A SOCIEDADE DO ANEL: Uma jornada épica de coragem, lealdade e honra

Quem não se emocionou com uma das histórias de J.R.R. Tolkien? A história acompanha a jornada de Frodo Bolseiro, um hobbit que recebe a missão de destruir o Um Anel, uma poderosa arma do mal.

A jornada de Frodo começa no Condado, a região rural onde vivem os hobbits. Bilbo Bolseiro, tio de Frodo, deixa-lhe o Um Anel como herança. Gandalf, um mago, revela a Frodo que o anel é, na verdade, uma arma poderosa criada pelo Senhor do Escuro, Sauron. Sauron deseja dominar a Terra-média e o Um Anel é a chave para seu plano.

Frodo decide destruir o anel e, para isso, conta com a ajuda de seus amigos hobbits, Merry, Pippin e Sam. A jornada é perigosa e eles precisam enfrentar muitos desafios, incluindo orcs, trolls e aranhas gigantes. Ao longo da jornada, Frodo e seus amigos encontram aliados de diferentes povos. A Sociedade do Anel é uma obra de grande valor literário e cultural. Ela é uma das histórias de fantasia mais populares de todos os tempos e tem inspirado gerações de leitores.

J.R.R.TOLKIEN

Nascido na atual África do Sul, recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954. Desde pequeno era fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denominado Eä, palco das suas mundialmente famosas obras.

Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica” e é amplamente considerado como um dos maiores e sem dúvida o mais bem sucedido autor da literatura fantástica de todos os tempos. Tolkien foi indicado duas vezes ao prêmio Nobel da literatura, a primeira vez em 1961, e a segunda em 1967.

Após a sua morte, o seu filho Christopher editou e publicou O Silmarillion em 1977, além de nos anos 1980 e anos 1990 lançar a série The History Of Middle-Earth, uma gigantesca coletânea dividida em doze volumes, e Unfinished Tales of Númenor and Middle-Earth. Os Filhos de Hurin (ou Os Filhos de Húrin ou Narn i hîn Húrin), lançado em 2007, é seu livro mais recentemente publicado, também baseados em manuscritos do autor J. R. R. Tolkien, seu pai.

JORNADA RUMO AO DESCONHECIDO

Todos nós nos deparamos, na vida, com essa mesma questão de Bilbo e Frodo: sair da zona conhecida e partir para algo desconhecido e que mudará nossas vidas para sempre.

Bilbo e Frodo valorizam sua vida tranquila no Condado. No entanto, eles é são confrontados com a desição sobre o Um Anel. Cada um em seu tempo e em sua propria jornada; Bilbo em “O Hobbit” e Frodo em “O Senhor dos Aneis”. Essa escolha é difícil para Frodo, pois significa abandonar sua vida segura e partir para uma jornada perigosa. Essa jornada é um exemplo de que, às vezes, é preciso sair da zona de conforto para fazer a coisa certa, ter coragem e saber que nada será como antes.

A FLORESTA VELHA E O AMPARO DE TOM BOMBADIL

Em meio á essa viagem, tiveram que passar pela Floresta Velha, que é um lugar misterioso e perigoso que representa o lado sombrio da Terra-média. Para Frodo e seus amigos, passar pela floresta, é um momento de grande tensão e perigo, pois esta floresta é muito antiga, carregada de memorias sombrias. As grandes árvores tinham vida propria e não gostavam de caminhantes, um exemplo disso é o Velho Carvalho que quase engoliu Marry e Pipin.

Quando tinham atravesado uma parte da floresta, no momento da tarde veio grande “encantamento” sobre eles que não podiam se aguantar em pé e dormiram…

“Ó vois que vagais na terra sombria

não desperteis! Apesar de erradia

toda a floresta chega ao termo

e o sol aberto percorre o ermo:

o Sol poente, so sol nascente,

o fim do dia, o dia iminente.

Pois a leste ou oeste todo bosque se acaba…”

Jornadas em florestas antigas sempre são temerarias. Pregam peças em nossas mentes. E nosso Tom Bombadill chega bem á tempo! Tom Bombadil é o Senhor da floresta, das águas e das colinas e Frodo e seus amigos encotraram em sua casa um refúgio contra os perigos e muitos conselhos o que é um alento, nessa jornada repleta de perigos em todo lugar.

NEBLINAS, COLINAS E A FUGA PARA O VAU

O velho Feitor disse a Samwise Gamgee a não se meter nos assuntos dos Bolseiros e se ater á jardinagem e batatas, se não iria dar encrenca. E que bela encrenca se meteu nosso Sam! Mas todos eles tiveram que enfrentar seus piores medos e boa parte disso está no Topo-do-Vento onde se instalaram para passar á noite. Mas sem pregar o olho, pois sabiam que o mal estava a espreita.

Desta vez eles contavam com Passolargo para agregar nesta jornada. A visão se tornava turva, os caminhos se mostravam cada vez mais dificeis e Frodo já começa á se arrepender de ter deixado o Condado. Como em toda a jornada, não podemos olhar atrás e como eles, encontrar uma esperança, por menor que seja, e seguir a incerta trilha do vau até o limite de Valfenda.

A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien, é uma jornada épica de coragem, lealdade e honra. Nos ensina sobre o valor da amizade, da perseverança e da esperança. Mesmo em tempos escuros, ainda há esperança.

Terminado o primeiro livro da Sociedade do anel, inicio a leitura do livro II e nos vemos na proxima sexta, aqui no blog! Envie este post para um amigo e vamos juntos nesta jornada de leitura!