Poesia e Poema – Diferenças

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à denominação do termo poesia e poema. Mas afinal, se possuem nomenclaturas diferentes, diferenças há entre elas, vamos ver então quais são:

Poesia: Caráter que emociona, toca a sensibilidade. Sugere emoções ou criatividade por meio de uma linguagem.

Poema: Obra em verso em que há poesia

Sendo assim, podemos dizer que uma bula de remédio é um poema? Veja abaixo:

BULA PARACETAMOL

Ação esperada do medicamento: Paracetamol é utilizado como analgésico e antipirético, ou seja, no combate à dor e à febre. Sua ação analgésica se faz sentir cerca de 30 minutos após a administração e se prolonga por 4 a 6 horas.

Pois bem, este texto- Bula paracetamol - Não está escrito em versos, portanto não é um poema e também não emociona, não toca a sensibilidade nem sugere emoções por meio das palavras ali contidas. Então uma bula de remédio não tendo essa linguagem sensível também não tem poesia.

No entanto uma bula de remédio pode ser assim:

PARACETAMOL

A ação esperada do medicamento

É que lhe de um alento

Combatendo a dor

É um analgésico poderoso

Na febre também eficaz

Mas sempre indicado pelo doutor

E não vá tomar demais

E agora? Já um texto totalmente diferente. Está escrita em versos? Sim! Então é um poema! Lembrando que cada linha do poema é um verso.

Pois bem, se é um poema é um objeto literário com existência material concreta, ou seja, ele existe, pode ser lido, impresso em livro, publicado na internet e visualizado.

E há poesia neste poema? Pois eu diria que sim, pois possui essência e criatividade, é um texto muito mais sensível. Pois POESIA tem um carácter imaterial e transcendente.