Síntese da Reforma Ortográfica

O mundo falante da língua portuguesa espalha-se pelos cinco continentes e constitui uma população de aproximadamente 230 milhões de pessoas. Deste contingente, nós brasileiros, somos mais de 70%. Nada mais justo do que um abrasileiramento do idioma nascido em Portugal.

O texto abaixo é parte de uma comunidade que montei. Mas fiquei sem internet e a ideia foi adiada. Espero que seja útil a alguém.

Dividi a reforma em seis casos principais. Ei-los.

Primeiro caso: o acento agudo será abolido em três casos:

1 - nos ditongos abertos ei e oi das paroxítonas.

Ex.: assembleia, ideia, heroico, jiboia etc.

2 - perdem o acento agudo as letras i e u tônicos quando formam hiato com o ditongo anterior.

Ex.: baiuca, feiura etc.

3 - perdem o acento agudo os verbos arguir e redarguir. O u tônico não será mais acentuado na raiz e, conseqüentemente, as formas verbais.

Ex.: arguo, aguis, argui; redarguo, redarguis redargui...

Segundo caso: o acento diferencial dos verbos parar e pelar são extintos; idem para os substantivos polo e pera. Nas palavras fôrma/forma, o acento é facultativo. Fora estes, nada muda. Ou seja, continuam com o acento diferencial o verbo pôr e verbo poder na terceira pessoa do singular no pretérito perfeito (ele pôde).

Terceiro caso: o acento circunflexo será extinto nos vocábulos terminados em oo: perdoo, magoo, enjoo, voo, abençoo etc. As formas verbais crer, dar, ler e ver (e suas derivações: descrer, redar, reler rever) perdem o acento circunflexo somente na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou na terceira pessoa do subjuntivo.

Quarto caso: o trema é extinto da língua portuguesa. Continua em palavras estrangeiras com Müller.

Quinto caso: o alfabeto recebe oficialmente o acréscimo do k, w e y, cujas funções limitam-se a grafias de palavras estrangeiras incorporadas ao português.

Ex.: kuwait, show e sexy.

Sexto caso: o hífen é extinto quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com vogal. Assim: autoescola, extraescolar, autoestrada etc.

O hífen também será extinto quando o primeiro elemento terminar em vogal e o segundo iniciar com as consoantes s ou r. Neste caso, duplicam-se as mesmas. Assim: antissocial e contrarregra.