Uma visita a Renato Russo e Marcelo Bonfá

Longe do Meu Lado

Nunca mais eu quero estar apaixonado.

Dor e paixão passaram, já, em minha vida;

tanta emoção deixou meu mundo arruinado.

Evito, então, a essa mágoa dar guarida:

quero carinho, apenas, na justa medida,

pra me esquivar do mesmo estrago equivocado.

Nunca mais eu quero estar apaixonado;

dor e paixão passaram, já, em minha vida...

Se agora trago o coração cicatrizado,

pra que eu vou amar e abrir outra ferida?

Eu sei, também, que não existe amor errado,

e amor é bom, mas sempre há a despedida...

Nunca mais eu quero estar apaixonado!

Caros leitores:

O Rondel é um estilo de poema que, por sua limitação a duas rimas e repetição de certos versos (o primeiro da primeira quadra igual ao último da quintilha, e os dois primeiros da primeira quadra como terceiro e quarto da segunda), é ideal para reforçar uma tese.

A música ‘Longe do meu lado’, de Renato Russo e Marcelo Bonfá, é repetitiva: a letra, densa, triste, encaixada com dificuldade e magistralmente na melodia lenta, expõe de forma recorrente a intenção de viver calmamente, sem paixão, porque “a paixão já passou em minha vida, foi até bom, mas ao final deu tudo errado” e “a paixão quer sangue e corações arruinados”.

A personagem parte de uma situação de extremo desconforto emocional para subjetivar a paixão, um ser perigoso, potente, capaz de destruir a paz e promover a solidão – em conveniente esquecimento de que essa e aquela são construídas por gente. Aliás, a personagem exprime/sugere o desejo de dar/receber respeito, carinho e atenção (paixão, não!), minimizando, entre os amantes, a necessidade da completude para criar laços poderosos de entendimento e permanência. Porém, nas entrelinhas – e isso é percepção particular – dá para inferir o contrário, como houvesse o desejo, sim, da estesia do amor, mas despreparo para a infalível dor que a acompanha. A meu ver, há uma diferença exposta nas expressões ‘não estou apaixonado’ e ‘não quero estar apaixonado’ que reforça tal impressão e contradição.

De fato, não haveria Renato Russo sem contraditória arte: na música em tela, a composição melódica dos instrumentos é diversa da vocal, sugerindo a diferença entre dois aspectos presentes na vida deste artista, à época: o gênio tinha muito ainda o que dizer e criar e cantar, mas o tempo passava cada vez mais rápido. A união extasiante entre os dois polos só nos diz da capacidade de fazer o melhor possível dadas as circunstâncias – e para todo mundo, a vida é sempre breve, o amor é sempre pouco, a alegria bem poderia ser um tantinho mais...

Foi um desafio criar um rondel (mais que) inspirado nessa música: adaptar e criar expressões e, logicamente, preservar a ideia original – quanta ousadia! – mas dois motivos me moveram. O primeiro, paixão pura pela música (perfeita, irretocável – e quem não tenta se aproximar, de algum jeito, da arte que admira?); o segundo, para mostrar à Alice Gomes que não é difícil fazer esse tipo de poesia – junte uma intenção, atenda à métrica (versos de rondéis, de acordo com certo dicionário, devem ter apenas oito sílabas, mas aqui há outra ousadia: versos dodecassílabos com a tônica em quarta e oitava) e use rimas simples – presentes na própria música, nem por isso menos linda. Quem sabe ela faz um rondel agora, porque talento lhe sobra!

A música ‘Longe do meu lado’, (letra integral a seguir) é a quarta faixa do CD ‘A Tempestade ou O Livro dos Dias’, sétimo disco da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em setembro de 1996 e último disco com o líder da banda, Renato Russo, ainda vivo.

'Longe do Meu Lado'

(Renato Russo e Marcelo Bonfá)

Se a paixão fosse realmente um bálsamo

O mundo não pareceria tão equivocado

Te dou carinho, respeito e um afago

Mas entenda, eu não estou apaixonado

A paixão já passou em minha vida

Foi até bom, mas ao final deu tudo errado

E agora carrego em mim

Uma dor triste, um coração cicatrizado

E olha que tentei o meu caminho

Mas tudo agora é coisa do passado

Quero respeito e sempre ter alguém

Que me entenda e sempre fique a meu lado

Mas não, não quero estar apaixonado

A paixão quer sangue e corações arruinados

E saudade é só mágoa por ter sido feito tanto estrago

E essa escravidão e essa dor não quero mais

Quando acreditei que tudo era um fato consumado

Veio a foice e jogou-te longe

Longe do meu lado

Não estou mais pronto para lágrimas

Podemos ficar juntos e vivermos o futuro, não o passado

Veja o nosso mundo

Eu também sei que dizem

Que não existe amor errado

Mas entenda, não quero estar apaixonado

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 20/12/2011
Reeditado em 09/01/2012
Código do texto: T3398409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.