Um intervalo para divagações durante o processo criativo para a escrita de conto de terror/suspense...

Falta revisão! Então desconsiderem os vários erros de gramática que possam (e tem) ter por aqui. Mais adiante haverá a palavra "conforto" escrita assim: "comforto". Bem, eu sei da regra de que se usa "m" antes de "b" e "p", ok?! Isso deve ter ocorrido porque no teclado o meu dedo deve ter ido mais a direita na hora da digital. Beijos.

Olá, amigos leitores!

Quem acompanha meus textos pode julgar que eu sofro de alguma moléstia da inconstância, o que faz com que a minha vida (pode acreditar, não apenas literária) seja um ciclo; me apaixono por um tema, depois por outro e abandono o primeiro e lá pelo fim do círculo volto ao primeiro novamente e assim vou indo. Pois bem, estou no mundo do terro e do suspense novamente.

Agora, participo de um concurso de conto de terror e suspense organizado por alguns escritores aqui no Recanto. Tive o prazer de participar na 22º edição e retorno agora na 26º. Esse intervalo de ausência coincide com um afastamento por motivo de saúde, mas aparentando estar bem, retorno.

O conto que apresentei na época foi o Diário, quem tiver interesse pode ver no link que está em algum lugar aqui neste texto (https://www.recantodasletras.com.br/contosdeterror/7726278) . Para o certame 26 eu pretendo fazer um texto envolvendo a temática ilha ou espírito vingativo. Os temas propostos são ilha, espírito vingativo, artes marciais, burocracia e amazofuturismo. Bem, eu não tendo intimidade com os três últimos temas, penso num conto que envolva um dos primeiros temas.

Em que pese eu ser servidor público não estou com criatividade para desenvolver um conto entre 1500 e 3200 palavras sobre a burocracia. Tive até duas ideias que poderiam render um conto. A primeira foi um fato ocorrido enquanto eu ainda estava na faculdade e na hora de passar a lista de presença, alguém assinou por uma pessoa que não estava na aula. Pronto. O professor ficou "P" da vida e quase que leva metada da classe para a delegacia da polícia federal acusando-os de falsidade ideológica. Outro fato que posso relacionar à burocracia foi o corte recente da energia aqui no meu apartamento. Por motivo de falha na internet uma conta de energia não foi paga. Resultado, o funcionário da concessionário veio e cortou a energia sem ao menos anunciar que faria tal desligamento. Bem, isso sendo a praxe do seu serviço, tudo certo. Mas, eu tentei pagar a conta na sua frente, expliquei que imaginava ter pago, mas sem conversa. A burocracia venceu: conta atrasada, energia corta, e quando compensar entre em contato com a distribuidora que em 24 horas será providenciado o reestabelecimento. Acho que aqui dá para fazer um conto, mas deixei o time passar e não aproveitei, talvez aproveite agora.

Sobre arte marciais eu pensei na capoeira. Mas, um outro escritor abordou o tema de forma autêntica que não ousei me atrever. Amazonfuturismo é um subgênero que está ganhando espaço recentemente. Não basta escrever tendo a amazônia por pano de fundo, tem que ter alguns elementos que caracterizam o subgênro, como não domino, também risquei a minha lista.

Resta a mim dois temas batidos e comuns na história da literatura de terror: ilha e espírito vingativo. Não sei quem disse mais li em algum lugar que não devemos nos prender aos temas fáceis de ser explorados, mas saírmos de nossa posição de conforto e nos aventura em algo que não dominamos. Não sei se foi o King quem falou. De certa forma está certo. Se ficarmos rodando em torno da nossa zona de comforto, não amadureceremos, mas partir para o novo requer tempo, dedicação, desprendimento, curiosidade, ousadia, em suma, a boas qualidades que devem ter um escritor, seja qual for o gênero em que se escreve.

Vou ver aqui com meus botões se saio do óbvio e parto para o desafiador ou fico na sombra e na água fresca dos temas conhecido que me passam mais segurança.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 19/02/2024
Reeditado em 08/03/2024
Código do texto: T8002334
Classificação de conteúdo: seguro