Macbeth

Sempre falo de relacionamentos e estresses do dia-a-dia por aqui. Mas hoje resolvi fazer algo diferente: falar de teatro! Talvez seja por conta da inspiração que ouvir Pearl Jam está me dando ou por conta mesmo da peça que assisti ontem com 2 amigas e meu irmão: Macbeth.

Sou suspeita para falar de Shakespeare porque amo suas peças mas infelizmente só li Hamlet. Mas no teatro já assisti: "Sonhos de uma noite de verão", "Ricardo III" e "Hamlet" é claro! Fora que assisti "Romeu e Julieta" na versão cinematográfica com Leonardo DiCaprio e Claire Danes.

Mas ontem a peça me surpreendeu. Eu e uma amiga estávamos doidas para assistir mas estávamos sempre adiando por estar em cartaz num lugar não conhecido até então, o Espaço Tom Jobim no Jardim Botânico. Até que um dia vejo num busdoor que a peça é patrocinada pela Eletrobrás (sem acento só dia 22) empresa pela qual trabalhamos. E é claro que fomos correr atrás de ingressos.

Esses foram fáceis de obter e até comentaram lá com a gente que a peça era ruim.

Como assim uma peça de Shakespeare com Daniel Dantas e Renata Sorrah como protagonistas ruim? Claro que fomos pagar pra ver. Aliás nem pagamos porque foi 0800!rs

Com uma certa dificuldade, chegamos ao lugar da peça. É escondido pois é dentro do Jardim Botânico. Aliás o número que eles informam no endereço é o 1080 da Rua Jardim Botânico quando na verdade a entrada encontra-se no número 1024 da mesma rua. Muito escondido, deserto e caminho mal iluminado por sinal. Mas chegando lá a surpresa: o espaço é muito bonito, novo e com o ar condicionado mais que perfeito.

O formato do palco é tipo arena: o palco fica no meio e há lugares para sentar dos dois lados do palco.

A peça muito bem encenada e tudo acontecia nessas 4 mesas: bruxarias, jantares, mortes, lutas e até montaria. Uma forma muito diferente de apresentar!

Fora o texto que é maravilhoso! Claro que eu e as meninas não resistimos e anotamos nos versos dos ingressos algumas frases. São elas:

"O que começou ruim, com sua própria maldade, piora."

"Tem palavras que deveriam ser gritadas no deserto onde não alcançariam ouvido algum."

"A noite só é longa quando não encontra o dia."

"O que está feito não pode ser desfeito."

"Já vivi bastante: a curva da minha vida começa a cair."

"São os medos que nos fazem tratores"

"Ser quem eu sou não é nada... É preciso ser quem eu sou com segurança"

"Eu tenho uma estranha insanidade que não é nada para aqueles que me conhecem"

"O passado que não tem remédio é melhor esquecê-lo"

E para fechar o momento inusitado da peça:

Um capanga diz a Macbeth que sua ordem foi cumprida e o homem que ele pediu que matassem foi executado. Mas havia um porém: o filho havia fugido. Eis que Macbeth diz:

-"Meu coração dispara"

Na mesma hora pensei: se esse fato tivesse ocorrido nos anos 2010 a frase seria outra!

"Ish...fudeu!"

Espero que tenham gostado do post e que todos nós possamos ir mais ao teatro!!

P.S. Relendo agora (10/04/2010) os posts do meu fotolog eu achei meu post em que eu comento da peça Ricardo III que assisti em 2004.

Para quem quiser conferir eis o link:

http://www.fotolog.com.br/priscilla/7355357

Postado por Priscilla no http://engracadosenaofossetragico.blogspot.com/2010/03/macbeth.html às 21:49 de 13/03/2010.

Priscilla Mansur
Enviado por Priscilla Mansur em 03/06/2010
Reeditado em 08/06/2010
Código do texto: T2298093
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.