Eu Tentei Fazer Mestrado, Mesmo Sem Ter Feito a Pós...

"EU TENTEI FAZER MESTRADO, MESMO SEM TER FEITO A PÓS..." (texto de pré projeto sob o tema:"Cultura Escolar....de Maria Aparecida de Oliveira Cutba

"EU TENTEI FAZER MESTRADO....MESMO SEM TER FEITO A PÓS..."

( anteprojeto, apresentado á Linha de Pesquisa: Currículo, Conhecimento E

Saberes nas Práticas Escolares: Maria Aparecida de Oliveira Para a Seleção

Ao Mestrado Em Educação

Curitiba

1999

inscrito em 1999 junto á Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação

sob o tema:"Cultura Escolar"-título:" Globalizar a Imaginação-Criar e

Reciclar Ideias, Valorizando e Documentando a Produção Infanto juvenil na

Escola de 1º Grau ( hoje Ensino Funda mental...)

-Problema Que Pretende Investigar:

"Como Globalizar a Imaginação Criar e Reciclar Ideias"

Entendemos que uma educação de qualidade, só pode ser assim

cognominada, quando aborda questões que vão muito além da transmissão

de conhecimentos técnicos e acadêmicos; quando leva o educador e o

educando a superarem a si próprios, fazendo de cada ponto de chegada um

novo ponto de partida. Uma prática educativa que concentra atenção apenas

em alguns pontos, não pode ser considerada de qualidade, mesmo que atinja

com competência os objetivos a que se propõe.

Duas correntes discutem desde a muito tempo, no Brasil e no exterior essa

questão da qualidade.

De acordo com a Visão Progressista de Educação, não interessa á educação,

ou seja á Organização Social e Política do país-a educação da população

carente.

A educação é tratada tomando sempre como referência as estruturas

políticas.

Existe uma :Concepção de Educação Libertadora, que valoriza a autonomia,

mas sempre vinculada á grandes projetos políticos sociais, por isto, enfatiza a

cidadania e o direito dos cidadãos intervirem na realidade...

A educação deve ser praticada de olho no produto:um ser político social,

habilitado para sa mais diferentes tarefas, isto é, um ser humano dotado de

desejos, de vontade, de percepção da realidade...A educação parte da

realidade do indivíduo ou seja: o educando deve ser preparado para resolver

seus problemas do dia -a -dia. Além disso, entendem as controvérsias, como

fatores importantes para a promoção do crescimento emocional e intelectual

do grupo. Por outro lado, o Programa de Qualidade Total, concebido no

Japão, e trazido pelas mãos de engenheiros, enfatizando em princípio os

mesmos pontos, mais atenção para esta novidade. O problema está na

maneira de gerir a escola, e não no sistema de ensino e suas vinculações com

as relações políticas. A escola lida com a formação de um ser humano, um ser

concreto, que vive num mundo concreto e determinado ideologicamente, o

qual lhe cabe transformar. Cabe a ela, á escola, oportunizar o

desenvolvimento, de um ser humano livre e autônomo, um cidadão. Este

anteprojeto, nada mais é, e nada menos é, do que a tentativa de dar

continuidade...a um trabalho...que já venho fazendo e faz parte da minha

pessoa, comprometida com a educação ...

O ano passado, ou seja de 98, fí-lo, sob forma de proposta experimental,

participando do Vale-Saber,do Estado . Duas turmas de 3ª séries

participaram, e o resultado, concatenou em dezesseis "livros" das equipes,

os quais estarão sendo digitados...para internalizar com carinho a

criatividade, o esforço, e a responsabilidade de nossos alunos. Realmente, não

se trata de uma tarefa fácil. Houve muito despreedimento das crianças, sob

a mediação "minha".

Um rico acervo de textos de anos anteriores, dos alunos, foi investigado e

resgatado, para efetuar a: Globalização das Ideias. Areciclagem das

produções resgatadas, se fez baseada na própria seleção do material de

qualidade, como também, houveram textos que foram "ampliados"...

"reescritos"...em outra linguagem, como por exemplo, ( a prosa, em versos...)

