Surreal

Irreal e a Suspensão da Credulidade

Sexto Tratado Poético-Filosofico

W.J. Solha

Arribaçã/2023

Ser ou não ser, eis a questão (Hamlet/ Shakespeare)

Solha, o paulista mais paraibano que eu conheço. Eita, paraibano arretado! Veio de São Paulo para Paraíba; enquanto, os paraibanos, inclusive, eu íamos pra SP. São Paulo era o sonho de todos nós cabeças chatas. Solha, ao contrário, se embrenha em Pombal, no alto sertão, onde ninguém queria ficar porque a fome e a seca eram de lascar. Solha é o Cara! Podemos considerá-lo uma Biblioteca ambulante. Ele é tudo e mais um pouco. Artista Plástico, ator de teatro e cinema, escritor de peças, ensaísta, romancista, novelista, cordelista e etc. Solha é o que se pode chamar de gênio. É uma pessoa que não tem limites, que vai muito além da nossa imaginação. Ele é escatológico, no termo bíblico da palavra, porque ele trata nos seus Tratados de todas as coisas que acontecerão antes e no final dos tempos, ou seja, de toda existência da espécie humana na terra. Solha, na verdade, usa e abusa do tom profético. Essa é a tônica que perpassa em suas obras poéticas-filosóficas.

Vamos ao que interessa: Observe à pg. 27 como Norma Jeane pra Marilyn sem norma/Vladimir Ilich para o Lênin/ do Kremlin,/ ou o primogênito de Deus do Velho Testamento para o primogênito de Deus/ do novo,/para que a Revelação não se revelasse mera/ adaptação de Platão/ao povo.

E às pgs. 53/54 Diz La Mettrie,/descartando Descartes,/ para meu intricado fascínio,/que sou máquina... em cujo funcionamento se inclui/...o raciocínio:/um robô/esperando Godot,/ que é o Alá,/ se em Bagdá,/Se em Jerusalém,/Jeová.

Também, às pgs. 74/75 Tento ir fundo:/O que,/ afinal,/ quer...o mundo?/ Saímos - todos – da caverna,/ útero/ da terra,/ para nos abismar - mesmo na era moderna - com seus lí-/ rios,/ delírios/ (como as...irreais...auroras boreais/ e austrais), ...

Logo, nada que eu disser sobre sua Obra dará a devida clareza da grandeza que há nos Tratados Poéticos-Filosóficos ( olhem que esse é o sexto – só lembrando) do W.J.Solha.

Lourdes Limeira
Enviado por Lourdes Limeira em 22/11/2023
Reeditado em 22/11/2023
Código do texto: T7937740
Classificação de conteúdo: seguro