O Livro Dinheiro Sujo do escritor Lee Child publicado em 1997 é bom?

Texto publicado antes da revisão, se detectar algum erro, por favor, me comunique.

Texto 1

Acabei de concluir a leitura mais aleatória que fiz nessas últimas três décadas e meia de existência. Vou dizer logo o nome do livro para que ninguém me acuse de enrolar só para reter a atenção do leitor. O livro se chama Dinheiro Sujo e o autor é Lee Child. Pronto, se já quiser abandonar-me, entendo, já tens a informação principal deste texto e sem contar que esse negócio de ficar lendo o texto de amadores é a maior breguisse, infelizmente não posso fazer igual a você e mandar esse texto para as cucuias, assim, vou continuar a escrever.

Segunda-feira, eu estava sem fazer nada, deitado na minha cama, mexendo no Youtuber, vendo uns vídeos aleatórios, quando me deparo com uma cena de 60 segundos de algum filme. E era assim: Dois homens estão numa cela de prisão. Dá para ver que um que um está deitado e outro acuado no canto, quando de repente, entram no recinto (ia escrever cela novamente, mais ai alguém iria me julgar mais mediano do que sou pelo fato de ficar repetindo a mesma palavra...) três outros detentos. Três negros enormes e pela postura, são uns dos chefões da ala.

Um dos brutamontes se dirigem ao magrelo acuado e pedi-lhe os óculos, que recebem imediatamente. Vendo que recebeu sem nem pedir duas vezes, e que o carinha não ia demonstrar resistência alguma, ele abre o ziper e pede que que o molenga se aproxime. Nem preciso dizer para que era. O infeliz não tem opção. Se rastejando vai se aproximando do seu algoz. Nisso já se vão 40 segundos. os vinte segundos tem uma reviravolta surpreendente.

Quando o infeliz já quase tem a sua boca transformada num buraco quente, eis que de um pulo, sai da cama o outro detento. Quando eu vi essa cena eu imaginei: "Tá com a mulesta. Agora vai feder." E podem crer que fedeu. O cara que saiu da cama tinha uns dois metros de músculos de búfalo albino selvagem do Serengeti. Tão enorme que chega a assustar os negros. O cara, calmamente dá duas opções e um prazo aos intrusos: ou eles saem por bem e fica tudo numa boa, ou eles saem moídos feito carne de segunda e para isso eles só tem três segundos. O que os valentões fazem? Pagam para ver. Foi o pior erro da vida deles.

O super-homem começa a contagem: 1, 2... Nem chega no três e já começa o cacete. Não chega a ser uma briga, porquê briga é quando envolve duas pessoas uma batendo na outra. Nesse caso, só uma apanhou.

Uma cabeçada iniciou os trabalhos. E que cabeçada. Depois uma sequência de cotoveladas e depois a cabeça foi contra o beliche de ferro. O resultado já podemos imaginar. O presidiário valentão da gangue dos negros virou bacon frito.

Essa história que acabo de narrar (perdoem-me , mas fiz o melhor que pude) é um trecho da série Reacher de 2022 disponível no Prime Vídeos. Fazendo uma pesquisa breve, cheguei no livro (Dinheiro Sujo-1997- do autor Lee Child) que deu origem à série e pesquisando mais um pouco, vi que também existe um filme de 2012 com Tom Cruise baseado no livro.

Junto com o livro encerro também os episódios da série, a primeira temporada, que é a que cobre o livro Dinheiro Sujo. Se você não gosta de tiros, porrada e bomba, não assista e nem leia. Mas, se gosta de um suspense com pitada de conspiração, é um prato cheio.

O livro é escrito em primeira pessoa, ou seja, o personagem principal, Jack Reacher, é quem nos conta a história. É um texto direto ao ponto. Nada de ficar brincando com o psicológico dos personagem. É preto no branco, seguindo a linha retilínea dos fatos . Pouquíssimas vezes no livro ele trás para o primeiro plano lembranças de quando criança; faço essa observação pois na série esses retornos ao passado são visto com muito mais frequência.

Dinheiro Sujo foi o primeiro livro escrito por Lee Child, pelo menos segundo informações da Wikipédia. E também o primeiro no qual aparece o personagem Jack Reacher. O personagem deu tão certo que aparece em diversos outros livros do autor, seguindo aquela máxima, em time que está ganhando não se mexe. Ainda não sei se a qualidade dos outros livros está a altura do primeiro, se estiver, então o escritor tem uma pegada na caneta semelhante aos grandes homens de letras (homens é no sentido geral da raça humana, viu?!!!!!!!!).

