Mensagem - Fernando Pessoa

Escrito em 1934, este livro é considerado o clássico do gênero poesia épica. Período marcados por fortes turbulências políticas, sociais e econômicas como a Primeira Guerra Mundial seguida pela Crise de 29, sacudindo o mundo tudo e com Portugal não seria diferente. Resultado: em 1933 inicia-se a Ditadura Salazar, também conhecida como Estado Novo, estendendo-se por 41 anos. No meio desse caldeirão todo, nasce a obra Mensagem de Fernando Pessoa.

Coletânea de poemas reunidos pelo próprio Fernando Pessoa com seus escritos entre os anos de 1913 e 1934 para poder participar do concurso literário que exigia um certo número de páginas, já que Pessoa encontrava-se em sérias dificuldades financeiras, resolvendo participar do concurso Prêmio Antero de Quental, criado pelo departamento de propaganda nacional, na qual o autor acabou sendo o vencedor.

Obra marcada por um forte tom de nacionalismo e saudosismo, o autor faz uma viagem histórica desde a formação de Portugal, passando pelo período das grandes navegações e os descobrimentos, terminando com a decadência do país.

Outra característica importante do livro importante de se ressaltar são as referências a Ilíada, Odisseia e Os Lusíadas, fontes das quais o autor bebeu intensamente, além de elementos mitológicos.

Apesar de se tratar de uma excelente obra que deveria faltar na instante, muito menos na bibliografia de um bom literato que se preze, devo admitir que não é um livro de fácil leitura. Para sua compreensão é necessário que o leitor já tenha tido algum contato com as obras de Homero e de Camões, citadas anteriormente, além de algum conhecimento rudimentar em mitologia grega. E o que dizer sobre a necessidade de ter conhecimento sobre a história de Portugal?

Por esse motivo, recomendo a todos a leitura desse livro com edições explicativas que abordem sobre o contexto social e histórico em que a obra foi desenvolvida e as alusões aos momentos históricos nos quais os poemas se referem, do contrário,

o entendimento do livro ficará comprometido.

Sem querer fazer propaganda, mas edições como essa da Panda Books da qual eu li, por exemplo, torna-se essencial.

Pessoa, Fernando, Mensagem - 1 ed - São Paulo; Panda Books, 2021.