcoólica para si. Bebeu que perdeu a consciência e dormiu pelado. Como diz o ditado, que não convêm aqui escrever, mas que você já sabe qual é... eis que entra na história o seu filho mais novo, Cam. A minha versão e nem outras, como a João de Almeida, por exemplo, colocam a personagem de um neto na história. Não colocam de forma clara, mas porm ais de uma vez cita que Cam é o pai de Canaã. Mas, até hoje para mim, Canaã seria a cidade, mas, parece que também foi um filho de Cam e logo neto de Noé. O verso 22, nos diz o autor do Gênesis, que o Cam ver seu pai nu, ou seja, viu a nudez de seu pai. Ato que no versículo 23 nos diz que seus dois irmãos  fazem de tudo para não vê-la. Até andam de costas para evitar visualizar a nudez de seu pai.

 

Mas, que tamanha desonra seria esta em ver seu próprio pai nu? Quando adolescente, por motivo da doença de meu pai, o vi nu duas ou três vezes. Certo que não faria por mero capricho, foi uma necessidade momentânea. Mas, Noé fica muito bravo ao saber que Cam o viu nu. Tão bravo a ponto de amaldiçoá-lo. E, como das outras vezes, não percebo na leitura superficial que faço, referencia alguma quanto a castração e a sodomização possivelmente sofrida por Noé praticado por seu filho Cam. Só que vem uma luz no fim do túnel.

 

Continuando a pesquisar sou levado a um versículo do livro de Levíticos capítulo 20, e que também exponho aqui. Primeiramente na versão João Almeida Corrigida e depois na Nova Bíblia Pastoral da editora Paulus.

Versão João Almeida Corrigida:

17- "E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela a sua, torpeza é; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniqüidade.

18- E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo.

19-Também a nudez da irmã de tua mãe, ou da irmã de teu pai não descobrirás; porquanto descobriu a sua parenta, sobre si levarão a sua iniqüidade.

20-Quando também um homem se deitar com a sua tia descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; sem filhos morrerão."

 

Versão Nova Bíblia Pastoral da editora Paulus:, verso 

17- " Se um homem pega uma sua irmã por parte de pai ou mãe e tem relação sexual com ela, isso é uma indecência. Devem ser eliminados aos olhos do seu : povo. Ele teve relação sexual com sua irmã, e carregará o peso do seu pecado.

18- Se um homem se deitar com uma mulher durante seu incômodo menstrual, e tiver relação sexual com ela, descobrindo a fonte do sangue dela, os dois serão eliminados de seu povo.

19- Não tenha relação sexual com uma irmã de sua mãe ou irmã de seu pai, pois é relação sexual com parente próximo, e você carregará o peso de sua própria culpa.

20- Se alguém se deitar com a mulher do tio, estará desonrando o próprio tio. Carregarão o peso do sei pecado e morrerão sem filhos.

 

Agora, vamos a comparação entre os texto apresentados. Para facilitar eu destaquei em negrito e na cor vermelha os texto que nos interessam. E, fazendo a comparação temos uma clara associação entre as palavras nudez e relação sexual. Vamos relembrar o texto de Gênesis capitulo 9, verso 22: "Cam, o antepassado de Canaã, viu seu pai nu e fez seus dois irmãos que estavam fora saber disso." Se o sentido bíblico de "ver a nudez" tem o sentido de relaçaõ sexual, agora sim, percebemos o tamanho do ato cometido por Cam contra o seu pai. Numa primeira leitura isolada, o que empreende-se do texto é que Cam viu seu pai nu, mas este não é o verdadeiro sentido, está mais para um eufemismo, onde suavisa-se aquilo que estamos dizendo.  E o verso 22 ainda conta-nos que além de violar o próprio pai ele conta isso aos outros irmãos. Eis uma das explicações para esse texto tão enigmático. 

 

 

 

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 18/01/2023
Reeditado em 18/01/2023
Código do texto: T7698226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.