A noiva fantasma: um passeio pelo sobrenatural

Entre as obras literárias modernas de temática sobrenatural, uma que certamente merece destaque e vale a pena ser lida é A noiva fantasma, de Yangsze Choo, romance ambientado em 1893, na antiga Malaia – que hoje compreende a Malásia e Cingapura – que conta as aventuras de Li Lan, bela jovem de ascendência chinesa que está na idade de casar. Li Lan recebeu educação esmerada e é graciosa, inteligente e culta, porém suas chances de encontrar um bom partido são praticamente nulas. Ela é membro da família Pan, que costumava ser abastada mas seu pai, após a morte da esposa, viciou-se em ópio e perdeu o interesse por tudo, negligenciando inclusive as suas obrigações de arrumar um marido para a filha, que não tem perspectivas de um futuro promissor, visto que o patrimônio da família foi se dissipando aos poucos devido à inabilidade do pai em gerir os negócios.

A vida de Li Lan segue de forma plácida mas tudo parece mudar quando a poderosa família Lim propõe ao pai de Li Lan que ela se case com seu filho Lim Tian Ching. Acontece que o jovem morreu há pouco tempo e Li Lan não gosta nem um pouco da ideia de ser uma noiva fantasma e casar com um defunto, ainda que isso garanta que que vá ter um conforto futuro vivendo como a viúva de um jovem rico, já que suas chances de arranjar um casamento vantajoso são praticamente inexistentes.

A partir daí, vai se desenrolando uma verdadeira trama de intrigas, mistérios e reviravoltas. Contando apenas com a ajuda de sua fiel babá Amah – que foi babá de sua falecida mãe e a criou como filha – Li Lan começa a ser assombrada em seus sonhos pelo fantasma de Lim Tian Ching e não sabe como se livrar dele e, na tentativa de resolver seus problemas, ela acaba transpondo a barreira entre a vida e a morte, entrando em um mundo totalmente perigoso. Inexperiente, Li Lan terá que vencer vários desafios, além de ver que muitas coisas não são como ela pensava e que o mundo espiritual tem regras, sendo perigoso quebra-las. Conseguirá Li Lan vencer os perigos em que se meteu?

Além de ser um empolgante passeio pelo sobrenatural, A noiva fantasma é um romance rico e detalhista, que nos apresenta aspectos interessantes da cultura chinesa, abordando elementos budistas, taoístas e outras crendices daquele tempo e lugar e nos mostrando bem como era muito mais difícil ser mulher naquela época. Com certeza, não era nada fácil só ter como opção de futuro arrumar um marido e mesmo moças que tivessem boa educação, como é o caso de Li Lan, não tinham escolha. Um outro aspecto que chama a atenção é o costume da noiva fantasma, uma tradição que certamente causa estranheza aos olhos ocidentais. A tradição de casar uma pessoa com outra que já morreu almeja acalmar espíritos ou afastar assombrações.

Enfim, em sua jornada para se livrar de Lim Tian Ching e realizar os seus sonhos, Li Lan vai enfrentando situações inusitadas e descobrindo desejos e sensações que lhe eram desconhecidos, o que leva a um final surpreendente. Tudo isto faz de A noiva fantasma um livro altamente recomendável.