( o texto, em acrósticos...) desenho em redação...etc...Foram aproveitados

textos, atuais da época de outras séries do 1ºgrau...( por exemplo: mesmo na

terceira série, os alunos, que tinham o hábito de guardar seus cadernos de

textos ....puderam reaproveitá-los.) Tudo aquilo que foi importante na vida

escolar das crianças, como: "jornalzinho, um belo resumo, uma reprodução

bem feita, o relatório de um filme que assistiram, uma data comemorativa

que mais gostaram, um conteúdo do currículo, como os Rios de Curitiba, etc

etc...foi aproveitado para fazer parte do teor dos "livrinhos"...

Na continuidade, partindo-se da premissa que "educar" é..."preparar para a

vida...", esta Ideia, pretende ser trabalhada, por outras crianças, até mesmo

de outras escolas. E, para isto, é míster que haja uma investigação acirrada

direcionada: aos professores, pais, alunos e pessoas pertinentes á educação;

no sentido de "arrebanhar"... um maior número de pessoas que queiram

participar desta aventura gostosa e, responsável de documentar a evolução

criativa de nossas crianças, bem como também, divulgar este trabalho, para

expressar os caráteres de nossas escolas.

Não há dúvida, que para internalizar esta ideia, de maneira a ser, ou fazer

parte da vida do escolar, ( que é o que mais almejo), por valorizar cada vez

mais, alunos que são dedicados, e conquistar aqueles, que não queriam nada

com nada, é preciso que eu vá á guisa, de apoio, sugestões e até críticas, de

preferência, construtivas para efetivação concreta deste ideal. E, ao pensar

desta forma, pude refletir, que seria uma oportunudade real, me "inscrever"

para participar do:"Mestrado em Educação", onde pessoas detentoras de um

cabedal de conhecimento fantástico, poderiam me respaldar melhor.

OBJETIVO de INVESTIGAÇÃO:

"Valorizar o esfôrço e a criatividade da produção infantojuvenil na escola,

nas diversas áreas do conhecimento humano, globalizando, criando,

reciclando ideias que a criança, quiser construir, resultando em livro (s)

JUSTIFICATIVA da INVESTIGAÇÃO

O presente anteprojeto foi idealizado...pretendo colaborar cada vez mais com

a educação do meu país.

Não é de hoje que sou uma apaixonada pelo ato de ensinar e aprender com as

crianças. As crianças, segundo Piaget, sempre se empenham mais na sua

própria instrução, quando participam dos processos do planejamento e seleção

de suas atividades de aprendizagem. Por outro lado, ainda Piaget, afirma: que

o professor sempre orienta as metas e é quem interpreta as metas gerais e

diretrizes curriculares . Os alunos escolhem entre as opções sugeridas pelo

professor e, ás vezes, eles mesmos sugerem opções.

Piaget, enfatiza a interação social como condição necessária para o

desenvolvimento intelectual. Muitas pessoas acreditam que a teoria piagetiana

enfatiza sómente, a maturação do sistema nervoso e a experiência com objetos

concretos. No entanto, mesmo essenciais, tudo isto não seria suficiente. As

crianças precisam falar, discutir, e disputar com outras crianças, através de

atividades que envolva:jogos, trabalho em grupo, debate etc...

A cooperação é a forma sob a qual atividades individuais se organizam

intencionalmente para a consecução de fins grupais, e sem ela, a vida social

não passaria dum universo de movimentos reciprocamente ajustados, na

melhor das hipóteses, por isto, porém a competição é mesmo, digo, menos

essencial . Onde quer que haja bens escassos, os membros da sociedade, cada

qual movido pelos seus próprios interêsses, os disputam entre si, de maneira

basicamente semelhante a outros organismos; como as árvores competem pela

luz solar, os homens procuram satisfazer as suas necessidades, em detrimento

de outras, toda vez que os recursos disponíveis não bastem para todos .

Portanto cooperação e competição são elementos universais de sociedades

e grupos complexos, embora a ênfase colacada em um ou outro varie

consideravelmente, podendo a competição se aproximar de zero em grupos

primários muito pequenos, e a cooperação, em grupos secundários altamente

competitivos ( sua eliminação total, contudo significaria o fim do grupo ) O

papél da escola a meu ver, não é evitar competições entre seus alunos, mas sim

prepará-los para serem bem sucedidos ...nas mesmas. ..porque á escola cabe

avaliar o aluno, mas é lá fora...que ele se vê "testado" pela vida...Todos nós

sabemos , o quanto é penoso para uma criança, ou pessoa qualquer, escrever

sobre algo, que ela não ouviu falar, ou detém uma vaga noção a respeito...É

impossível uma criança produzir texto de qualidade no vazio...E, criança ao

ingressar na escola, vem cheia de ideias, de imaginação, confiante de que vai

aprender o conhecimento devque necessita para crescer saudável, forte e feliz.

