Alfabetização e Letramento
Na idade em que eu estudava, na escolinha pequena,
Observava no quadro a professora ensinando o b, a, ba.
Ela dizia as letras, para as silabas, depois formar.
Escrevia com letras grande e falava com voz serena.
Ensinava-nos as vogais, depois as consoantes.
Em seguida falava as sílabas, bem alto.
A gente repetia, sem cair do salto;
A professora mostrava alegria, denunciada em seus semblantes.
Aprendi a ler, revista, jornais e livros,
Textos de crônica, soneto e poesia;
Com a leitura eu viajo, e não levo uma vida vazia.
Segui a profissão de professora que hoje me é um abrigo.
Agora que já cresci, preciso um segredo contar.
Quero definir alfabetização e letramento;
Com belas palavras do meu pensamento
Isso em forma de poesia, para todos observar.
Historicamente, alfabetização era ensino-aprendizagem.
De lá pra cá, muita coisa já mudou,
O povo melhor se orientou.
E esse conceito virou bobagem.
Alfabetização se restringia a dois conceito:
Capacidade de codificar e de decodificar.
Os estudos da psicogêneses da aquisição da língua veio isso transformar,
mostrando que é mais que isso e que a coisa não é desse jeito.
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky fizeram a comunicação,
Desse novo paradigma importante,
Embora outros lhos afronte,
Dizendo outras coisas da alfabetização.
Letramento é outra História boa,
Que só em 1980 foi contada
É a ação de ler e escrever e usá-las em outras coisas praticadas
Como interpretar a escrita, atuando em práticas sócias, e deixar de ser à-toa.
Alguns não preferem assim, mudam logo a aparência:
Usam o termo alfabetização, restringindo-o a ler e escrever.
E o termo letramento serve de outro saber;
Tanto para ler e escrever e pra dominar bem essas competências.