CONTRASTES / UMA LEITURA INTERPRETATIVA



PLANO DA SINTAXE

Vocabulário:

heróico: [ do gr. heroikós, pelo lat. heriocu.] Adj. 1. Próprio de herói. 2. Diz-se de estilo ou gênero literário em que se celebram as façanhas de heróis. - V. verso_ e verso _ quebrado.

sáfico: (saphico) adj. Relativo a Safo, poetisa grega (VII-VI séc. a.C.); (V. Verso)); relativo a safismo; diz-se da estrofe de três versos dactílicos e um adõnio
(em português, três decassílabos e um pentassílabo).

contraste:[Dev. de contrastar.] S. m. 1. Oposição entre coisas ou pessoas das quais uma faz que a outra sobressaia; 2. Verificação do toque do ouro ou da prata; 3. Aquele que avalia esse toque e o preço das jóias; 4. Esbarrão, encontro, embate; 5. Diferenças de tons ou de luz numa pintura ou em fotografias; 6. Med. Substância radiopaca empregada em radiologia.

radiopaca:[De radi(o)- + opaco.] Adj. Impermeável aos raios X.

coroa:(ô).[Do gr. koróne, pelo lat. corona.] S.f. 1. Ornato circular com que se cinge a cabeça como sinal de dignidade, vitória, poder, etc. (tanto pode ser uma grinalda de flores como uma jóia de ouro e pedras preciosas); ...7. Cume, cimo, alto;...10. a face superior de um diamante; ...13. Rel. Rosário com sete padre-nossos e sete dezenas de ave-marias;

rima²:[Do lat.rima.] S. f. Pequena abertura; fenda, greta.

rima³:[Do ár. rizma, "pacote".] S.f. 1. Ato ou efeito de arrimar(-se); 2. Montão, pilha, ruma.

arrimar: [De ar ¹ + rima³ (1).] V.t.d. 1. Pôr em rima¹ (2). 3. Pôr em ordem, arrumar. 3. Servir de arrimo a; amparar; 4. Apoiar, escorar. T.d.e i. 5. Encostar, apoiar, escorar. P. apoiar-se, encostar-se, escorar-se. 7. Agregar-se; aderir. 8. Socorrer-se, valer-se de. 9. Apoiar-se, estribar-se, fundamentar-se.


Contrastes I

mundo:[Do lat. mundu] S.m. 1. A Terra e os astros considerados como um todo organizado. 4. Qualquer extensão, qualquer espaço, na Terra, e/ou os seres que habitam tal espaço, universo. 5. Tudo que existe na Terra, universo. 6. Fig. A maioria dos homens, a humanidade, as pessoas. 7. Fig. A vida no século, na sociedade. 8. Fig.Classe social. 9. Fig. A totalidade das coisas que pertencem a um mesmo domínio, a uma mesma classe. 10. Fig. Ambiente preferido; universo. 11. Fig. Conjunto de coisas importantes e complexas. 12. Brás. V. quantidade (3). Adj. 13. Limpo, puro.
Mundo é antônimo de imundo!

estonteante > estontear: [De es- + tonto + -ear] V. t.d. e int. 1. Fazer perder o tino, o acordo; tornar tonto; aturdir; atordoar, perturbar, entontecer, atontar. 2. Tornar tonto ou atônito; perturbar, deslumbrar, maravilhar.

vibrante > vibrar:[ Do lat. vibrare] V. t.d. 1. Agitar, brandir. 2. Fazer tremular ou oscilar. 3. deslocar, mover. 4. Pulsar, dedilhar, tanger, ferir. 5. Fazer soar. 6. comunicar vibrações, trepidações, a; fazer trepidar. 7. Lançar, arremessar. 8. Comover abalar: T. d. e i. 9. Arremessar vibrando. 10. entrar em vibração; estremecer, abalar. 12. Produzir sons; soar; ecoar. 13. Ter som claro e distinto.

