COMO SER UM “ESCRITOR” PROFICIENTE?

Universidade Feevale

Alex Sandro Maggioni Spindler¹

Profª. Me. Rosemari Lorenz Martins²

RESUMO

Como se constrói um bom texto? Que recursos são necessários? Como utilizá-los? Essas são perguntas recorrentes desde a Educação Básica e que dificilmente são respondidas. Isso fica evidente analisando-se produções textuais de alunos do Lavili – Laboratório Virtual de Línguas – Português, cujos textos apresentam problemas de coesão e coerência. Percebe-se também, com base na análise dos textos, que grande parte dos alunos têm apenas referências vagas sobre o assunto, o que sugere uma abordagem ineficaz nas aulas de língua portuguesa. Em função disso, esta pesquisa, que permeia investigações relativas à produção textual, resultantes da constante preocupação do Lavili quanto ao desenvolvimento textual dos seus alunos, busca encontrar diferentes formas de esclarecer dúvidas sobre esse assunto, já que os alunos não sabem que tipos de recursos faltam nem como utilizá-los para qualificar seu texto. Para tanto, o Lavili reestruturará suas atividades com intuito de suprir essas deficiências, propondo diferentes exercícios, tanto em nível frasal quanto textual. Após a realização dessas atividades, solicitar-se-ão novas produções textuais aos alunos, que serão analisadas para verificar se os problemas anteriormente verificados foram sanados. É preciso informar que este é um projeto em andamento, logo ainda não apresenta resultados. A revisão bibliográfica realizada sobre o assunto, contudo, indica que atividades de coesão e coerência direcionadas contribuem para a qualificação da produção textual. Sendo assim, acredita-se que, para se tornar um escritor proficiente, é necessário, além de ter boas ideias, conhecer mecanismos de coesão e coerência textual.

¹Aluno do Curso de Letras Português/Inglês, Bolsista de Extensão do Lavili-Português. alexmaggioni@feevale.br

²Mestre em Ciências da Comunicação, professora do Curso de Letras na Universidade Feevale e coordenadora do Lavili-Português. rosel@feevale.br

PALAVRAS-CHAVE: Coerência. Coesão. Produção Textual.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola

Editorial, 2005.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.

KOCH, Ingedore Grunfeld Wilaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contex-to, 1992.

Alex Sandro M Spindler
Enviado por Alex Sandro M Spindler em 28/02/2012
Código do texto: T3525484