Isto ou Aquilo - Cecília Meireles

Isto ou Aquilo – Cecília Meireles

Não sei se devo chamar esse texto de Resenha ou de Memórias da infância. ‘Isto ou Aquilo’, vamos lá.

Tão logo apanhei o livro Isto ou Aquilo de Cecília Meireles, um misto de sentimentos me reportou à infância, aos meus primeiros anos escolares.

Os primeiros livros de Língua Portuguesa da escola primária de que me recordo, eram recheados de textos de Cecília Meireles. Lindas poesias infantis que simplesmente marcaram minha vida despertando meu gosto pela literatura. Alguns de que me recordo em particular, tornaram-se inesquecíveis: “A chácara do Chico Bolacha”, “O vestido de Laura”, “Uma palmada bem dada”... entre outros que de tanto ler, conseguia recitar de cor.

Uma releitura é sempre gratificante, em especial quando nos devolve lembranças gostosas... (no meu mundo de criança, cheio de devaneios e pretensões em que tudo é imaginariamente palpável, cria eu que quando crescesse, seria uma escritora. Muito mais que um sonho, esta era a minha crença. Amava escrever. Uma vontade que desenvolvi a partir do meu encontro literário com a citada escritora. Tamanha paixão desenvolvi pelas poesias dela que em dado momento a tolice de criança me fazia desejar ser não uma escritora, mas a Cecília Meireles). O nome dela me criara profundas impressões.

Abrir este livro resgatou-me uma saudade tamanha que pede um registro. Aqui está o registro, a resenha, Isto ou Aquilo. E uma fatia de infância para marcar o momento:

LEILÃO DE JARDIM

Quem me compra um jardim com flores?

borboletas de muitas cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera?

uma estátua de primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo que é jardineiro?

E a cigarra e sua canção?

E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão!)

(Cecília Meireles)