Qual o plural de gol, Professor?!

Caro leitor, mais uma vez temos uma pergunta que poucos ousam indagar prevendo gerar uma complexidade na mente fértil de muitos estudantes, porém eu te perguntarei; de acordo com a nossa gramática, qual seria a solução dessa pergunta?

Imagine colega, o dia que nosso amigo Galvão Bueno, apresentador esportista da Globo, narrar um momento clímax do futebol da seguinte forma: Ronaldinho fez dois gois no jogo de ontem! Como seria a repercussão em todo o Brasil? Seria ele um herói ou mais um assassino da nossa gramática?

Embora nos causasse uma estranheza, o certo em primeira estância é usar o plural na forma GOIS, e em segunda a forma tão popular GOLS, pois substantivos com terminação em: AL,EL,IL,OL,UL, ao passarem para o plural, eliminamos a letra L e acrescentamos IS; assim sendo, o plural de algumas palavras como: varal, anel, anil, anzol e azul; teremos suas respectivas alterações: varais, anéis, anis, anzóis e azuis. Salvo algumas exceções

Para você não dizer que estou flutuando, gostaria de apresentar o que meu amigo Aurélio denota sobre o plural da palavra gol. segundo sua própria descrição:2."Ponto que se marca quando a bola transpõe o gol(1) do adversário.[Plural: gois (pouco usada)e gols(forma menos boa,porém mais usada)].

Agora no dia em que Galvão Bueno narrar desta forma; por favor não ligue, o importante é que se for gois do Ronaldinho, esses serão do Brasil. É melhor gois do Ronaldinho do que do Messi, não é?!