Texto 2

Já disse que conheci esse livro através de um short do Youtube com 60 segundos de duração. Veja bem, 60 segundos me fizeram pesquisar e encontrar uma série com oito episódios e um livro com quase 500 páginas. E, em uma semana eu devorei a série e o livro.

No texto anterior eu também falei que esse foi o livro mais aleatório que eu já li na vida. E foi mesmo.

Eu já tinha lido livros de suspense, tipo uns de Agatha Christie. Mas só. Não é o gênero que eu curta de ler, apesar de gostar de assistir filmes e séries que envolva suspense e teoria da conspiração tipo Prision Break, Breaking Dad e Dark (essas três são séries), não me debrucei na literatura nesta categoria. Creio que por um motivo bastante bobo, normalmente minha leituras são para aprendizado de algum assunto do meu interesse. Se um leio algo é porque me trará um retorno intelectual, uma informação , uma experiência que eu possa transmitir para outra pessoa, seja por meio de uma conversa, uma aula ou mesmo um texto aqui no recanto, por exemplo. Não tenho muito espaço para a leitora de entretenimento.

Mas, em Dinheiro Sujo eu abri espaço nas minha leitura para ler algo de forma espontânea. E gostei bastante.

Li o livro de forma rápida. Levei uma semana para ler 500 páginas. Levando em conta que não foi uma leitura em tempo integral e que também estava lendo outros livros concomitante, foi um tempo razoavelmente curto.

Outra característica dessa leitura foi que eu li este livro pelado. Bem, não literalmente, mas sem ter um lápis na mão para anotar coisa alguma. Eu não estava estudando e nem analisando a obra. Eu estava lendo para me divertir como alguém que assiste malhação ou o BBB. Nem sei se ainda passa Malhação na tv. Pois bem, como eu já disse, foi uma leitura totalmente despretensiosa e diletante, apenas pelo puro prazer.

Algo que eu também nunca tinha feito foi acompanhar a leitura ao lado da série. E foi muito boa a experiência. Você ler e confrontar com a adaptação e ver que muito do que foi escrito está mantido na obra em vídeo é bastante satisfatório. E quando você ver as exceções, ou seja, aquilo que teve que ser modificado, você leitor pode justificar de maneira plausível. Por exemplo, no livro a policial Roscoe é uma linda mulher loira e outra personagem, a mulher do Hubble também é loira. Bem, no livro não faz tanta diferença, mas na tela, seriam muitas loiras juntas numa cena, então, eles fizeram a Roscoe ser morena, ou branca com os cabelos escuros.

Outro detalhe que chama a atenção na série é quando Roscoe dá o Reacher a arma que pertencia ao antigo detetive-chefe da cidade. Bem, é uma pistola israelense chamada Desert Eagle. Uma coisa é você ler essa informação. Outra coisa coisa é você ver essa arma nas mãos do forasteiro fortão. Caramba. A arma é do tamanho do antebraço de uma pessoa. Segundo informação do próprio livro, do cabo ao cano são 45 centímetros. É uma bazuca. Não é a toa que no livro, quando Reacher a usa certa vez ele diz que o coice após o tiro é como se um martelo estivesse sendo batido contra a sua mão, a expressão que ele usa é triturar. Eu já conhecia essa arma por causa de um jogo on-line que eu jogava, sabia que era violenta, mas não a esse ponto.

Texto 3

Eu já disse que li o livro Dinheiro Sujo de Lee Child e assisti à série baseada neste livro, Reacher. Já disse que também li e assisti de forma bastante rápida. Para asssitir, por ser uma atividade passiva, não requer muito esforço, já para ler, mesmo lendo uma página em 90 segundos, em média, e se as minhas contas não estiverem erradas, uma média de 90 segundos para cada páginas, sendo o total de páginas 500, leva-se aproximadamente 12 horas e meia para concluir a leitura. Então, foi uma leitura rápida, segundo os meus padrões. Na verdade, bem dentro da média de leitura do nível de leitura normal, que é de 200 a 400 palavras por minuto. No meu caso, é de 233 palavras. Mas, essa geralmente não é a minha regra.

