PARA PARA PENSAR... O QUE É UM TAUTOGRAMA?

Eu poderia começar esse artigo dizendo: “não confunda tautograma com um tatu andando na grama”… Mas vou apenas perguntar: afinal, o que é um tautograma? E respondo: nada mais nada menos que um gênero de texto literário. Mas não um texto qualquer. Nesse tipo de texto há uma predominância de palavras iniciadas pela mesma letra: “Caro colega e companheiro Carlos César, comunico-lhe: casarei com Cecília Carneiro. Convido-o a comparecer à cerimônia. Conto contigo. Carinhosamente, Cristóvão Cabral.” Como no exemplo, no qual predomina a letra “c”, podemos ter textos tautográficos em que as palavras comecem por qualquer letra do alfabeto e vão até o final utilizando-a. É evidente que algumas letras são mais difíceis e trazem desafios bem maiores ao criador, como: “q”, “x”, “w”, “z”, para citar apenas algumas. Outras têm mais versatilidade e favorecem a elaboração dos tautogramas, como é o caso da letra “p”. Esta é uma das mais prolíferas, perfeitas e práticas para a produção de prosa e poesia. É uma letra que tem rendido clássicos textos como o conhecido: “Pedro Pereira Pinto, pobre pintor português, pintava portas, paredes, panelas….” e por aí vai. Com a letra “r”, já é de domínio popular a parlenda: “O rato roeu a roupa do rei de Roma…”. Que eu complementei: “… a rainha raivosa rasgou o resto…”

É evidente que para se ter um texto tautográfico, não basta se reunir aleatoriamente palavras que se iniciam por uma determinada letra. O texto, seja ele em prosa ou em verso, precisa ter o que todo bom texto tem: coesão, sentido, consistência, dentre outras características definidoras da criação literária. Os tautogramas se prestam muito à elaboração de textos humorísticos. Mas servem também para a produção poética e para a criação de histórias. Eu mesmo tenho um conto de fadas no qual predomina a famosa letra “p”, que conta a história dos PRÉ-NUPCIAIS DO PRÍNCIPE PEDRO E DA PRINCESA PRISCILA. E um ensaio taugráfico de humor sobre dietas: PRESCRIÇÕES PARA PERDER PESO.

Alguns puristas do gênero afirmam que o verdadeiro tautograma é aquele em que TODAS as palavras se iniciam pela mesma letra. Eu não sou tão rigoroso assim e considero como texto tautográfico aquele em que há uma predominância da mesma letra, permitindo-se alguns conectivos que se iniciam por outras letras.

Venho produzindo alguns tautogramas dentro dessa linha não tão ortodoxa. Tenho vários com a letra “p”, inclusive o POEMA PARA PENSAR. E alguns com as letras “v” (VERSOS AO VENTO) , “r” (REMA, REMA, REMADOR) e “l” (LEMBRANÇAS LÚDICAS). E também um com a desafiante letra “q”, QUIZUMBAS E QUIPROCÓS DE QUATRO QUATIS DE QUIRIRIM.

Que tal você tentar o desafio de produzir o seu próprio tautograma? Pode ser um poema ou um texto curto, uma história minimalista. Escolha qualquer letra e… boa diversão!

Obs.: todos esses tautogramas encontram-se publicados aqui no Recanto das Letras, basta buscar pelo título...

José de Castro
Enviado por José de Castro em 29/12/2010
Código do texto: T2698323
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.