Mas muitas das vezes não é o que acontece. Ela fica triste, e apática, aos

ensinamentos...desatenciosa e infeliz. Passa a se tornar um problema na sala

de aula. Então o professor deve estar preparado para motivar e convencer os

seus alunos a quererem buscar o conhecimento. E, eu sempre primei por este

lado, o defacilitar o "namoro" pelos estudos. Estou sempre lendo, pesquisando,

inventando coisas...e até projetos ousei elaborar para melhorar o nível de seus

saberes. O ano passado de 98, tive a alegria de ver quatro projetos meus bem

apreciados por estas Faculdades:F.A.P.,( Faculdade de Artes do Paraná), a

P.U.C.( Pontifícia Universidade Católica ), e a Tuiutí. Fiquei muito feliz e agora

ouso participar da seleção de candidatos ao Mestrado Em Educação. Sou

professora desde 1979, no estado , atuando numa mesma escola.E, no

município estou a quase dezessete anos. Tenho enfrentado grandes barreiras...

como todos aqueles que trazem no espírito a marca da inovação...Todavia

nenhuma delas, jamais conseguiu boicotar o meu entusiasmo para ensinar

com vontade e gosto, as minhas queridas crianças. Já fiz de tudo um pouco:

ensinei a técnica de escrever rimas( que eu mesma criei...), ensinei acrósticos,

paródias, o jeito de produzir, e, até "um jeitinho especial" de poetizar, para um

grande número de alunos. Talvez a facilidade, por ter eu também atuado como

auxiliar de regente, e as professoras me queriam dando aulas de Literatura,

uma vez por semana...para cada turma. Projetei um bingão, intitulado:"Bingão

da Matematicultura", e as crianças adoraram, respondendo ao desafio de

vários objetivos da matemáteca, e de outras áreas do conhecimento, no treino

mental, e verificação da aprendizagem .

Escrevi muito durante todos estes anos, o que resultou num acervo de várias

obras: romance, estórias infanto-juvenis, crônicas, etc..."Globalizar a

Imaginação-Criar e Reciclar Ideias..."se constituiu não só num objetivo, mas

num ideal de ajudar, orientar, e ensinar um pouco do pouquinho, que eu sei...

para que as crianças, futuramente..., ou num futuro bem próximo, possam vir

a gostar mais, de escrever, com perseverança...e, se tornem uns pequenos

escritores mirins"...

Referências Bibliográficas...

-Wachowicz, Lilian Anna- Omitodo

Dialético na Didática. Ed. Papirus

ano-1969.( A Questão Didática)

-O Saber Fazer na Escola ( pg. 91 a 110)

-O Método Dialético- No Contexto Da Educação ( pg. 110 a 124 )

-Linhard, Rudolf- Sociologia Educacional-7ª edição- Iteiramente

- Revista- S. Paulo: Pioneira,1985( Manuais de Estudo)

-Estrutura Social da Ecola. 127

-Piaget Ao Alcance Dos Professores C. M. Charles, Ed. Ao Livro Técnico S/A

-Indústria E Comércio, Rio de Janeiro-pgs 26 a 32.

- Nova Escola-Para Professores do 1ºgrau IV-nº28- março 1989( Uma

Revolução Na Ótica Do Que É Ensinar e Aprender-pg. 12 a 18.

Nota: Eu só postei este texto aqui...no meu bloog, para servir de "testemunho"

em agradecimento ao Senhor nosso Deus, pela graça recebida de estar

digitando...sem depender de terceiros para, mesmo pagando...ás vezes não

podemos contar com eles...( foi o que ocorreu com este meu antaprojeto, que

tive que inscrevê-lo, escrito á mão... por não saber digitar e não encontrar...

ninguém que o fizesse a tempo...) Eu até acho que fui ingênua, em pensar que

que o meu texto, teria chance de me proporcionar a aprovação para a bolsa...

que eu estava aspirando...Obrigada meu Deus, porque eu sou uma iniciante

informática, mas o suficiente para glorificá-lo, em o nome de Jesus, e dizer

como tá escrito lá em Filipenses :4-13, "Eu tudo posso em Cristo que me

fortalece " palavras do apóstolo Paulo...