DIVISÂO SILÁBICA: PARTICULARIDADES

Esta é uma proposta de organizar uma questão relacionada à divisão silábica cuja nomenclatura aparece ora de uma forma, ora de outra, gerando confusões.

Crase ocorre quando uma vogal fraca faz junção com a vogal fraca ou forte inicial da palavra seguinte. Uma vogal forte, pode ou não, fazer junção com vogal fraca da palavra seguinte, no entanto jamais deve fazê-la com vogal forte.  Pode haver a junção de três vogais numa sílaba métrica, mas não deve haver mais de uma vogal forte. Se a vogal fraca estiver colocada entre as fortes, para uma escansão correta, as duas vogais fracas devem juntar-se por crase (pronunciadas como uma só vogal), e não por ditongação (numa só emissão de voz, mas distinguindo-se duas vogais) .

Elisão junta duas vogais normalmente isoladas e em sílabas diferentes, numa só; pode ser ditongo (vogais diferentes) ou crase (vogais iguais). Na sinérese/sinalefa as vogais/sílabas separadas são unidas em uma só emissão de voz (sejam elas vogais diferentes ou iguais, isto, é, quer se trate de ditongo ou de crase).

Ditongo é um grupo constituído por uma semi-vogal e uma vogal (crescente) ou por uma vogal e uma semi-vogal (decrescente), pronunciadas numa só emissão de voz.

Sinalefa transforma duas sílabas formadas por vogais em uma só (ditongo ou crase)

Sinérese une duas vogais separadas pela hiatização em uma só, formando um ditongo. Ocorre para os agrupamentos ae, ao, ea, eo, ia, ie, io, ao, oe, ua, eu, uo que dependendo da leitura e da região, ora são pronunciados como ditongos, ora com hiatos (Ca-e-ta-no / Cae-ta-no). É a alteração de um hiato em um ditongo. Essa regra não se aplica a toda e qualquer palavra, como é o caso de magoa (hiato).

Hiato é a presença de duas vogais lado a lado, porém cada uma pertencendo a uma sílaba diferente. Na diérse/ dialefa, as vogais/sílabas unidas, são separadas em duas emissões de voz, ou seja, duas sílabas (sejam elas vogais diferentes ou iguais, isto é, ditongo ou crase).

Dialefa transforma uma sílaba em que há duas vogais unidas por ditongação ou crase em duas sílabas distintas, pelo processo de hiatização.

Diérese separa as vogais unidas por ditongação em uma sílaba, formando um hiato. Isso ocorre para os agrupamentos ai,au,ei,eu,iu,oi,ui que, dependendo da leitura e da região, ora são pronunciados como ditongos, ora com hiatos. Ocorre a alteração de um ditongo em um hiato. Essa regra não se aplica a todas as palavras, como é o caso de rua e tia (hiatos).

Ditongo, Hiato, Crase, são os fenômenos estudados sob o ponto de vista da gramática e são intra-vocabulares
Elisão, Ditongação, Hiatização referem-se aos processos estilísticos em que ocorrem alterações análogas ao fenômenos puramente gramaticais.
Sinérese, Sinalefa /// Diérese, Dialefa são os fenômenos estudados sob o ponto de vista da estilística (figuras).

Ainda sob o ponto de vista estilístico Elisão e Hiato; Sinalefa e Dialefa, referem-se ao processo inter-vocabular e Sinérese e Diérese, ao fenômeno intra-vocabular.


INTERFEREM NA ESCANSÃO OS SEGUINTES PROCESSOS

Processos de união
 
 
Crase é a junção de duas vogais vizinhas e idênticas, numa só emissão de voz.
 
Ditongo é a junção de duas vogais vizinhas, porém distintas, em uma só emissão de voz. É o agrupamento de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba, numa só emissão de voz. É crescente quando une semivogal e vogal; decrescente quando une vogal  e semivogal .
 
Inter-vocabular
 

Crase ocorre quando uma vogal fraca faz junção com a vogal inicial da palavra seguinte, seja ela fraca ou forte. Uma vogal forte pode ou não, fazer junção com vogal fraca da palavra seguinte, no entanto jamais deve fazê-la com vogal forte. Pode haver a junção de três vogais numa sílaba métrica, mas não deve haver mais de uma vogal forte. Se a vogal fraca estiver colocada entre as fortes, para uma escansão correta, as duas vogais fracas devem juntar-se por crase(pronunciadas como uma só vogal), e não por ditongação (numa só emissão de voz, mas distinguindo-se duas vogais).
 
Ditongação é o agrupamento de uma vogal e uma semivogal (ou vice-versa), na mesma sílaba.  Essa junção se faz entre a última sílaba de uma palavra e a primeira da palavra seguinte. Os ditongos aceitam as pré-junções com vogais fracas (e onde está?). As pós-junções são aceitas somente nos ditongos crescentes, os encontros instáveis (a distância infinita) e são repelidas nos ditongos decrescentes (eu sou/ a que no mundo anda perdida). Crase e Ditongação referem-se ao recurso estilístico de unir sílabas.
 
Elisão é uma ocorrência inter-vocabular. Junta duas vogais, normalmente isoladas em sílabas diferentes, numa só sílaba. Pode ser ditongo (vogais diferentes) ou crase (vogais iguais). Elisão e Sinalefa  referem-se ao recurso estilístico de unir sílabas.
 
Sinalefa é uma ocorrência inter-vocabular: junta duas vogais, normalmente isoladas, uma no final de uma palavra e outra no início da seguinte (que constituíam sílabas diferentes), numa só sílaba (sejam elas vogais diferentes ou iguais, formando um ditongo ou uma crase). Sinalefa e Elisão referem-se ao mesmo tipo de recurso estilístico.
 
Intravocabular
 
Sinérese é uma ocorrência intra-vocabular: une as vogais separadas pela hiatização, em uma única sílaba, formando um ditongo. Ocorre para os agrupamentos /ae/, /ao/, /ea/, /eo/, /ia/, /ie/, /io/, /ao/, /oe/, /ua/, /eu/, /uo/, que dependendo da leitura e da região, ora são pronunciados como ditongos, ora como hiatos (Ca-e-ta-no / Cae-ta-no). Essa regra não se aplica a toda e qualquer palavra, como é o caso de magoa (hiato).
 
 
Processos de separação
 
Hiato ocorre quando duas vogais iguais ou diferentes, em contiguidade, são pronunciadas em duas emissões de voz..
 
Inter-vocabular
 
Hiatização é uma ocorrência inter-vocabular. Separa as vogais que normalmente seriam pronunciadas numa só emissão de voz, produzindo duas sílabas. Hiatização e Dialefa referem-se ao recurso estilístico de separar sílabas.
 
Dialefa é uma ocorrência inter-vocabular: separa as sílabas que seriam normalmente unidas por ditongação ou por crase. Representa o recurso estilístico da hiatização em que as vogais/sílabas, unidas, são separadas em duas emissões de voz (sejam elas vogais diferentes ou iguais, isto é, ditongo ou crase). Dialefa e Hiatização referem-se ao mesmo
recurso estilístico.
 
Intra-vocabular
 
Diérese é uma ocorrência intra-vocabular: separa as vogais unidas por ditongação, formando um hiato. Isso ocorre para os agrupamentos /ai/, /au/, /ei/, /eu/, /iu/, /oi/, /ui/ que, dependendo da leitura e da região, ora são pronunciados como ditongos, ora com hiatos. Essa regra não se aplica a todas as palavras, como é o caso de nua e cria (hiatos).