Sessenta anos e Dorotéia ainda é a mesma

Não tente entrar na casa de Dona Flávia, Maura e Carmelita se não tiver tido a náusea. Se a sua roupa ressaltar alguma parte de seu corpo feminino então, nem passe por perto! Culpe-se eternamente por ter que conviver com seu corpo nu por baixo de suas roupas. Nelson Rodrigues criou em 1949 as três viúvas que nunca dormem, por medo de sonhar com o que a vida lhes priva, e hoje, sessenta anos depois, elas estão vivas no palco do Teatro Gil Vicente, na região central de São Paulo. Na casa das três, a feiúra é regra tão importante quanto não jogar lixo no chão. Quanto mais feia, mais respeitada e mais sábia é a mulher.

A náusea acompanha a família há três gerações e está presente nas noites de núpcias de todas as mulheres. Se uma infeliz não sofrer com essa indisposição na ocasião prevista, há de ser apontada e envergonhada por sua incapacidade de seguir os preceitos familiares por toda a vida.

Dorotéia, a prima bonita, que usa um quarto do pano que as viúvas usam para se vestir, quer ser aceita nesse mundo de castidade e privação. Depois de experimentar os percalços da vida, que incluem a morte repentina do único filho e a experiência da perdição, Dorotéia mostra-se disposta a aceitar as condições das primas para se tornar uma pessoa melhor. Para tal, a moça tem que se livrar do seu belo rosto e esconder o seu belo corpo, que tanto atormenta as viúvas.

A filha de Dona Flávia, Maria das Dores, que se casa com um par de botas, e, segundo a mãe, está morta desde que nasceu, também está presente na montagem, assim como o temido jarro que persegue a protagonista para levá-la de volta ao caminho da perdição. Até o narrador participa ativamente da história, destacando-se em muitos momentos.

A adaptação do grupo Gattu para o conto do eterno Nelson Rodrigues é uma boa pedida àqueles que apreciam um bom teatro. Os recursos corporais e as técnicas de palco utilizadas enriquecem o espetáculo e fazem os que nunca ouviram falar de Dorotéia, sentirem-se ouvindo, muitas vezes, a própria história.

Informações:

Direção: Eloísa Vitz

Com: Eloísa Vitz, Daniela Rocha Rosa, Miriam Jardim, Diogo Pasquim, Elam Lima, Hélio Souto Junior, Laura Vidotto e outros

Duração: 60 minutos

Classificação: 16 anos

Texto: Nelson Rodrigues

Serviço:

Teatro Gil Vicente

Onde: Av. Rudge, 315 - Campos Elíseos - Centro. Telefone: 3618-9014.

Quanto: Ingresso: R$ 30.

Quando: Sábado: 21h e Domingo: 20h

Paulo Gratão
Enviado por Paulo Gratão em 24/09/2009
Código do texto: T1829303
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.