Estudo Dirigido de Sociologia

CEFET – Departamento de Linguagem e Tecnologia

Curso de Letras - Disciplina: Sociologia

Professora: Fábia Barbosa Caram

Aluno: Luís Antônio Matias Soares

Estudo Dirigido

1) “O Avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa ocidental foi desestruturando, com velocidade e profundidade variáveis, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema.” (pag. 10) - Considerando as colocações feitas pelas autoras do texto, trace um panorama das modificações ocorridas na Europa ocidental a partir do advento da industrialização.

- Enfraquecimento e posterior desaparecimento dos estamentos tradicionais, de um lado a aristocracia e de outro o campesinato, bem como o desaparecimento de instituições caracteristicamente feudais como a servidão, a propriedade comunal, as organizações corporativas artesanais e comerciais etc.

- A partir da segunda metade do século XVIII houve uma maior participação política do proletariado e o crescimento das cidades.

- As terras comuns passaram a ser tomadas pelos proprietários individuais seja através das leis ou do uso de armas.

- A utilização de máquinas e novas formas de plantio provocam o êxodo dos camponeses para as cidades, criando um exército de mão de obra farta, barata e disposta inicialmente a se vender por qualquer preço. Posteriormente, ocorrerá uma maior participação do proletariado na busca de melhores salários, condições de vida e de trabalho.

- As cidades crescem exagerada e desordenadamente, faltam esgotos e água corrente. A presença de lixo nas ruas torna precária a higiene. Tudo isso ocasiona doenças e epidemias que mantinham alta a taxa de mortalidade, principalmente das pessoas mais pobres.

- Baixa expectativa de vida dos trabalhadores e condições péssimas de trabalho: turnos de trabalho de 12 a 16/18 horas; horas de trabalho excessivas mesmo para as crianças; os salários dos aprendizes era em geral a metade do que se pagava aos operários e o das mulheres a quarta parte.

- Em relação à família houve avanços no controle das propriedades pelas mulheres; autonomia dos filhos; abolição do direito de primogenitura. Com o advento da modernidade, surge o amor romântico e o casamento por escolha, a estrutura nuclear da família e os primórdios do reconhecimento da infância.

- A revolução industrial obriga a um registro mais preciso do tempo na vida social: o industriário passa a comprar horas de trabalho e os operários perdem o controle do ritmo e das ferramentas de produção.

2) Além da revolução industrial, dois outros movimentos sociais determinaram o surgimento da sociologia. Identifique-os.

- A reforma protestante, iniciada no século XVI, contestou a autoridade da Igreja Católica em relação à interpretação dos textos sagrados e à absolvição dos pecados, instaurando o livre arbítrio e o exame próprio das questões. Sob essa base, torna-se fácil compreender o surgimento do empirismo, do racionalismo cartesiano e do avanço das ciências experimentais.

- A revolução francesa: os filósofos iluministas depositavam confiança na razão e na capacidade do conhecimento levar a humanidade a um patamar mais alto de progresso, com a dominação da natureza e o bem-estar social. É a ideia de que o progresso era uma lei inevitável que governava as sociedades humanas.

3) Quais foram os principais temas da sociologia no momento de seu surgimento? Explicite-os.

- Liberdade, moral, leis, direito, obrigações, autoridade e desigualdade ganham destaque e fazem parte do elenco de questões que a sociologia se coloca.

4) Montesquieu, Rosseau, Diderot e D’Alembert atuaram de maneira impactante sobre a sociologia. Explicite as principais ideias de cada um deles.

- Charles Louis de Scondat, Barão de la Brède e de Montesquieu: lançou mão do conhecimento histórico e empírico para fundar seus argumentos, distanciando-se do raciocínio hipotético-dedutivo. Inovou ao propor um ponto de vista comparativo no estudo das sociedades e suas instituições, tendo analisado não apenas a trajetória de povos cristãos e ocidentais, mas também sociedades orientais.

- Talvez sua contribuição mais importante refira-se a sua concepção de leis como “relações necessárias que derivam da natureza das coisas”, cabendo ao intelecto humano descobrir que as leis são harmônicas com uma ordem maior. A liberdade é entendida como o direito de fazer tudo o que a lei permite. Caracterizou a esfera social como um campo diferenciado e se buscou encontrar as leis que regeriam o seu movimento. Estas seriam as ideias mais importantes de Montesquieu em relação ao pensamento sociológico.

- Jean-Jacques Rousseau: partindo da concepção de um estado de natureza onde não existiriam desigualdades, e tampouco moralidade, Rousseau prolonga a tradição contratualista e modifica o conteúdo e o sentido do pacto social. Ao fazer surgir o poder da lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuição da propriedade privada e da riqueza, bem como a submissão, a violência, os roubos, etc. O estado civil é um artifício, um ato de associação no qual a vontade individual se submete e é o resultado de um processo histórico. É nesta visão evolucionista e na crítica do processo civilizatório que haverá de se buscar a herança de Rousseau para a sociologia. O homem troca a sua liberdade por outros benefícios e se submete aos outros homens.

- Diderot e D’Alembert: junto com outros pensadores, elaboraram a Enciclopédia, obra que almejava reunir todos os conhecimentos adquiridos pela mente humana até aquele momento.

5) Um novo modo de produzir instalou-se na sociedade feudal jogando por terra as instituições tradicionais. A revolução francesa e seu ideário iluminista trouxeram novos ares e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade moderna. É correto afirmar que houve consenso em relação a esse quadro?

- Não, não houve consenso, pois as sociedades da época (francesa, portuguesa, inglesa, alemã, etc.) estavam em momentos distintos tanto em relação aos seus aspectos sociais quanto aos exclusivamente tecnológicos. A industrialização da Alemanha, por exemplo, ocorreu tardiamente se comparada com a industrialização na França e na Inglaterra.

