24º TANKA

Penetrante luz

Natural do Criador

Clarifica a alma

Limpa e dignifica o espírito

Bendito seja o Johrei

Jeronimo Madureira

03/02/2014.

(Johrei, ato sagrado da Igreja Messiânica Mundial, é a transmissão da energia espiritual, a Luz Divina, para a purificação do corpo espiritual do homem e o despertar da sua natureza divina.)

*Literalmente tanka significa "poema curto" (tan - curto, breve; e ka - poema ou música) e é formado por 31 sílabas (versos de 5 - 7 - 5 - 7 - 7 sílabas respectivamente). Sua origem está no waka, termo genérico para designar a poesia aristocrática (também de 31 sílabas).

A mais antiga coletânea dessa modalidade de poesia do Japão foi compilada no século 8 (743-759). Trata-se da "Man'Yoo Shuu", coletânea composta de 20 volumes, 4.516 poemas, escritos por mais de 400 praticantes, do imperador ao simples camponês. A família imperial realiza ainda hoje, no início do ano, uma reunião cerimoniosa em que o imperador, a imperatriz, os príncipes e as princesas apresentam seus tankas. Chama-se "Shin-nen-uta gyotai" ou "uta gyokai - hajime". O povo participa enviando seus tankas feitos a partir do tema previamente anunciado pelo imperador.

Para ilustrar a importância do tanka na história do Japão, lembremos que o Hino Nacional, o "Kimigayo", é um poema tanka: "Kimiga yo wa (5)/ chiyoni tachiyoni (7)/ sazareishino (5)/ iwa o to narite (7)/ koke no musumade (7)".

A versão do Consulado Geral do Japão (*) é a seguinte: "Que sejam vossos dez mil anos de reinado feliz / governai, meu senhor, até que os que agora são seixos / transformem-se, unidos, pelas idades, em rochedos poderosos / cujos lanços veneráveis o musgo cobre".

(Fonte: Guia da Cultura Japonesa)