Pequenos diálogos filosóficos - Parte I

Ao certo não sei porque perguntei aquilo a ele, mas o fiz.

- Posso passar?

- Passar? – perguntou ele. Imediatamente colocou aquele sorriso cínico no rosto.

- Sim, passar – falei com um tom mais insolente, olhando diretamente em seus olhos - Será que posso passar?

- Passar? Perdão meu senhor, mas como pretende fazer isso? - novamente aquele sorriso cínico e um olhar snobe surgiram nele.

- Escute...

- ... Escute você filho! Você não pode passar por mim, nem ir contra, nem voltar por mim, nada, absolutamente nada lhe é possível, então para que pedir-me? Eu sou seu rei e você é meu servo, e sempre será assim. Será que não percebe que seu passado, seu presente e futuro estão em minhas mãos?

Fiquei parado em silêncio com a pergunta enquanto via seu sorriso esbanjar-se pelo ar. Ria sem parar, e eu não fazia nada, nada, a não ser observar. Aquele riso excessivo, aquele olhar zombador, aquele poder monstruoso, deixava tremendo-me e ao mesmo tempo com cólera, tinha vontade de partir, esmagar, fugir... Mas o mesmo olhar forte escondia sua fragilidade, sua inexistência, o seu nada. Então lhe perguntei:

- Posso fazer uma pergunta Senhor?

- O que ainda pretende perguntar-me meu jovem? Como se eu não soubesse a resposta. Tudo bem... Vá em frente, pergunte.

- Achas que existiria sem mim? - não importava que ele soubesse ou não a resposta, mas importante é o que de intrínseco existia na pergunta. Nada ele disse, nada teve coragem de falar. E foi assim que consegui tirar a coroa, o poder e simplesmente calar o tempo.

TAS
Enviado por TAS em 12/01/2013
Código do texto: T4080930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.