A morte de Ivan Ilitch - Leon Tolstoi

Leon Tolstoi - A morte de Ivan Ilitch, Porto Alegre, editora L&PM, 2017

A Morte de Ivan Ilitch é uma célebre novela sobre a morte e também sobre a vida e suas circunstâncias. Ilitch levava uma vida medíocre tanto socialmente quanto em seu trabalho burocrático de juiz, tanto que já estava morto antes mesmo de morrer. Mas ele ignorava, melhor, não queria compreender isso. Tolstoi usa um silogismo para demonstrar o que ocorria na mente do personagem:

“Caio é um homem, os homens são mortais, logo Caio é mortal, parecera-lhe, durante toda a sua vida, correto somente em relação a Caio, mas de modo algum em relação a ele. Tratava-se de Caio-homem, um homem em geral, e neste caso era absolutamente justo; mas ele não era Caio, não era um homem em geral, sempre fora um ser completa e absolutamente distinto dos demais (...)” Assim pensava Ivan Ilitch, como pensamos muitos de nós mesmos.

A novela é, na verdade, um exame de consciência de Ilitch frente ao destino de todo ser humano: a morte. Tudo lhe passa pela cabeça então e ele percebe que não era assim tão distinto dos demais homens por ter abdicado de dar um sentido à sua vida e embarcado nas circunstâncias, deixando-se levar pela roda viva dos dias, meses, anos...

Só nos instantes finais vê um pouco de luz no fim do túnel. É a morte libertadora que irá acolhê-lo. “Que alegria!” ele pensa então.