Sobre a Amizade - Livro VIII de Ética a Nicômaco

Livro VIII

Cap. 1

• Aristóteles vai analisar a natureza da amizade - é uma forma de excelência moral ou ocorre simultaneamente e é necessária na vida - ninguém deve viver sem amigos.

• A prosperidade é protegida e preservada - os amigos ajudam os jovens a evitar erros - ajudam as pessoas a praticar coisas nobres - com amigos somos mais capazes de pensar e agir.

• A amizade mantém a cidade unida e repele o facciosismo, ou seja, a perturbação da ordem, que ocorre pela inimizade.

• Havendo amizade não há necessidade de justiça

• A bondade e a amizade se encontram na mesma pessoa

• “O semelhante encontra o semelhante” - pessoas semelhantes são amigas

• Uma explicação mais profunda e física para este sentimento: Eurípedes “A terra seca ama a chuva, e o divino céu pleno de chuva ama molhar a terra”

• Herácleitos diz que “Os contrários andam juntos” “A mais bela harmonia é feita de tons diferentes” “Tudo nasce do antagonismo”

• Empódocles “o semelhante busca o semelhante”

• Aristóteles vai deixar de lado os problemas físicos e analisar os problemas relativos ao homem.

Cap. 2

• Antes de analisar as espécies de amizade, conhecer o objeto do amor.

• Nem todas as coisas são amadas, somente as que merecem - somente o bom e agradável merecem ser amados como fins.

• As pessoas amam o que é bom ou o que é bom para si?

• Três motivos pelos quais as pessoas amam: pelo fato de algo ser bom, agradável ou útil.

• A palavra amizade não se aplica a coisa inanimadas, mas somente às pessoas.

• Para que haja amizade é preciso haver boa vontade e desejo de ambas as partes e por uma das razões mencionadas.

Cap.3

• Há 3 espécies de amizade em número igual às qualidades que merecem ser amadas

• Começa analisando a amizade por interesse - essas pessoas não se amam por si mesmas - por causa de algum proveito - por causa de algo bom para si -

• Outras amam pelo prazer - não pelo caráter - por achar a pessoa agradável

• São amizades acidentais - não se ama a pessoa por ela mesma, mas pelo proveito ou prazer - o amor acaba quando a pessoa deixa de ser agradável ou útil - entre idosos pela utilidade - entre os jovens que buscam o proveito

• A amizade perfeita existe entre as pessoas boas e semelhantes em termos de excelência moral -

o querem bem uma à outra da mesma maneira

o são boas em si mesmas

o querem o bem pela própria natureza dos amigos e não por acidente

o é duradoura, pois as pessoas são boas

o são agradáveis

o suas ações são idênticas ou parecidas

o combina em si mesma todas as qualidades que os amigos devem ter

o são raras

o pressupõem tempo e intimidade - provérbio popular “não podemos conhecer as pessoas enquanto elas não tiverem ‘consumido juntas o sal proverbial’”

o é preciso ser digna da amizade e conquistar a confiança.

Cap. 4

• Continua sobre a amizade entre pessoas boas

• Cada parte recebe o mesmo que dá ou algo parecido - a amizade pro prazer e por interesse tem algo semelhante a esse tipo e isso faz a amizade ser duradoura

• Amizade por interesse ou prazer pode existir entre pessoas más

• Conclui que a amizade tem duas espécies, entre pessoas más por interesse ou prazer e entre pessoas boas por causa de sua bondade

Cap. 5

• Compara com a amizade com a excelência moral onde pessoas boas são chamadas assim por seu caráter ou em relação a uma atividade

• A distância não desfaz uma amizade, só a atividade, mas a ausência prolongada pode levar ao esquecimento

• Pessoas idosas e acrimoniosas (mau humoradas, grosseiras) não parecem propensas à amizade - se a amizade tem como característica “viver juntos”, elas precisam ser agradáveis mutuamente, portanto a amizade sincera é a que existe entre pessoas boas

• Amor é uma emoção e amizade disposição de caráter - pode-se amar coisas inanimadas, mas entre pessoas depende do caráter e de escolha

• Amizade é igualdade - se encontra em pessoas boas

Cap. 6

• A amizade entre pessoas idosas e acrimoniosas tem menor frequência porque esse tipo de pessoa é menos sociável, mas demonstram boa vontade em caso de necessidade

• Não se pode ter muitos amigos e nem amar muitas pessoas de um só vez - pois é preciso ambas as partes adquirir experiência recíproca e intimidade

• Das duas espécies a baseada por prazer é a que se parece mais com a amizade enquanto que a por interesse é para pessoas mercenárias - pessoas felizes não necessitam de amigos uteis, mas de amigos agradáveis

• Pessoas que ocupam cargos de mando têm amigos classificáveis, alguns lhes são uteis e outros agradáveis, mas raramente podem ser ambos.

• Pessoas boas são uteis e agradáveis, mas não se tornam amigas de superiores quanto à posição a não ser em excelência moral - por causa da igualdade que não se estabeleceria, já que seria duplamente superior uma da outra

Cap. 7

• Amizade onde há superioridade de uma pessoa sobre a outra - pai e filho, pessoas idosas e jovens, marido e mulher. mas são diferentes entre si por causa das relações.

