Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

BULA POETRIX

Não vou apresentar aqui a BULA POETRIX completa mas, deixarei no final do texto, um link para o texto completo publicado pelo MIP - Movimento Internacional Poetrix.

Meu objetivo em divulgar este texto aqui é divulgar o POETRIX, estilo literário pelo qual me apaixonei e me interessei. Ao mesmo tempo também, colaborar com o MIP, no sentido de evitar que pessoas, desavisadamente, classifiquem como Poetrix, tercetos que não podem assim ser chamados.

Tenho pesquisado muito a respeito e estou participando de alguns grupos de Poetrix mantidos por pessoas ligadas  ao MIP, como o Papo de Poetas, onde acontecem as Cirandas de Poetrix, e o Berlinda Poetrix, onde ocorrem berlindas e oficinas de Poetrix. Além do grupo "Poetrix 2020". Este último criado para dialogar com os participantes da 6ª Antologia Poetrix 2020, a ser lançada este ano ou no próximo, em comemoração aos 20 anos da criação do estilo, pelo poeta baiano Goulart Gomes. Vamos agora ver o que diz a Bula. Este a seguir, é um documento escrito por Goulart Gomes.



BULA POETRIX
Por Goulart Gomes

O hai-kai é uma pérola; o poetrix é uma pílula.
Goulart Gomes



"Com o objetivo de melhor definir o POETRIX, estabelecendo critérios quanto à sua forma e conteúdo que possam orientar mais precisamente os seus autores - os poetrixtas – a Coordenação Geral do Movimento Internacional Poetrix (MIP) divulga esta BULA POETRIX, conjunto de orientações para o aperfeiçoamento e uniformização deste gênero literário.


"1 POETRIX – Informações Técnicas

CONCEITO

Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título.

2 CARACTERÍSTICAS DO POETRIX

2.1 O poetrix é minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa mensagem em um menor número possível de palavras e sílabas.
2.2 O título é indispensável. Ele complementa e dá significado ao texto. Por não entrar na contagem de sílabas, permite diversas possibilidades ao autor.
2.3 Não existe rigor quanto à métrica ou rimas, mas o ritmo e a exploração da sonoridade das sílabas é desejável.
2.4 Metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, devem ser elementos constitutivos do poetrix.
2.5 É essencial que haja uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares ou lacunas textuais.
2.6 Os tempos verbais – pretérito, presente e futuro - podem ser utilizados indistintamente.
2.7 O autor, as personagens e o fato observado podem interagir criando, inclusive, condições supra-reais, cômicas ou ilógicas (nonsense).
2.8 O poetrix deve promover a multiplicidade de sentidos e/ou emoções, não se atendo necessariamente a um único significado.

(...)

4 INDICAÇÕES:

4.1 EXPLORAR O PODER DO TÍTULO,. para o qual não há limite de sílabas. Uma das grandes vantagens do poetrix é a existência do título, que habitualmente não existe no hai-kai .

4.2 MINIMALIZAR. Eliminar todas as palavras que estão sobrando. Escrever um poetrix é lapidar um diamante. Raramente um texto está pronto em sua primeira versão. É necessário, sempre, aprimorá-lo.

4.3 PESQUISAR. Uma idéia original pode ser enriquecida com informações complementares, ampliando-a em conteúdo e significado.

4.4 UTILIZAR FIGURAS DE LINGUAGEM. Em todas as formas poéticas, o uso de figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.

4.5 PERMITIR QUE O NÃO-DITO FALE. Evite menosprezar a inteligência e a perspicácia do leitor. O poetrix deve instigá-lo a buscar significados nas entrelinhas, a descobrir outros contextos e sentidos."

(...)

Goulart Gomes
Coordenador Geral do Movimento Internacional Poetrix"


Leia o texto completo no site do MIP - BULA POETRIX
Outros contatos: movimentopoetrix@hotmail.com
Movimento Poetrix

NOTAS (minhas)
1- Pelo conceito de Poetrix, qualquer terceto que não tenha título, não pode ser chamado de Poetrix.
2 - Qualquer terceto que tenha mais de 30 sílabas poéticas, também não pode ser chamado de Poetrix.
Alberto Valença Lima e Goulart Gomes
Enviado por Alberto Valença Lima em 26/08/2018
Reeditado em 27/08/2018
Código do texto: T6430577
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Alberto Valença Lima
Recife - Pernambuco - Brasil, 68 anos
1201 textos (148581 leituras)
7 áudios (756 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/07/19 16:20)
Alberto Valença Lima

Site do Escritor