Vamos testar a capacidade de INTERPRETAÇÃO TEXTUAL?

(ESCLARECIMENTOS OPORTUNOS :

- o texto dado está no formato de POEMA

(lembram-se das características de um

texto "poema" ? É aquele que emprega

VERSOS, ESTROFES - com ou sem rima-,

NÃO USA A EXTENSÃO TOTAL DA PÁGI-

NA, etc., etc...)

- Aqui, não está em questão a QUALIDADE

DO TEXTO, mas que questionamentos in-

terpretativos ele permite sejam feitos.

- Você se lembra o que é REFERENTE em

um texto? É uma palavra ou um conjunto

de palavras que empregamos num texto

e a eles (palavra ou conj. de palavras)

retornamos mais adiante.

Ex.: Paulo é calmo. Ele é educado.

Neste trecho, "Paulo" é o referente, por-

que nos leva a entender que o "ele" cita-

do logo depois se refere a Paulo.

A localização lógica de um referente é

SEMPRE ANTES das palavras que a ele

se referem; porém, como poderemos

ver no texto a seguir, o referente pode

estar POSPOSTO à (s) palavra (s) à (s)

qual (is) ele se refere.

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Mas, vamos ao texto :

Lá vem Cheiro, cheiro, cheiro...

cheiro mais, porque isso póóóde (gente, não é isso que estão pensan-

do...).

Meu compadre, cheiro nela,

nos pelinhos do cangote...

Ninguém a Cheiro resiste;

cheiro faz arrepiar.

E se o cheiro vem com a Cheiro,

faz a minha delirar...

Lá vem cheiro, minha gente!

E com Cheiro de Amor.

E se a gata quer é Cheiro,

é você que vai se opor ?

(Poema fraquinho, né?)

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Agora, as QUESTÕES INTERPRETATIVAS :

1. Como o amigo leitor pôde observar, foi feito um "jogo de palavras"

com o termo "cheiro" /"Cheiro"/"Cheiro (e Amor)"/ "cheira".

A este respeito, as perguntas são :

a ) Quantas vezes "cheiro" é substantivo comum ?

b) Em que versos (1o., 2o., etc.) isso acontece ?

c) Quantas vezes "cheiro" é verbo ?

d) Em que versos (idem...) isso acontece?

e) Quantas vezes "cheiro" é locução adjetiva ?

f) Em que versos (idem, idem...) isso acontece?

g) Quantas vezes "cheiro" é substantivo próprio?

h) Em que versos (idem....) isso acontece?

2) Como deve ser classificada, morfologicamente (classe gramaticall)

a palavra "a" em "a Cheiro" ? Que palavra não foi usada nessa ex-

pressão, mas está subentendida?

3) Quanto à linguagem, como podemos classificar o texto ? (formal,

informal, popular?) Com que passagens do texto se pode confirmar

essa classificação?

4) No trecho "cheiro faz arrepiar", qual o sentido da palavra aspeada?

5) Quanto ao tipo de rimas (além de alternadas, paralelas...), há, tam-

bém, as rimas dos tipos "rica" (quando as palavras que formam rima

pertencem à classes gramaticais diferentes - verbo/ substantivo,

substantivo/adjetivo, etc) e a "pobre" (quando as palavras que

formam rima pertencem a classes gramaticais idênticas : substan-

tivo/ substantivo, adjetivo/adjetivo..etc).

Tomando-se por base tal conceito, que palavras (e em que versos)

formam rimas ricas e rimas pobres?

6) Qual o referente para o trecho "porque isso pooode" ? (2o. verbo

da 1a. estrofe)

7) No trecho "Ninguém a Cheiro resiste" (5o. verso ou 1o. verso da

2a. estrofe) qual das (ODIOSAS) figuras de linguagem foi empre-

gada? (Achamos que vai ser o jeito dar uma "pescadazinha"...)

a ( ) Hipérbole

b ( ) Anacoluto

c ( ) Anástrofe

d ( ) Anáfora ?

8.) Qual o referente POSTERIOR (aquele que vai aparecer mais adian-

te) para "nela"? (última palavra do 3o. verso da 1a. estrofe)

9. "Se o cheiro vem com a Cheiro"...qual o sentido de cada uma des-

sas duas palavras "cheiro" ?

10) No trecho "Lá vem cheiro, MINHA GENTE", qual a classificação

das palavras em maiúsculo ?

a) ( ) Só vocativo

b) ( ) Só aposto.

c) ( ) Vocativo e aposto ao mesmo tempo

d) ( ) Nem vocativo nem aposto.

11. Que justificativa você pode oferecer para a escolha da opção

feita na questão 10 ?

pedralis
Enviado por pedralis em 29/11/2008
Código do texto: T1309985
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