A NATIVIDADE EM DIAS DE REIS
Direção: Tadeu Patrício / Dias: 04; 05; e 06 no Forte de Santa Catarina



A Natividade em Dias de Reis, ou simplesmente, “A Natividade”, é um Auto de Natal, do dramaturgo Tadeu Patrício, escrita em Agosto de 1987, sendo apresentada pelo grupo de teatro GTAAB, onde mostra toda história da vinda de Jesus, começando pelos seus avôs maternos, Joaquim (Antonio Santos) e, Ana (Patrícia Dutra) pais de Maria (Angélica Zennith), onde tudo se principia num templo com Joaquim apresentando uma oferta na celebração do Dia da Expiação, dia dedicado a penitência no templo, e é contestado por Ruben (Honório Patrício Neto), que é um dos sacerdotes. E dando continuidade a prece feita por Joaquim, de sua esposa poder gerar uma criança, onde este ao voltar a sua casa recebe a grata notícia de que Ana se encontra gravida de acordo com as palavras proferidas pelo Anjo Miguel (Diego Cabral).   

Nisto no palácio de Herodes (Honório Patrício Neto) encontra-se o mesmo conversando com o Senador Próculo sobre a vinda do Messias, o qual Herodes prenuncia a morte deste. Mas completando para Ana o nono mês, ela deu a luz a uma linda criança. E de acordo com o costume judaico fizeram a purificação do parto, tendo-se assim, o nascimento de Maria. Portanto, Zacarias (Robson Batista) e outros sacerdotes entram em cena, acompanhados de parentes e vizinhos, confirmando o nascimento da criança e a abençoando-a, proclamando aos filhos de Rúben que Ana, a estéril, se encontrava amamentando.

Preocupados com Maria que já se encontrava com doze anos, e que logo poderia vir ser mulher; os sacerdotes que se encontravam presente, na assembléia judaica ajudam Zacarias a colocar um manto com doze pérolas, que representavam as doze tribos de Israel. Todavia, o anjo Miguel, ordena que Zacarias convoque todos os viúvos dentre o povo, devendo cada um trazer seu cajado. E assim aquele quem o Senhor, mostrar-lhe um sinal, deste Maria será sua esposa. Portanto os representantes das doze tribos de Israel vão, em grupo ao templo para entregar os seus cajados. E assim, foi José (Fábio Felix) o escolhido para desposar Maria.

Nisto Zacarias proclama a José o fato. José fica aterrorizado com tudo que ouve. Nisto é feito a apresentação da jovem noiva ao pretendente. Na casa dos pais de Maria , eles recebem a benção dos pais dela. Naquele tempo em Israel o noivado era quase um casamento, contudo os noivos não podiam morar juntos, assim cada um fica morando com sua família, até que tudo se encontre nos conformes.



José parte então, por um período de um ano, enquanto faz a construção de sua casa, tendo assim a promessa que lhe aguardará na casa dos seus pais. Zacarias recebe um turibulo, e como devoto do Senhor Deus, dirige-se a sala do altar santo. E neste interim o anjo Gabriel, aparece ao lado dele, dizendo para que o mesmo não tivesse medo, pois Deus ouvira a oração, e a sua mulher ficaria gravida dando luz a um filho o qual terá o nome de João.

E que este seria um grande homem diante Deus. Que o menino nascerá repleto do Espirito Santo, e sendo assim este seria o mensageiro de Deus, e que seria forte e poderoso como um profeta. E por Zacarias não ter dado credito nas palavras do anjo, ficou mudo e não pode falar, até o nascimento do seu filho. Mas com a expansão do império romano por toda Palestina, os judeus tinham que suportar a ocupação romana e pagar tributos a César. Os judeus viviam humilhados, mas esperançosos, aguardando a vinda do messias.

Contanto que naquela época, na Galiléia, havia uma cidade chamada Nazaré, situada ao norte das terras do Oriente Médio. Em casa Maria, após sua oração apanha um cântaro de barro, e sai para buscar água, em um poço que fica fora de sua casa, mas é interrompida pela voz de um anjo. Maria, então, olha para os lados querendo entender de onde vem a voz, tremula retorna para dentro da sua casa. Nisto o anjo dá a notícia que ela ficará gravida, e dará a luz a um menino que será o filho de Deus. E que o Esperito Santo viria sobre ela, e que o poder de Deus, lhe cobriria com sua sombra. E que o menino que nasceria, seria chamado de filho do Altissimo. Que seria doravante chamado de Jesus, e viria com a missão de salvar o seu povo de seus pecados.

