Um detalhe sobre as rimas: entendendo a assonância

O primeiro e importante passo para entender a assonância é fazer as distinções necessárias. No material de consulta disponível, a nomenclatura se mistura;  é empregada ora de uma forma, ora de outra.

Consonância: conjunto agradável de sons; harmonia; concordância de sons; rima.

Consonântico: referente a consoante.

Consonância e consonântico guardam entre si tal proximidade, que é preciso atenção para distinguir seus significados. Entretanto, para o estudo dos recursos estilísticos, consonância refere-se a qualquer som e consonântico, refere-se apenas às consoantes.
 
Aliteração:  é a repetição de sons das consoantes (consonânticos ou consonantais) e mais raramente das vogais (vocálicos) em um verso, ou numa sequência deles (uma estrofe). Esse recurso é utilizado com maior frequência no meio ou em final de palavras, mas pode aparecer em qualquer posição. A ideia mais abrangente é a de que a aliteração é simplesmente a repetição de quaisquer sons, em quaisquer posições.

Assonância:  é a repetição de sons vocálicos em sílabas tônicas, num verso ou em vários versos de uma estrofe; é uma figura de linguagem, utilizada sobretudo na poesia. Quando a assonância (repetição do som vocálico) se estabelece entre palavras finas de determinados versos, ocorre a rima por assonância.  As rimas por assonância chamam-se rimas toantes.

Destacando mais uma vez:

Aliteração é a repetição de sons;

Consonância é a harmonia de sons;

Assonância é a repetição de um som vocálico em sílaba tônica.

A nomenclatura para este grupo de rimas (segundo sua antureza) é:

Toantes:   repetição da vogal tônica em final de verso (abrigo / perdido). É a rima que se produz por assonância.

Consoantes:    tem igualdade em todos os fonemas a partir da vogal tônica (ingênuos / depeno-os).

Consonânticas:   a analogia fônica se processa a partir das consoantes que antecedem vogal tônica (tédio / remédio).