Vai ler "Lavoura Arcaica"?

Tenho me aventurado a ler os clássicos de nossa literatura brasileira. Os antigos clássicos e também aqueles livros muito elogiados, que já possuem um lugar na história literária. “Lavoura Arcaica” é um deles. Estava em minha lista desde o ano passado. Pra ser sincera já havia começado a ler e não tinha terminado. Me aventurei novamente, desde o começo. Digo “aventurar” porque pra mim a leitura é sempre uma aventura. Podemos até não gostar mas aprendemos algo com aquilo.

 

Raduan Nassar é hoje um senhor de 83 anos (nasceu em 1935 em São Paulo) e não escreve mais. Publicou apenas 3 livros. Lavoura Arcaica foi sua estreia em 1975. o livro já foi adaptado ao cinema por Luís Fernando Carvalho em 2001. Recebeu o grande prêmio literário Camões em 2016. A obra é apresentada como: “A história de uma vida familiar marcada pela figura autoritária do pai e pelo amor desmedido da mãe. Uma parábola com ressonâncias bíblicas e de intenso vigor poético. Obra-chave da literatura brasileira”1.

 

Esse texto não é uma resenha, apenas minhas impressões de leitura e um convite para você o ler. Acho mesmo que é um livro que merece sua leitura. A história é narrada em primeira pessoa pelo personagem André que se vira do avesso para entender seus sentimentos e vira também a família pelo avesso. É um livro intenso, muito lírico e usa o “fluxo de consciência” em sua construção. O leitor é lançado no meio da história, na cabeça do personagem e vive suas sensações.

 

Eu particularmente tenho dificuldades com a construção de histórias através desse fluxo de consciência. É muito intenso e acabo me sentindo esgotada, cansada da história. Talvez por isso não tenha gostado do livro, apesar de ser tão elogiado. Reconheço o valor literário da obra, mas não me cativou. É até interessante essa questão de virar a família e seus valores pelo avesso, no entanto a forma de narração não me atrai. Você vai ler? Vai com cara e coragem que vale a pena. Gostar ou não é subjetivo. Mas a aventura de ler essa história sempre vale a pena.

 

 

 

 

1Apresentação do livro no site da editora Companhia das Letras: https://www.companhiadasletras.com.br/livro/9788571640337/lavoura-arcaica