Resenha impressionista de 'História Natural dos Sentidos' Diane Ackerman

Minhas sensações sobre esta 'História Natural dos Sentidos' Diane Ackerman 370p. - resenha impressionista

👃Gostei do capítulo sobre Olfato.

é o sentido mais 'segunda divisão'; ao mesmo tempo em que é - ou já foi - o mais importante para a preservação da vida... Hoje também muitos prazeres vêm do olfato e é interessante perceber a sua ligação com a memória... fui lembrando de vários cheiros da infância e de outros momentos da vida que de fato ficam marcados 🙂 Gostei da conversa com a perfumista pq revelou uma série de detalhes envolvidos com os aromas - coisa que no dia-a-dia nem se percebe. Gostei também da 'denúncia' da evolução dos homens: de limpos e perfumados na antiguidade; para sujos e sem perfume na europa na idade média; para sujos e perfumados para disfarçar na idade moderna; para limpos e sem perfume na idade contemporanea; parece que estão voltando a ser limpos e perfumados neste século 🙂

e os peidos! e as inúmeras utilidades dos cheiros! e seus usos pela história adentro e pelas civilizações mundo a fora!

Gostei um pouco do capitulo sobre tato. 🤦‍♀️ 'a pele é o maior órgão do corpo humano' essa sempre é boa de lembrar. gostei da ideia de que a pele é uma roupa de cosmonauta que precisamos usar para nos abrigar dos perigos do mundo. Gostei das comparações com o sentido do tato dos animais. Variação de temperatura pressao dor maciez aspereza volume braile detalhes e tudo sobre a genial hellen keller. E as impressões digitais que os chineses já usavam para assinar contratos há milênios pois são diferentes para cada pessoa mesmo para gemeos identicos!

Gostei do capítulo sobre o gosto! As cabras ficavam doidonas quando comiam grãozinhos de café mas o café cru não dava chá... até que alguém resolveu tostar... aí sim acabamos viciados! Há comidas 'boas para pensar' e outras 'más para pensar' 😀 oh nao! Balzac tomava mais de 50 xícaras de café por dia e morreu por envenenamento de cafeína! Páginas e páginas sobre chocolate1 hummm... 'o sentido do sabor é social' discordo!

Gostei do capítulo sobre a Audição 👂 embora fale muito sobre a fala a linguagem humana. Legal a parte do canto das baleias e do canto das sereias :) Elucubrações sobre música.

Sobre o tango: 'um ritmo insinuante e perfido e um passo sensual em que a mulher enlaça com sua perna a do homem como se ele fosse uma árvore e ela uma orquídea trepadora' kkk. Que tri o experimento em que o geneticista atribuiu uma nota para cada base do DNA e depois 'tocou' a 'composição' resultante 🙂

👁️ Amei o capítulo sobre a visão. Legal isso de os predadores terem os olhos na frente para poderem focar e as presas terem os olhos nas laterais para poderem abranger. As íris são tão individuais que a polícia pode usar como identificadores de pessoas como as impressoes digitais. Ver os icebergs na antártida deve ser muito tri! Que tri o in'vent'ário do mundo inteiro! 🙂 (mas não captei o que tem a 'ver' com a visão.) Que interessante a nomenclatura das cores nos diferentes idiomas e culturas! Afinal como identificar a percepçao das cores... Os modos de mimetismo e camuflagem dos animais são fascinantes! E os pintores que representaram nada mais do que realmente viram... e foram considerados geniais! kkk Impressionantes os experimentos sobre as reações a diferentes aparências das pessoas (por exemplo fotos diferentes para um mesmo currículo). Emocionante o trecho sobre a visão do espaço e seu efeito sobre a humildade humana.

Que tri terminar a obra falando de sinestesia. As letras dos cubos não estavam com as cores adequadas! E as notas musicais podem ter cores! Curiosos os chiliques dos escritores cada um com suas mandingas para invocar a musa.

Posfácio. muitos animais têm percepções complexas como infravermelho calorífica eletromagnética ultrasom sentido vibratório sentido de aranha sentido muscular diz se um objeto é pesado sentido da gravidade. 'O mundo é uma construção do cérebro baseada na informação sensorial recebida e essa informação é só uma pequena parte de toda a informação que está disponível'.