A vida nos mundos do espaço

 

A VIDA NOS MUNDOS DO ESPAÇO

Miguel Carqueija

 

Resenha do livro “A vida nos mundos do espaço”, de Miécio A. J. Honkis. Editora Pongetti, Rio de Janeiro-RJ, 1960. Prefácio de Luiz Muniz Barreto, Astrônomo Chefe do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, agosto de 1960.

 

O autor, Miécio Araújo Jorge Honkis, era o vice-presidente da Associação Brasileira de Astronomia. Era médico e apresentava programas científicos na Rádio MEC.

O livro aqui resenhado examina a questão da vida extraterrestre. Ele cita algumas obras da ficção que abordam o tema — viagens espaciais e vida alienígena – como “O outro mundo”, de Cyrano de Bargerac (conheço uma edição brasileira intitulada “Viagem aos Impérios do Sol e da Lua”). Em seguida trata dos casos de objetos desconhecidos vistos através dos séculos, até os modernos discos voadores.

Miécio é cético em relação à origem extraterrestre dos OVNI’s, mas sem fechar totalmente a porta. Ele não diz que é impossível, mas que é improvável.

Temos algumas noções de Química, e importância do Carbono e do Oxigênio. Depois as condições dos planetas e satélites do Sistema Solar e, finalmente, no resto do universo. Tudo com rigor científico, isto é, mostrando o que a Ciência da época sabia sobre as possibilidades de vida nos mundos espalhados pelo universo.

Muito interessante a parte que fala na polêmica em torno dos canais de Marte. Uma polêmica que envolveu muitos cientistas.

Um bom livro de divulgação científica.

Rio de Janeiro, 13 de março de 2023.