A Linguagem de Deus

Livro: A Linguagem de Deus

Autor: Francis S. Collins

Editora: Gente

Edição: 2007

___________________________________________________________

“Há uma base racional para crer na existência de um Criador e que todos os descobrimentos científicos aproximam o homem de Deus.”

"Uma das grandes tragédias do nosso tempo é a impressão que se criou de que ciência e religião devem estar em guerra.”

“O problema é que nos últimos 20 anos, com muita freqüência, as vozes que são ouvidas nos debates públicos sobre estes temas são aquelas que defendem posições extremas.”

___________________________________________________________

Francis S. Collins, biólogo diretor do Projeto Genoma, trabalha com o que há de mais moderno no estudo do DNA, o código da vida. Em seu livro, mostra que é possível haver harmonia entre Ciência e Fé. Comentando de forma esclarecedora sobre todos os debates que você pode imaginar e, provavelmente, já participou.

No livro, Francis conta, por exemplo:

-sua trajetória do ateísmo à crença

-as guerras de visões do mundo

-as origens do universo

-a relação entre Gênesis, Galileu e Darwin

-sobre o ateísmo e agnosticismo

-sobre o criacionismo

-sobre o Design Inteligente

-sobre o BioLogos (o mesmo de Evolução Teísta, mas com o nome melhorado por ele), uma proposta que associa harmoniosamente as descobertas científicas com a fé em um ser superior.

Ele disserta de forma bastante inteligente sobre todos os erros cometidos pela precipitação de ateus e pelas decisões exageradas de religiosos. Francis, na verdade, vai além, quando, no fim do livro, aproveita para falar sobre assuntos relacionados à Bioética, como clonagem e aborto, também questionando sobre a incansável busca humana por tecnologias.

Em todo o desenvolvimento do livro, deixa bem claro que pretende acabar com os atritos entre ciência e fé, e, de fato, mostra tudo que é necessário para isso. Estuda vários versículos bíblicos, explica o papel imenso e, ao mesmo, limitado do DNA, e também usa uma rara e extensa bibliografia, com citações de grandes teólogos, filósofos e cientistas - principalmente Santo Agostinho e C. S. Lewis, ajudando a complementar ainda mais seus pacíficos argumentos.

Independendo de quem seja, sempre há necessidade de ler A Linguagem de Deus. Você já concluiu algo sobre a existência? Ou já ficou com dúvidas? Então este é o livro para você. Lê-lo, claro, é opcional, mas, POR FAVOR, não vá querer discutir tais assuntos - com outros ou com você mesmo - sem tê-lo estudado antes.

___________________________________________________________

Para concluir, deixo duas das citações mais chocantes do livro:

“Tento, aqui, evitar que digam a coisa mais insensata que as pessoas em geral dizem sobre Jesus: ‘Estou pronto para aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceito a alegação dele de ser Deus’. Isso é algo que não devemos dizer. Um homem que era só homem e dizia o que Jesus dizia não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – como um homem que diz ser um ovo quente – ou, então, um demônio do inferno. Você tem de fazer sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou um doido ou coisa pior. Você pode mandá-Lo calar a boca, julgando-O um idiota, pode cuspir Nele e matá-Lo como se fosse um demônio; ou pode cair a Seus pés e chamá-Lo de Senhor e Deus. Mas não venha com nenhuma bobagem patrocinada sobre Ele ser um grande educador humano. Ele não deixou isso em aberto. Não tinha essa intenção.”

(C. S. Lewis)

“Como cristãos, não podemos, então, adotar uma atitude contrária às verdades da razão ou às da filosofia, ou às da ciência, ou às da história ou às da crítica. Como filhos da luz, devemos tomar cuidado para nos manter abertos a cada raio de luz. Que cultivemos, então, uma atitude de coragem diante das investigações do dia. Ninguém deve mostrar mais cuidado com isso do que nós. Ninguém deve ser mais rápido para perceber claramente a verdade em cada campo, ser mais acolhedor para recebê-la, ser mais fiel para segui-la, para onde quer que ela conduza do que nós.”

(Warfield)

Cláudio Theron
Enviado por Cláudio Theron em 09/02/2008
Reeditado em 09/02/2008
Código do texto: T852392
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.