Maria conta para sua mãe sobre a conversa que tivera com o anjo e esta procura seu esposo para comunicar que a filha deles iria para a casa de Isabel (Regina Dutra). Ao chegar à casa de Isabel, ela encontra Zacarias que mesmo mudo, em gestos, responde que sua esposa se encontra a sua espera. Logo, José vai a casa Joaquim e Ana, e sabe notícias de Maria. Maria retorna a Nazaré, e já na casa de Joaquim, seu pai, ele pergunta o que significa aquilo, devido à proporção de sua barriga. E se a criança era de José. Maria acena com sua cabeça negativamente. Enquanto que seu pai explica o que poderia vir acontecer com ela, caso José a repudiasse. E ela apenas diz que certamente explicaria todo acontecido.


Nisto, chega José, e ela pede aos seus pais que os deixem a sós. Assim, acontece dentre eles uma dramatica cena. Ele sai dizendo que precisa pensar. E se refugia, ficando indeciso e muito confuso, com tudo que passava. O anjo Gabriel, então aparece para o mesmo, dizendo para que ele não tema receber Maria, como esposa, que ela daria a luz a um filho, e ele o colocaria o nome de Jesus, porque ele salvaria seu povo de seus pecados.

E sendo assim ordena que José vá procurar Maria. Já na casa dos pais de Maria, ele diz que voltou e que não rejeitaria a esposa. Enquanto isto César Augusto, ordena que se faça o censo em todo seu império. O povo naqueles dias se reunem e diz ser um abuso, e uma falta de respeito para com eles. Então, José diz que eles irião partir para Belém na Judéia, e que tanto ele, quanto Maria era ambos da casa de Davi. Ao chegarem numa hospedaria, José pede pouso por uma noite, e explica a situação, nisto o dono da hospedaria explica que já não tem acomodação para mais ninguém. E que o único lugar que restara era uma gruta que servia de abrigo aos animais. José aceita, essa condição. 

A partir de certo momento, ela começa a sentir dores, e assim é chegada a hora do nascimento. Três pastores caminham e percebem que tudo se encontra bastante quieto, o anjo aparece para eles, anunciando o nascimento do salvador prometido. Quanto isto no palácio de Herodes, o capitão diz que se encontram três viajantes estranhos que vieram da Judéia, que são três reis do Oriente, e que desejavam falar-lhes. Voltando a gruta, deparamos com a cena da parteira com a criança nos braços passando para a mãe da mesma. Enquanto perguntam a José como se chamará a criança, e ele responde que se chamaria a partir daquele instante de Jesus.




E sendo avisados por Deus em sonho os três Reis Magos, não retornam a Herodes. E na gruta José, acorda Maria e diz que precisam partir. Pois um anjo lhe contou em sonho que tomasse o menino e sua mão e fugisse para o Egito, pois Herodes procurava crianças para matá-los. E assim se dar a profecia de Ramá, Isaias ordena que todos fujam para as montanhas, e corram para os vales. O profeta se prenuncia, mas antes de fugirem para o Egito, José e Maria passam pelo templo para apresentar o menino.

E ao se aproximerem do templo eles encontram Semeão (Alexandre Oliveira) que pede ao casal para ver a criança, dando glória ao pegar a criança nos braços, e contemplá-lo, este diz que a promessa fora cumprida e que poderá partir feliz por ter visto com seus próprios olhos a salvação, e se dirigindo a Maria, Semeão diz que o menino causaria contradições, enquanto que a sua mãe uma espada transpaçaria a sua alma a fim de se revelarem os segredos de muitos corações.

E assim, passando alguns anos, Herodes morre, e com a morte do mesmo, José e Maria retornam do Egito, para a sua terra natal. Passando-se alguns anos, Jesus cresce em estatura e sabedoria, e todos os anos José e Maria iam a Jerusalém, conforme o costume judaico.
E para concluirmos, Jesus sai com seus pais, e vai para Nazaré. Jesus viveu feliz em Nazaré, trabalhando e obedecendo aos ensinamentos de Deus, até o dia que completou a idade de 30 anos.



 
 
Por: Alexandre de Oliveira