ISTO É TROVA

RESENHA

Estou aqui, para apreciar uma obra literária de valor incomensurável, que se intitula “TSTO É TROVA”, presente do exímio poeta cearense, conterrâneo Antônio Galdino Alves de Souza. Massapêense, dotado de rara inteligência, faz da poesia o seu universo, onde voeja aos píncaros da Arte, irradiando sentimento, criatividade e beleza. Sinto-me honrada em comentar o seu livro e poder levar ao grande poeta, os mais sinceros parabéns e o meu mais alto apreço.

A obra está compilada em 270 poemas, a maioria líricos, em que o poeta exalta com maestria e extravasa o seu “eu” poético, com a mais pura expressão artística que lhe vai na alma.

Numa linguagem simples, porém elegante, tece os poemas de forma prazerosa a sensibilizar o leitor, pois tem conhecimento de que, entre ambos, existe afinidade de sentimentos, fator necessário a uma interpretação artística. Com exacerbado lirismo, o Galdino vai do soneto aos versos brancos e à trova, romântico ou de humor.

Na página 84, temos a trova de número 162, que se intitula: “A Mulher Sendo Fogosa”:

A mulher sendo fogosa/sem piedade e sem pudor/faz o garoto gemer/e chorar sem sentir dor//.

O soneto intitulado “A Cruel Seca que Assola a Gente”, constitui uma bela obra de Arte, um monumento à nossa “Flor do Lácio” inculta e bela.

A preocupação do poeta com o futuro do nosso País é uma constante nas páginas deste livro, sem faltar o romantismo que chega a ser maravilhoso e divino: O poeta agradece pelos seus 68 anos! Apresenta ainda as Datas Comemorativas e também suas Obras já publicadas.

Na página 17, o poeta dedica a presente obra ao poeta Patativa do Assaré pelo estímulo poético à poesia popular. Dedicou-a também a mim, pelo incentivo que lhe proporcionei através das resenhas que fiz de seus livros.

Caríssimo poeta Galdino, agradeço de coração e me sinto honrada em merecer de você, tão valioso Presente. Que Deus o conserve sempre iluminado a nos encantar com seus escritos maravilhosos.

Recomendo a Leitura de “ISTO É TROVA”. Vale a pena conferir.

*Maria de Jesus Araújo Carvalho

Professora graduada em Letras pela UFC em 1977.

Bacharel em Direito pela UFC em 1981.

Pós Graduada pela UEVA em 1999, sobre “A EXPERIÊNCIA DE SER PROFESSORA”- RELATO DE UMA HISTÓRIA DE VIDA”.

.*

Fortaleza, 02/09/2023

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 02/09/2023
Código do texto: T7876404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.