A importância do texto literário para a produção textual dos alunos do Lavili-Português

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE

Autor

Alex Sandro M. Spindler

Orientadora

Profª. Dr. Rosemari Lorenz Martins

Novo Hamburgo

2010

SUMÁRIO

1 ASSUNTO....................................................................3

1.1 TEMA

1.2 TITULO......................................................................3

2 JUSTIFICATIVA...........................................................3

3 OBJETO

3.1 PROBLEMA.................................................................4

3.2 HIPÓTESES................................................................4

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL.........................................................4

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..............................................4

5 METODOLOGIA DA PESQUISA.........................................5

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................6

7 REFERÊNCIAS.....................................................................

PROJETO DE PESQUISA

1 ASSUNTO

1.1 TEMA

Literatura e Educação

1.2 TITULO

A importância do texto literário para a produção textual dos alunos do Lavili-Português

2 JUSTIFICATIVA

A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto nos humaniza, fazendo-se assim necessária a todos.

O Lavili - Laboratório Virtual de Línguas - Português é um projeto que oferece cursos em EAD que visam a atender aos acadêmicos e à comunidade interessada em aprimorar a Língua Portuguesa. Nele são realizadas atividades com o objetivo de esclarecer dúvidas e somar conhecimento e aprendizado para as produções textuais, porém nem todos os exercícios produzem efeito. Os textos de cunho literário, talvez por ser uma ciência que agrada a uma grande margem de pessoas, apresentaram um desenvolvimento expressivo. No módulo comentário, quando solicitados a escrever sobre textos literários, mostraram grande interesse em escrever sobre as obras.

De tal modo, necessita-se estudar quais os motivos e avanços que essa modalidade textual traz aos estudantes EAD.

3 OBJETO

3.1 PROBLEMA

O texto literário contribui para o desenvolvimento textual e humano? Como e por quê?

3.2 HIPÓTESE

- Quando os alunos escrevem sobre ou a partir de um texto literário sentem-se mais livres e seguros para redigir seus pensamentos e criticas já que leram muitas páginas sobre o assunto;

- O texto literário humaniza e faz inconscientemente com que o leitor escreva melhor;

- O texto literário desperta o leitor para que esse se torne, naturalmente, conhecedor da linguística textual;

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Propiciar a leitura e escrita dos mais diversos gêneros literários, de modo que os alunos percebam o aumento da satisfação e qualidade nos seus textos. Há um objetivo bem maior, que é oferecer ao estudante a possibilidade de assimilar um conhecimento que já faz parte do patrimônio cultural da humanidade. Quer dizer, contamos poder contribuir para a ampliação do horizonte cultural dos estudantes, que, em sua vida profissional e até mesmo pessoal, serão, certamente, questionados sobre as mais variadas faces do saber.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 Fazer com que os alunos leiam textos literários;

2 Verificar e identificar o desenvolvimento textual;

3 Avaliar a competência argumentativa dos alunos em suas produções textuais;

4 Verificar se a leitura de textos literários contribui também em termos de enriquecimentos linguísticos;

5 MÉTODOLOGIA

Compõe o corpus desta pesquisa cerca de 10 textos produzidos por alunos do Lavili-Português nos Módulos “Como pontuar um texto?” e “Como Redigir um Comentário?”, em diferentes edições e anos. Observa-se que, para resguardar os alunos autores, seus nomes foram omitidos e foi feita seleção aleatória dos textos. No anexo apresentam-se apenas alguns dos textos.

Com base nisso, foi feita uma análise de tarefas dos módulos do Lavili. Para tanto, separaram-se as tarefas que tinham como texto base textos literários e textos não literários. Depois, verificaram-se os textos produzidos pelos alunos. A partir daí, concluiu-se que, nas atividades propostas que tinham como base textos literários, os alunos participantes tiveram mais êxito, tanto no que se refere a conteúdos mais interessantes e elaborados, quanto em relação a textos mais estruturados e linguisticamente com menos erros. Esta é uma pesquisa ainda em andamento. A seguir alguns dados parciais.

Dificuldades Comuns apresentadas pelos alunos:

Com base em textos literários:

Vírgulas

Erros referentes ao Novo Acordo Ortográfico

Crase

Exemplos:

Idéia, tranqüila, inconseqüente, etc.

