CIRANDAS, O QUE SÃO E PORQUE...

Considerações sobre cirandas poéticas

Jorge Linhaça

Devido ao constante fluxo de cirandas, dos mais variados motes e origens, que circulam pelos grupos e até mesmo fora deles, creio que seja interessante levantar alguns aspectos genéricos sobre a importância das mesmas e a forma correta de se participar.

Para tanto vou separar em tópicos este documento, que espero possa ser útil a várias pessoas.

O que são "Cirandas Poéticas"?

Assim como, nas brincadeiras de roda, a ciranda poética é um dar as mãos em torno de um mesmo objetivo.

Cirandas poéticas, como as costumamos denominar, são criações coletivas, espontâneas ou não ( algumas cirandas são criadas para serem cirandas, outras apenas acontecem com a entrada de vários poetas) versando sobre um mesmo assunto. Melhor explicando; as cirandas tem como característica a união de vários poetas versando sobre um mesmo mote ( amor, paz, saudade, rosas, datas festivas, etc).

As cirandas podem ser, algumas vezes, instrumentos de modificação ou conscientização social ( paz, honestidade, preconceito, ecologia, etc) ou podem ser também lúdicas, versando sobre temas engraçados ou instigantes. Creio que o melhor exemplo disso seriam as cirandas sobre festas juninas.

O Aspecto didático das cirandas poéticas.

As cirandas tem um papel didático importante, que muitas vezes passa despercebido aos menos desavisados, como o tema proposto deve ser seguido, constitui-se num desafio para aqueles que pretendam participar das mesmas, muitas vezes fazendo com que os poetas venham a versar sobre temas que não fazem parte de sua criação cotidiana.

Além disso, são um importante exercício para os poetas iniciantes, que se sentem mais à vontade para fazer seus primeiros versos públicos em um trabalho coletivo.

Essa mescla de poetas experientes e novatos, é que empresta às cirandas a popularidade que vem alcançando cada vez entre os autores.

Na contramão desta observação, existem os que preferem não participar de cirandas, acreditando que não receberão a visibilidade esperada em meio a tantos textos editados.

Quanto à quantidade de textos que definem uma ciranda como tal.

Embora não exista uma definição específica nesse sentido, costumo considerar como ciranda, uma obra coletiva que reúna, ao menos, dez participantes.

A quantidade de textos não define, por si mesma, o sucesso ou fracasso da ciranda.

Existem temas mais e menos atraentes. Temas que implicam maior ou menor dificuldade por parte dos integrantes dessa criação poética, portanto a variação de número de integrantes tem vários motivos para acontecer.

Como participar das cirandas?

Para se participar das cirandas é importante que, antes de tudo, se preste atenção à chamada da mesma, onde , via de regra, são estabelecidas as normas de participação.

Nesse cabeçalho, normalmente, vem o endereço para onde se enviar os textos, o que deve ser respeitado, já que via grupo muitos textos acabam por se extraviar.

É importante que a pessoa que pretenda participar de determinada ciranda, coloque no campo "assunto" de seu e-mail a destinação de seu texto, ou apenas...para a ciranda "tal".

Outra coisa sumamente importante e muitas vezes esquecida, é a forma dos poemas da ciranda.

Quando se lança uma ciranda de poetrix, por exemplo, espera-se que seja respeitado o formato poetrix ( 3 versos de no máximo dez sílabas poéticas cada) , para as trovas, 4 versos de sete sílabas poéticas e com as rimas alternadas (abab) e assim sucessivamente.

Quando não existe nenhuma definição nesse sentido, a ciranda aceita qualquer tipo de texto, desde que esteja dentro do mote proposto.

Existem diferentes tipos de cirandas?

Sim, além dos já citados motes e formas poéticas, podemos considerar que existem as cirandas "fechadas" e "abertas". As cirandas fechadas são aquelas que circulam apenas dentro de determinado grupo, tem o papel específico de propiciar a integração dos integrantes do mesmo. Já as cirandas abertas, circulam livremente pelo ciber-espaço agregando pessoas de vários grupos ou mesmo quem não participe destes.

Quanto à Hospedagem das cirandas.

Hoje existem muitas maneiras de se hospedar as cirandas, deixando-as permanentemente publicadas na Internet. Além dos blogs ou sites pessoais dos seus idealizadores, existem hoje sites que cedem o seu espaço para a publicação das cirandas.

Existem também os sites coletivos de autores, como por exemplo o Recanto das Letras e a Usina das Palavras.

Além disso, tem-se tornado comum a edição de e-books contendo a ciranda.

Em alguns casos também existem as publicações das cirandas em livros de papel.

Afinal, qual é a importância de se participar de cirandas?

Além de tudo que já foi aqui exposto, a ciranda cumpre um papel importante na integração de poetas e escritores e na divulgação de seus textos, dados a conhecer em muitos lugares onde não chegariam com tanta facilidade.

Para um poeta iniciante, ter seus textos publicados e divulgados junto de autores já conhecidos, constitui um estímulo fundamental para a continuidade e aperfeiçoamento de sua maneira de poetar , inclusive colocando-o em contato com os mais variados estilos

e formas poéticas.

Para o poeta já "rodado" é também uma maneira de estimular a produção poética de outros.

O que são "Cirandeiros" e "Cirandantes"?

"Cirandeiros" são aquelas pessoas que propõem a criação da ciranda e os que as coordenam, recebendo os textos e colocando na ordem recebida dentro de uma mesma formatação.

" Cirandantes" são todos os que participam de alguma ciranda poética, enviando seus textos.

*****

Espero que estas considerações sejam úteis a tantos quantos se interessam pelo assunto.

abraços fraternos

Jorge Linhaça