quente:[Do lat. calente, atr. das f. “caente” e “queente”] Adj 2 g. 1. De temperatura elevada. 2. Em que há calor. 3. Abrasador, ardente, cálido, queimante. 4. Que transmite calor, que aquece. 7. Que sugere calor, vida: vivo intenso, ardente. 8. Cordial, caloroso, entusiástico. 9. Sensual, voluptuoso, ardente, cálido. 10. Diz-se de documento, informação, etc., válidos, verdadeiros, que oferecem fé. 11. Eletrôn.. Gír. Diz-se de um componente em que circula uma corrente, ou que está num potencial diferente de zero.
13. Bras. V. embriagado(1) 14. Bras. Gír. V. incrementado (2 e 3). S.m. Lugar quente.
Prefiro ficar no quente. (Nesta acepç., é us., por via de regra, com o artigo) 16. P. ext. A cama. – Estar quente. 1. Em certos brinquedos infantis, aproximar-se do objeto ou pessoa escondida. 2. P. ext. Aproximar-se de uma verdade.

céu:[Do lat. caelu.] S.m. Espaço ilimitado e indefinido onde se movem os astros. 2. O espaço acima de nossas cabeças; limitado pelo horizonte; firmamento. 4. a parte superior de uma armação; dossel, sobrecéu. 6. qualquer lugar onde se possa ser feliz; paraíso. – A céu aberto. 3.Gír. Diz-se da operação que se faz com o campo operatório à vista.


Contrastes II

corrente: [Do lat. currente.] Adj. 2 g. 1. Que corre sem encontrar empecilho; fluente. 4. Vulgar, comum, usual. S.f. 9. Cadeia de metal; grilhão. 11. O decurso do tempo. 13. Grupo de indivíduos que representam idéias, tendências, opiniões, etc. defendidas por um desses grupos.

Contrastes V

arredio: Adj. 1. Que vive longe dos lugares que freqüentava ou das companhias que tinha. 2. Que se afasta do trato ou do convívio social. 3. Afastado, separado, apartado.
4. diz-se do gado tresmalhado, desgarrado.

Contrastes VII

semente: [Do lat. semente.] S. f. Morf. Veg. Estrutura dos fanerógamos que conduz o embrião. Provém do óvulo fecundado e está incluída no fruto. Quase sempre é envolvida por um tegumento, a testa; pode sê-lo ainda por um segundo tegumento, o tegume, ou ser nua, o que é raro. Por dentro dos tegumentos há só o embrião, ou este se acompanha de endosperma. [Não raro, a semente possui apêndices muito variados tais como pelos, asas, glândulas, arilo, etc. Quando germina, o embrião cresce e forma nova planta] 2.V. esperma. 3, Fig. Germe, causa, origem , sementeira, sêmen.

Contrastes XI

botão:[Do fr. Ant. boton, hoje bouton.] S.m. 1. ramos, folhas ou flores; broto. 2. A flor antes de desabrochar.3. Fig. Aquilo que ainda não se desenvolveu de todo.6. nas campainhas, pequena peça que se comprime para fazê-las soar. 7. Pequena bola de ferro incandescente para cauterizar. 12. Caligr. Espessamento ovalado da extremidade da haste de certas letras. 16. Bras. MT.designação comum a concreções de sílica com óxido de ferro que acusam a presença de diamante.

grão:[Do lat. granu.] S.m. Semente de cereais e de algumas outras plantas. 2. Por ext. Pequeno corpo arredondado. 5. Quantidade mínima de qualquer coisa. 6.Chulo. Testículo.[Pl.: grãos]

ovo:[Do lat. ovu.] S.m.1. cel.Célula resultante da fecundação de óvulo por espermatozóide.* Ovo cósmico. Astr. Expressão criada pelo astrônomo belga Georges Lemaître(1894-1967) para designar o conjunto de matéria altamente compacto que teria dado origem ao Universo; átomo primordial. Bras. NE. Chulo. 1. Extraordinário, admirável; do outro mundo.2. Dos diabos, de todos os diabos. Fazer ovo. Fazer mistério em torno de algum fato, escondê-lo. No ovo. Bras. Fig. Em embrião; no germe, no princípio, na origem no começo, no início. Ser um ovo. Ser muito pequeno, ou muito estreito, ou pouco cômodo.