Quando eu leio um livro eu faço buscando aprender alguma coisa. Normalmente eu leio obra clássicas nacionais ou internacional. Obras de religião ou filosofia ou direito ou história. E as minhas leituras são semelhante ao ruminar da vaca. Como as ideias e depois as regurgito e como novamente e regurgito a ponto de que numa página eu possa demorar algumas horas ou dias. Para me auxiliar a entender e a fixar as ideias eu escrevo, faço um texto aplicando a ideia que acabo de assimilar a uma outra ideia que eu já trazia previamente. Assim eu faço minhas leituras. Por exemplo, também acabo de concluir a leitura de A Revolução do Bichos. Mas, sinto que ainda não absorvi tudo o que o livro tem para mim, assim, farei outra leitura mais detalhada e na medida que lerei vou expondo as ideias que me vem à mente em texto que vou escrevendo para me auxiliar quando eu for fazer uma releitura. Tipo um trecho que me chamou a atenção é quando o porco Napoleão recolhe os cachorrinhos que acabou de nascer para serem educados por pelos porcos e momentos depois eles reaparecem furiosos e bravos latindo contra todos os que não concordam com o lider Napoleão. Isso me remete a um grande paralelo com a educação hoje. O desejo do governo é formar militantes que defendam com unhas e dentes ideias que não julgam ser certas ou erradas mas que apredenram a defender e só.

Mas, quando li Dinheiro Sujo, eu apenas li. Não busquei abstrarir as mensagens que o texto me pudesse oferecer. Não foi uma leitura de aprendizagem. Foi uma leitura de divertimento. Como se fosse uma história em quadrinhos. O que me foi exigido nessa leitura foi o poder de compreensão e interpretação de texto e imaginação, que foi auxiliado pela produção cinematográfica.

Mas, mesmo sendo uma leitura despretensiosa, a forma como o autor apresenta a sua história é uma aula de como se deve escever uma história. O livro é narrado em primeira pessoa e o enredo flui como um riacho descendo a montanha. Claro que me refiro à tradução. Não li a obra orignal, mas, creio que o tradutor deva ter seguido a fórmula do autor. Deu-me vontade de escrever uma história seguindo esse mesmo modelo de contar. Mesmo com uma leitura despretensiosa, como eu disse, essa foi a primeira coisa que aprendi com o livro. Ainda aprendi mais duas coisas.

A segunda coisa é a importancia do efeito surpresa. Quando os integrantes da gangues do negros invadem a cela de Reacher e tentam violentar o seu colega que está amedrontado no canto, Reacher se levanta e parte em sua defesa e diz que dará três segundos para os intrusos irem embora. E começa a contagem: 1,2 e antes do três começa a porrada. Por que ele não esperou que chegasse no três para iniciar a briga? Foi a estratégia do efeito surpresa. O inimig estava esperando o três para reagir, mas antes disso, Reacher agiu e pegou o oponente desprevinido. Esse é o efeito surpresa.

E a outra coisa que aprendi no livro foi como se fazer um estrangulamento ou se livrar de um. Reacher, enquanto está na prisão, sofreu dois atentado. O primeiro foi o que narrei no parágrafo anterior e o segundo foi forjado pela gangue dos neonazistas. Novamente, três ou quatro brutamontes cercam Reacher e tentam o agredir. Murros vai, murros vem. Dessa vez os caras são mais preparados. Pegam o Reacher pelos pés e pelo pescoço e começam a inicar uma série de investidas que poderia facilmente o derrotar. Mas, com as táticas militares e o instinto de sobrevivência ele consegue virar o jogo e com chutes certeiros se livra do primeiro inimigo. Mas, ele está sendo estrangulado. Mas, ele observa que a técnica de estrangulamento do gordo neonazita que o quer matar é totalmente amadora. Aqui que entra o pulo do gato.

Para se estrangular alguém, segundo Reacher, deve-se apoiar os dedos polegares na nunca do indivíduo e com os demais depois, encolhidos, apertar a garganta com o objetivo de esmagar a traqueia do oponente. E como o gordão estava fazendo? Ao invés de encolher os dedos, fez com os dedos estirados. E no que isso pode acarretar? Em exatamente o que Reacher fez para se desvencilhar, conseguiu folgar um dedo e o quebrou e assim foi fazendo um por um até o inimigo soltar o seu pescoço com as mão em frangalhos. Um detalhe interessante é que a posição ideial apra esse golpe é quando se pega o adversário por trás (essa observação é da minha esposa, que assistiu a série comigo e percebeu esse detalhe).

Para concluir, vamos revisar juntos o que deve ser feito em caso enfrentameno de um inimigo: privilegie o efeito surpresa e se for esganar alguém ou se estiver sendo esganado, preste atenção aos dedos. Bem, eu sou adepto da boa e velha política da boa vizinhança e caso isso dê errado, sou adepto do pernas para que te quero, mas, pelo menos a teoria eu já sei.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 22/01/2024
Reeditado em 22/01/2024
Código do texto: T7982221
Classificação de conteúdo: seguro