“o livro é dividido em três obras, as quais expressam ás jornadas dos desbravadores...”

Com base em outros textos:

Vírgulas

Erros referentes ao Novo Acordo Ortográfico

Crase

Orações mal estruturadas

Falta de Vocabulário

Uso Inadequado dos Pronomes

Repetição de Termos

Ideias Desconexas

Exemplos:

“Aprenderão também a ter suas próprias escolhas e aprender a diferenciar...”

“mas felizmente hoje em dia a visão é totalmente diferente. As pessoas hoje em dia, sabem da enorme importância que o estudo trás ...”

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Durante muitos anos, acreditou-se que a leitura se baseava, apenas, na decodificação de códigos. Hoje, no entanto, percebemos a existência de diversos parâmetros para a leitura. Para tal, veremos o que os parâmetros curriculares nacionais adotam como prática de leitura dentro da sala de aula, ou seja, uma junção de todos os elementos necessários para a leitura e interpretação do texto em si. Veremos o que o PCN de Língua Portuguesa, diz a respeito à leitura:

É preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura. A principal delas é a de que ler é simplesmente decodificar, converter letras em sons, sendo a compreensão consequência natural dessa ação. Por conta desta concepção equivocada a escola vem produzindo grande quantidade de “leitores” capazes de decodificar qualquer texto, mas com enormes dificuldades para compreender o que tentam ler. (PCN de Língua Portuguesa, 1996, p.16).

Ou seja, abordamos aqui outra leitura, diferente da que usualmente é feita pelos leitores. Nela além de compreender o texto literário o leitor terá que encontrar detalhes do texto que ajudem a corrigir seus próprios erros. Veremos o que o PCN de Literatura diz a respeito à leitura:

A leitura do texto literário é, pois, um acontecimento que provoca reações, estímulos, experiências múltiplas e variadas, dependendo da história de cada indivíduo. Não só a leitura resulta em interações diferentes para cada um, como cada um poderá interagir de modo diferente com a obra em outro momento de leitura do mesmo texto. E é dessa troca de impressões, de comentários partilhados, que vamos descobrindo muitos outros elementos da obra. (PCN de Literatura, 2006, p.67)

Mas afinal o que é literatura? Como se estrutura ideologicamente? Quais as tensões que a balizam? O que suscita? O que a motiva?

As perguntas acima atravessam todas as proposições teóricas, sem nenhuma resposta definitiva. Isto porque a literatura não tem, a rigor, nenhuma finalidade prática. Aliás, a sua grande importância é não ter importância nenhuma. Os conceitos de literatura variam de acordo com a História, com os fatos dominantes de cada época. Podemos analisar esses conceitos de acordo com os valores que se foram construindo ao longo dos tempos.

Ela não é cópia da realidade, nem modificadora dela... Ela falsifica e exagera sim, porém continua verdadeira, legítima, emocionante, porque é fundada no imaginário, na liberdade criadora do artista, situando-se portanto a anos-luz da realidade comum.

E faz com que aqueles escritores que se acham em atividade em qualquer parte do mundo digam respeito e se reportem a todos nós; e que, conosco se identificando, nos tornem sempre melhores. A literatura é o domínio da ficção literária, a redescoberta do real já transfigurado pela fantasia; é conseguir enxergar o desconhecido com os óculos das palavras subitamente "novas".

A Teoria da Literatura engloba conceitos mais complexos, científicos, objetivos e universais, seguindo linhas críticas predefinidas.

7 REFERÊNCIAS

COSSON, Rildo. LETRAMENTO LITERÁRIO: teoria e prática.

Rildo Cosson. – São Paulo: Contexto, 2006.

REZENDE, Neide Luzia de. MACHADO, Maria Zélia de Versiani. FREDERICO, Enid Yatsuda. Linguagens, códigos e suas tecnologias: Conhecimentos de Literatura. – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006.

Samuel, Rogel. Novo Manual de Teoria Literária / Rogel Samuel. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.

SAEB 2001: novas perspectivas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2001. 106 p.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 144p.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

http://www.penta.ufrgs.br/edu/edu1.html

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/ler-escrever-432060.shtml

Alex Sandro M Spindler
Enviado por Alex Sandro M Spindler em 24/06/2010
Reeditado em 04/10/2010
Código do texto: T2339223
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.