Catequeses de Santo Tomás de Aquino

Artigo II - E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor

Págs. 40 - 44 

 

"Não basta que os cristãos creiam em um só Deus, Criador do céu, da terra e de todas as coisas; mas também é necessário que creiam que Deus é Pai e que Cristo é o verdadeiro Filho de Deus."

 

Os textos de Santo Tomás de Aquino muitos vezes poderão, numa primeira impressão, parecer meio confusos. Por isso a importância de pedirmos que o Espírito Santo no ajude, nos guie e ilumine nossos pensamentos durante as leituras dos Santos da Igreja.

 

No texto em epígrafe, ele se refere mais uma vez a trindade, ou seja, Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espirito Santo. "[...] Filho Unigênito de Deus [...]"

 

"Devemos acreditar que Deus Filho procede de Deus Pai e que o Filho, que é Luz, procede da Luz do Pai."

 

"Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. [...] gerado, não criado. [...] consubstancial ao Pai."

 

"Cristo é o Filho unigênito de Deus e verdadeiro Filho de Deus; que sempre esteve com o Pai; e que a pessoa do Filho é diferente da Pessoa do Pai, mas ambos têm a mesma natureza."

 

E isso vale para a trindade!

 

"[...] devemos, em primeiro lugar, ouvir as palavras de Deus com deleite: um sinal de que amamos a Deus é se ouvimos suas palavras com prazer."

 

"[...] devemos acreditar nas palavras de Deus, pois é desse modo que habita em nós a Palavra de Deus, ou seja, Cristo."

 

"[...] é necessário que a palavra de Deus que habita em nós seja continuamente meditada; pois não é suficiente apenas acreditar, mas também é necessário meditar; caso contrário, de nada valeria; tal meditação é muito poderosa contra o pecado."

 

"[...] é necessário que o homem comunique a palavra de Deus aos outros, recordando, pregando e inflamando."

 

"[...] a palavra de Deus deve ser colocada em prática."

 

Penso que o último texto compilado do livro "Catequese de Santo Tomás de Aquino", forma a base de sustentação de todos os demais ensinamentos.

 

Infelizmente, nota-se que muitas das pessoas que frequentam de forma assídua as missas, grupos de orações e outras atividades de contemplação e estudos das palavras de Jesus Cristo, o fazem de forma ordinária, ou seja, simplesmente seguem um ritual, como quem busca cumprir com o compromisso assumido. 

 

No dia-a-dia, diante das inúmeras oportunidades que Deus nos dá para fazermos a diferença na vida de nossos semelhantes, simplesmente ignoramos. Isto, ocorre muitas vezes da falta de um simples bom dia, expressado de forma calorosa, que ficaria muito melhor se fosse seguido de um abraço, até, uma de entrega, uma renúncia aos prazeres  pessoais e individuais, em troca de atender as necessidades de nossos irmãos. 

 

Não adianta somente conhecer a palavra, não adianta somente compartilhar a palavra, sejamos acima de tudo, a cada segundo de nossa vida, a palavrade Deus, em pensamentos, em vontade, e principalmente, em atitudes.

 

Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo nos abençõe, nos guie, nos ilumine e nos auxilie a caminhar em direção a Santidade, para que quando formos chamados, possamos contemplar a face de Deus.

 

Amém!

 

 

 

 

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 25/11/2023
Reeditado em 30/12/2023
Código do texto: T7940328
Classificação de conteúdo: seguro