O tempo do impossível

 

O TEMPO DO IMPOSSÍVEL

Miguel Carqueija

 

Resenha do romance de ficção científica “O tempo do impossível”, de John D. Mac Donald. Editora Livros do Brasil, Lisboa-Portugal, sem data. Coleção Argonauta, 257. Tradução: Eurico Fonseca. Capa: A. Pedro. Título original norte-americano: “Ballroon of the skies” (Salão de baile dos céus), “copyright” do autor, 1952.

 

Embora já tenha apreciado muitas obras de ficção científica, ultimamente vem sendo difícil encontrar bons títulos do gênero.

Este livro, por exemplo, é insustentável e pode-se dizer que advoga um ponto de vista fascistoide, o de que é lícito sacrificar multidões de pessoas, jogar seres humanos uns contra os outros, provocar deliberadamente mortes e guerras, tudo para selecionar indivíduos mais resilientes e que possam servir aos propósitos de forças ocultas. No caso, alienígenas que manipulam a humanidade terrestre porque precisam dos indivíduos tidos como mais promissores, aos quais oferecem uma existência gloriosa — como o Dake Lorin, personagem principal do livro.

Tem-se a impressão que, na concepção dessa história, Deus não existe, nem transcendência alguma, e que seres simplesmente humanos (ainda que alienígenas) podem tudo, e com poderes exorbitantes. Porém, a mensagem repugna ao conceito de liberdade. Esse acaba sendo o resultado da visão materialista.

 

Rio de Janeiro, 10 de abril de 2023.