• A igualdade difere no caso da justiça e na amizade - na justiça igual é no sentido primordial é proporcional ao merecimento e a quantitativa é secundária - na amizade é o contrário

• Sobre a distância da amizade como acontece com os deuses - desejar que o amigo seja um deus - o amigo deveria ser a mesma pessoa sempre.

Cap. 8

• A ambição faz a pessoa desejar ser amada do que amar, gosta de ser adulada, o adulador é um amigo de baixa qualidade e ser estimado é quase o mesmo que receber honrarias

• Ser amado parece ser melhor que receber honrarias - a amizade consiste em amar amis do que ser amado - exemplo da mãe, elas não procuram ser amadas em retribuição

• Volta a falar que pessoas desiguais podem ser amigas, pois podem ser igualizadas - a amizade pressupõe igualdade e semelhança

• Pessoas moralmente deficientes não tem constância - sua amizade é efêmera por sua deficiência moral - por isso a amizade entre pessoas boas dura mais - a amizade pro interesse é a mais fácil entre pessoas em condições contrárias, não se desejam por sua natureza, apenas por acidente.

Cap. 9

• A amizade e a justiça se relacionam com os mesmos objetivos e se manifestam entre as mesmas pessoas - nas relações encontramos formas peculiares de amizade e justiça

• Há diferença nos atos injustos em cada classe de parceiros - mais grave lesar um companheiro de confraria do que um estranho - não ajudar um irmão do que um estranho - ferir um pai que um estranho

Cap. 10

• forma de governo são 3 - monarquia, aristocracia e timocracia (ricos, honraria) - melhor a monarquia e pior a timocracia

• Desvio da monarquia é a tirania - a aristocracia degenera em oligarquia - a timocracia em democracia, mas tem afinidade por ser o governo da maioria - de todos os desvios a democracia é a menos mau.

• Semelhanças das formas de governo nas relações familiares

o Relação de um pai com o filho apresenta a forma da monarquia - governo paternal - pela autoridade que exerce - mas pode ser tirânica

o Relação entre marido e mulher parece aristocracia - cada um tem sua autoridade em determinados assuntos - mas se o marido exercer autoridade em todos os assuntos se torna uma oligarquia

o A associação de irmãos é como se fosse uma timocracia, são iguais - a democracia aparece nas famílias quando não há um chefe - todos os membros são iguais

Cap. 11

• Em cada forma de governo pode existir amizade entre governantes e governados, na mesma proporção que existe justiça. - Amizade de um rei com seus súditos depende dos benefícios - a de um pai é parecida, mas vai além, além da subsistência e educação do filho ele é responsável pela sua existência

• A amizade entre marido e mulher é como na aristocracia, conforme a excelência, cada um obtém o que merece

• A amizade entre irmãos é como uma confraria, pois são iguais e equitativos como na timocracia, portanto, fundada na igualdade

• Nas formas degeneradas de governo tanto amizade como justiça praticamente não existem - tirania

• Não há amizade entre coisas inanimadas nem a um cavalo ou a um boi, nem a um escravo enquanto escravo, pois ele é uma ferramenta viva e a ferramenta é um escravo sem vida - mas pode haver amizade em relação a um escravo como criatura humana

• Mesmo na tirania há uma margem mínima para a amizade e a justiça, nas democracias isso existe com intensidade

Cap. 12

• A amizade entre parentes - os pais amam os filhos por ser parte de si e os filhos porque se originaram dos pais - os pais amam os filhos a mais tempo - os filhos depois de um certo tempo - o amor das mães é maior do que dos pais - os pais amam seus filhos como a si mesmos

• A amizade de irmãos tem afinidade com a de companheiros - primos e outros parentes são ligados pela descendência e estão ligados conforme a proximidade ou distância de seus ancestrais comuns.

• A amizade dos filhos com os pais é como a devoção aos deuses, é a amizade por aquilo que é bom e superior - proporciona prazer e benefício

• entre outros parentes a amizade varia pela proximidade do parentesco - entre marido e mulher existe por natureza - não vivem juntos só por causa da procriação, por várias necessidades da vida, se ajudarem mutuamente - utilidade e prazer - filhos um bom vínculo entre casais - casais sem filhos se separam mais facilmente

Cap. 13

• Começa a fazer um resumo do que foi dito

• Há 3 espécies de amizade

• Algumas pessoas são amigas em igualdade de condições - outra numa situação de superioridade de uma das partes.

• Queixas e recriminações aparecem nas amizades por interesse - nas por prazer não aparecem com frequência, pois ambas podem obter o que desejam simultaneamente - entre as amizades com base na excelência moral não acontece - são ansiosas em fazer o bem umas às outras - a vingança de uma pessoa de bons sentimentos é fazer o bem à outra

• Há duas espécies de justiça, uma não escrita e outra definida por lei - a amizade por interesse pode ter fundamentos morais ou legais.

• O tipo legal estabelecido mediante condições pré-determinadas sua variante comercial se baseia na retribuição imediata, a variante mais liberal prevê tolerância quanto ao prazo para retribuição.

• O tipo moral não estipula condições pré-determinadas

Cap. 14

• Há divergências nas amizades baseadas na superioridade de uma das partes, uma espera receber mais que a outra, a amizade se desfaz - pensam como uma parceria comercial, quem entra com amis dinheiro recebe mais lucro - a pessoa inferior pensa o contrário, quem tem mais deve ajudar quem tem menos