RELATO DE PRÓCULA SERÁ – A PARTIR DE OUTUBRO - OBJETO DE ESTUDO DA OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA DE ESDRAS DO NASCIMENTO, NO RIO.

Sent: Friday, September 11, 2009 10:41 AM

Subject: Sorocaba dia e noite - Mais uma grande notícia a respeito de Relado de Prócula

-------------------------------------------------------------------

RELATO DE PRÓCULA SERÁ – A PARTIR DE OUTUBRO - OBJETO DE ESTUDO DA OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA DE ESDRAS DO NASCIMENTO, NO RIO. Interessados em participar da oficina podem obter mais informações no telefone (21) 2285-1682.

Antes de publicar esse meu último romance, editado agora por A Girafa, de São Paulo, submeti seus originais a vários escritores. Aqui, a Marília Arnaud e Astier Basílio. Em Porto Alegre, a Paulo Bentancur. Em São Paulo, a Hugo Almeida. No Rio, a Ivo Barroso, Carlos Trigueiro, Henrique de Morais... e Esdras do Nascimento. Como resultado dessas consultas, troquei de narrador duas vezes, mudei o enfoque de alguns personagens, reduzi o livro à metade. Esdras me escreveu, nessa época difícil

“Você escreveu um grande romance. Detesto num texto de ficção divagações sobre filosofia, arte, política, geografia, psicanálise. Se a idéia é discutir essas coisas, por que não escrever logo um ensaio?

É o que penso. Romance é gente, é vida, é personagem, é texto. Aí é que você entra. Seu romance é admiravelmente bem escrito.”

Claro que meus cortes posteriores foram principalmente em tais “divagações”, cujos excessos haviam também sido objeto de crítica dos outros autores consultados, principalmente Paulo Bentancur, Carlos Trigueiro e Ivo Barroso. Mal o romance foi publicado, Esdras me dá a grande notícia: Relato de Prócula será objeto de estudos de sua Oficina de Criação Literária a partir de outubro. A honra é grande, porque Esdras é um grande romancista, e porque passarei a integrar sua lista de escritores analisados, em que se incluem Joyce, Stendhal, Musil, Robbe-Grillet, Kundera, Canetti entre os estrangeiros, Raimundo Carrero, Samuel Rawet, Osman Lins, Victor Giudice e Caio Fernando Abreu entre os nacionais.

Esdras me diz:

- As Oficinas de Criação Literária servem para manter aceso o fogo sagrado da literatura e para ajudar no processo de descoberta de técnicas que estão ali, em todos os textos, bem na cara da gente, e a gente não consegue ver.

E acrescenta:

- Informações sobre Como ler e escrever contos e romances : (21) 2285-1682, no Rio. Nascido em Teresina, 1934, Esdras do Nascimento viveu em Fortaleza, Natal, Crato, Porto Alegre, Santa Maria, Rio, Brasília, Amsterdã, Londres e Nova York. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação e Doutor em Letras pela UFRJ, como tese de doutoramento apresentou o romance Variante Gotemburgo. Pela primeira vez no Brasil, talvez no mundo, uma universidade aceitava uma obra de criação literária, e não um trabalho de pesquisa, como tese de doutoramento.

Em 1998, Lição da Noite, publicado pela Record, recebeu o Prêmio Melhor Romance do Ano, da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Romances

Solidão em família, 1963

Convite ao desespero, 1964

Tiro na memória, 1965

Engenharia do casamento, 1968

Paixão bem temperada, 1970

Variante Gotemburgo, 1978

O ventre da baleia, 1980

Jogos da madrugada, 1983

As surpresas da paixão, 1986

A dança dos olhares, 1993

Minha morte será manchete, 1994

Lição da Noite, 1998 (Prêmio Melhor Romance do Ano, APCA)

A dança dos desejos, Opus 13, 2006

Contos e novelas

Vinte histórias curtas, 1960

Quatro num fusca, 1974

Aventuras do Capitão Simplício, 1982

O Barba Azul de Ipanema, 1988

Ensaios

O mundo de Henry Miller, 1969

Teoria da comunicação e literatura, 1975

Planejamento e Coordenação

Coletânea-1, 1963

Antologia do Novo Conto Brasileiro, 1964

Histórias de amor infeliz, 1985

--

WJ Solha

-

Se o seu sonho é publicar um livro, já pode ir treinando para os autógrafos. São planos de 5 até 10 mil reais, com parcelas acessíveis para a realização do seu objetivo.

mais: http://www.classionline.com.br/noticiasregionais.detalhe.logic?id=7313

-

Elizabeth Misciasci - Jornalista, Humanista, Escritora, Pesquisadora.

http://www.eunanet.net/beth/index.php

-

Sorocaba dia e noite

http://www.vejosaojose.com.br/sorocabadiaenoite.htm

douglara@uol.com.br - fone (15) 3227-2305

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 11/09/2009
Código do texto: T1805146