O tema deste conjunto, deste “rosário”, desta “coroa” é o mundo, melhor dizendo, são os mundos. Os mundos que se contrastam, que se opõem; mundos em que o Poeta experimenta e avalia o valor de cada um. Contrastar pode ser o “toque” dado no ouro ou na prata para verificação de sua pureza e autenticidade. Contraste também é o nome da “substância radiopaca, impermeável aos raios X”, empregada na radiologia. É o mundo em que o Poeta tem sua vida material, que ele tenta radiografar; é o mundo onde ele existe e vivencia um mundo interior que não pode ser radiografado. Um mundo interior e um mundo exterior; um mundo material, físico e um mundo anímico, mental, emocional.

Esses sonetos, embora rimados e metrificados, não seguem as normas usuais das rimas dos sonetos. Há versos sem rimas, mas há rimas encadeadas (com o início do verso seguinte) e há rimas internas. Há uma relativa liberdade na composição, embora não se trate exatamente de versos livres. A essa liberdade, opõe-se o fato de que os sonetos são todos construídos apenas com o uso de substantivos, preposições, adjetivos, artigos, advérbios, conjunções, pronomes e interjeições. Apenas sintagmas nominais; não há verbos, não há sintagmas verbais. Essa injunção, imposta à construção, é uma limitação.

Unem-se, então, os dois primeiros elementos importantes observáveis em “Contrastes” : uma composição refinada e de difícil elaboração, um verdadeiro “ato heróico”, contrastando com uma forma que indica ausência de ação (sem verbos), uma paralisação, uma cristalização da posição do herói (ou de quem realiza o ato heróico), numa prisão formal, apenas atenuada pela liberdade das rimas, sendo que essa liberdade pode ser para fora:- finais de versos sem rima, ou para dentro:- rimas internas. Que liberdade? Rima pode ser uma “pequena abertura”, pode referir-se ao “ato ou efeito de arrimar-se” e arrimar-se pode ser “apoiar-se, socorrer-se, valer-se”. Temos, portanto uma referência a mundos contrastantes: um, o heróico (guerreiro) onde o masculino está paralisado, sem ação, numa prisão formal; outro, o sáfico (sensual), o feminino poético, onde, através de uma pequena abertura, a paralisação exterior é contrabalançada e ele pode encontrar arrimo. Poder-se-ia dizer que na falta de arrimo no mundo exterior ele pode contar com um arrimo interno, interior, não expresso, ou que não faz parte do exterior. São dois contrastes: o primeiro, do Poeta com o exterior; o segundo, existindo na vida interior.
Ali estão: “o amor, um mundo inteiro de emoções,” e “o mundo a minha volta, mau, cruel.”.

Esse “Mundo” que é o tema de “Contrastes” segue a desdobrar-se pelos sonetos em mundos interiores e exteriores, considerando o microscópico e o macroscópico; o microcosmo e o macrocosmo; o humano e o estelar; as forças reprodutoras humanas e as forças reprodutoras cósmicas; e também o amor e o ódio, a guerra e a paz; a ação do Criador e a ação do homem, todos eles fatos e forças em oposição, contrastes. Em meio ao encontro dessas forças, às vezes descrito por simples comparação em função de sua natureza dimensional, às vezes como sendo um simples esbarrar, cruzar, ou como sendo um embate de forças (que o homem não compreende e sobre o qual interfere de forma positiva ou negativa) está o Eu do Poeta que também contrasta o mundo interior, fechado, estático e amoroso: “Profundo sentimento dos amantes, / vibrantes em seu leito de paixão, / em tão suave gesto de pureza, / beleza de prazer inebriante”, com o mundo exterior, onde o movimento traduz maldade e guerra: “As guerras frias, torpes, tristes guerras, / as terras desoladas, sem um grão / o chão sem vida, a vida sem paz, / e mais desolação por essas terras.”


(Análise da Coroa de Sonetos de Paulo Camelo: Contrastes/ continuação)