Umbanda: um ensaio de ecletismo

O livro Umbanda: um ensaio de ecletismo do autor Diamantino F. Trindade traz um apanhado de fatores sócio-culturais. Tratando da umbanda e do candomblé tanto como uma religião com seus cultos e rituais, assim como um movimento de resistência da cultura afro-brasileira.

Veremos desde uma introdução sobre a história da religião. Como chegou no Brasil e como ela sofreu alterações por influência das crenças predominantes na época.

Ver na umbanda como uma religião brasileira com forte influência das crenças africanas. Seu ecletismo se mostra quando os escravos vindos da África tiveram que camuflar sua crença realizando analogias com a ijreja católica para conseguir manter seus rituais.

Do espiritismo Kardecista temos a base teórica, como a existência de um plano espiritual que interage conosco, a crença na reencarnação como meio de evolução espiritual.

Vale destacar o viés político como movimento de resistência. No início combatendo a escravidão e atualmente no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Infelizmente nossa sociedade ainda tem caminho longo para atingir seu progresso moral e até lá a luta continua.

Lembrando que a questão fundamental é a caridade.

carlos anhaia
Enviado por carlos anhaia em 05/02/2024
Código do texto: T7992736
Classificação de conteúdo: seguro