PINHEIRO, Cyntia. Pi-wii. Uberlândia: Flyve, 2022.

 

Vozes do Camboja em Pi-wii, de Cyntia Pinheiro

 

Uma viagem pelo Camboja pelas mãos de uma brasileira. O romance Pi-wii, de Cyntia Pinheiro, publicado em 2022 pela editora Flyve, convida o leitor a mergulhar em um enredo de dores. Isso mesmo, Pi-wii não é uma leitura para se rir às gargalhadas, mas para se refletir as humanidades. Romance polifônico, cada um dos 23 capítulos é narrado por uma personagem, a qual traz seu olhar sobre os fatos. Obviamente as visões ora se convergem, ora se divergem, mas todas enfatizam as sensibilidades e os anseios do ser.

 

A protagonista Pi-wii é uma garota que vai experimentar muitos desafios em sua vida até alcançar sua maturidade e formação adulta na Europa. É a irmã mais velha de cinco irmãos, todos nascidos num povoado rural no extremo nordeste do Camboja, país do sudoeste asiático. Após a morte da mãe no parto do caçula Nhean, Pi-wii se vê na condição de mulher da casa ante um pai violento.

 

Junto com a irmã Sami e os irmãos Kol-há, Derehpan e Nhean, Pi-wii sente as agruras de um ambiente doméstico torturante dominado pai. As suas vidas são ditadas por normas e imposições paternas e culturais muito rígidas. A narrativa vai ganhando impulso de ações ousadas por parte dos filhos no enfrentamento ao pai. Fugas, perdas, despedidas vão surgindo em sua jornada. A ira da irmã Sami pelo pai a leva a dar uma lição cruel ao seu progenitor. Cenas fortes que impactam o leitor pela violência, mas com um misto de justiça sendo feita.

 

Pessoas boas vão cruzando o caminho dos irmãos. As circunstâncias de sobrevivência acabam separando-os. A fatalidade da vida levará o pequeno Nhean a um fim triste e comovente. Derepahn, por sua vez, encontrará na acolhida de Alisson uma nova família, crescendo ao lado da filha desta, Malasa, a qual se tornará mais que uma amiga. Sami encontrará em Omni-Ti o típico amor paterno que nunca teve, o qual lhe ajudará a rumar novos passos em sua vida. Por fim, Pi-wii com seu irmão Kol-há encontrarão a amizade de Hong e Baliel, os quais enfrentarão os desafios da orfandade na capital Phnom Penh. Humilhações e fome estarão em sua rotina, obrigando Pi-wii, a mais velha, a sujeições que reduzirão sua dignidade. Mas mesmo com tanta maldade, há pessoas que trazem compaixão e, mesmo na diferença, conseguem mudar destinos. O jovem Wolpan será a virada de chave na vida de Pi-wii, o qual com a ajuda da mãe levará a sua querida amiga a transformar sua história na Inglaterra, através da benevolência da família Jhonson.

 

A realidade do Camboja é retratada pela autora com verossimilhança histórica e geográfica, aludindo a eventos significativos como a importância do Khmer Vermelho, partido comunista do país. Com leveza de escrita, mas com aguda crítica humana e social, Cyntia Pinheiro, sem nunca ter pisado no país asiático, conseguiu sentir o drama existencial de crianças que são metonímias de uma sociedade. A voz de uma protagonista feminina, juntamente com outras vozes, a partir da sensibilidade de uma escritora-mulher torna o romance Pi-wii uma narrativa de impacto e necessária para a contemporaneidade.