DIFERENÇA ENTRE CRÔNICA E CONTO

A pergunta veio de um leitor: "VISITANTE INCONVENIENTE" é crônica ou conto?

Talvez seja preciso evocar os mortos para responder a esta questão. "Visitante Inconveniente" por exemplo, foi postado em quatro sites na categoria humor. Por acaso, o humor não é uma crônica?

Esses dias um escritor referindo-se a um texto nosso disse: "sua crônica é um conto verdadeiramete histórico, carregado de humor. Talvez um miniconto, como diria Artur da Távola"

Os gêneros da categoria crônica e contos, tem personagem, e narram um fato ocorrido em determinado tempo. Daí o crónos de onde se originou o termo crônica. "Conscientemente fragmentária, a crônica não pretende captar a totalidade dos fatos".**

Os contos além do requisito tempo(crónos), apresentam o espaço - lugar onde o fato real ou imaginário aconteceu, mas por si só este requisito não é suficiente para classificar um trabalho como conto... e agora?

Passo a bola para Mário de Andrade: "Conto será sempre aquilo que seu autor batizou de conto".*

Já sobre a crônica, Artur da Távola disse: " É o samba da literartura. É ao mesmo tempo, a poesia, o ensaio, a crítica, o registro histórico, o factual, o apontamento, a filosofia, o flagrante, o miniconto, o retrato, o testemunho, a opinião, o depoimento, a análise, a interpretação, o humor. Tudo isso ela contém, a polivalente Direta e simples como um samba. Profunda como a sinfonia".*

É iso.

NOTA DO AUTOR:

(*)Trechos extraídos da 4ª capa de Textos Seletos. Adalberto Lima e outros.Editora Pensata. Rio de Janeiro - 2008

(**) Outros pressupostos teóricos poderão ser examinados em Angélica Soares. Gêneros Literários. Ártica. S. Paulo. 2006.

COMENTÁRIOS:

19/09/2010 12:04 - Vonei *

Falou um monte, e não explicou quase nada...

Para o texto: DIFERENÇA ENTRE CRÔNICA E CONTO

Caro Vonei:

Sou poeta e tomo por empréstimos as palavras de Mário Quinta: "...minha função não é resolver e sim propor enigmas, fazer o leitor pensar e não pensar por ele.”