- Outra questão: os pensadores conservadores viam naquelas mudanças não uma evolução, mas uma espécie de retrocesso. Eles desejavam uma sociedade estável e hierarquizada, fundada nos valores familiares, religiosos e comunitários, ordeira e sob autoridade e criticavam a modernidade do qual era fruto o homem alienado e desprovido de virtudes morais e religiosas.

- Fizeram parte desta corrente os seguintes filósofos: Edmund Burke (inglês), Joseph de Maistre e Louis de Bonald (franceses). Estes precursores da sociologia consideravam que o caos e a ausência de moralidade e solidariedade nos indivíduos nascidos das duas revoluções (a inglesa e a francesa) eram fruto do enfraquecimento das antigas instituições protetoras, a Igreja e as associações de ofícios, por exemplo. Esta percepção impacta fortemente a produção sociológica, especialmente no que se refere aos temas da coesão e solidariedade. Apesar desta influência mais tradicionalista e conservadora, a sociologia assumiu seu caráter moderno a partir da crença no progresso como tendência inexorável.

6) Enumere as principais ideias de Saint Simon.

- Claude Henri de Rouvroy, Conde de Saint-Simon: esteve entre os primeiros a dar-se conta da inutilidade da aristocracia no contexto da nova sociedade. Um dos fundamentos da análise sociológica de Saint-Simon era a existência de classes sociais dotadas de interesses conflitantes.

- O pensador acreditava no industrialismo como domínio da natureza e no progresso, sendo a história humana a do trabalho material e espiritual ou do esforço coletivo, que engloba os avanços da ciência.

- Chamava a ciência que estava construindo pelo nome de “Fisiologia Social”: ela trataria da ação humana incessante e transformadora do meio e adotaria o método positivo das ciências físicas. A sociedade não seria um simples aglomerado de seres vivos cujas ações não têm outra razão que a arbitrariedade das vontades individuais, mas um verdadeiro ser animado mais ou menos vigoroso a cujas partes corresponderiam distintas funções.

- A base da sociedade é a produção material, a divisão do trabalho e da propriedade. As vidas individuais seriam as engrenagens principais que contribuem para o progresso da civilização. Na sociedade industrial a direção cabia à classe industrial. Uma ciência social positiva revelaria as leis do desenvolvimento da história, permitindo uma organização racional da sociedade.

7) Qual foi a contribuição de Comte à Sociologia?

- Auguste Comte: foi o pensador que batizou a sociologia com este nome. Para o filósofo, devia-se conhecer as leis sociais para que se pudesse prever racional e antecipadamente os fenômenos e agir com eficácia, explicar e antever, combinando a estabilidade e a atividade, as duas necessidades simultâneas da ordem e do progresso.

- Uma dos temas do pensador, era a crise de sua época, causada, segundo ele, pela desorganização social, moral e das idéias. A solução para a crise estaria na constituição de uma teoria, a sociologia, capaz de extinguir a anarquia científica vigente e origem de todo o mal. Para isso era essencial aperfeiçoar os métodos de investigação das leis que regiam os fenômenos sociais, ou seja, descobrir qual era a ordem contida na história humana, lembrando que o princípio dinâmico do progresso deveria estar subordinado ao princípio estático da ordem.

- Para o espírito positivista, o homem propriamente dito não existia, existindo apenas a humanidade. E todo o nosso desenvolvimento proviria dessa sociedade.

8) Marx, Durkheim e Weber foram responsáveis por imprimirem à sociologia a marca científica. Por quê?

- Karl Marx concentrava os seus esforços em compreender os “homens de carne e osso”, movidos por suas necessidades materiais e inseridos no rio da história. Embora sua obra não tenha sido estritamente sociológica, lançou as bases para explicar a vida social a partir do modo como os homens produzem socialmente sua existência por meio do trabalho, tratando ainda do papel dos homens enquanto agentes transformadores da sociedade.

- A sociologia começou a se consolidar como disciplina acadêmica e a inspirar rigorosos procedimentos de pesquisa a partir das reflexões de Émile Durkheim e de Max Weber.

- Ambos os pensadores se dedicaram não só a delimitar e a investigar um grande número de temas, como a lhes dar uma clara definição sociológica. Uma parcela considerável da produção desses autores esteve voltada então à discussão do método de pesquisa adequado à sociologia.

- O positivismo foi a corrente de pensamento que teve maior influência sobre o método de investigação que Durkheim elegeu como o mais correto para a coleta de dados.

- Max Weber: na Alemanha a industrialização atrasou-se em relação à de países como a Inglaterra e a França, não se fazendo presente ali uma burguesia política e economicamente forte. Crítico do capitalismo – ou melhor, da sociedade racionalizada, burocratizada e desencantada - Weber tem uma atitude resignada diante desses processos que considera inevitáveis e inerentes à evolução do dito sistema capitalista. É o chamado anticapitalismo romântico que marca o seu pensamento.

- Foi a partir das obras de Marx, Durkheim e Weber que a sociologia moderna se configurou como um campo de conhecimento com métodos e objeto próprios. Valores e instituições que antes eram considerados partir de um ponto de vista supra-histórico, passam a ser entendidos como frutos da interação humana. Foi dessa forma que a sociologia revelou a dimensão temporal dos fenômenos e se dispôs, mesmo, a interferir no seu curso aparentemente autônomo.

- Com o tempo nenhum tema seria considerado de menor valia ou deixaria de ser abordado pela ciência da sociologia: o Estado e as religiões, os povos não civilizados, a família e a sexualidade, o mercado, a moral e a divisão do trabalho, os modos de agir, as estruturas das sociedades e seus modos de transformação, a justiça, a bruxaria e a violência, etc.