PÓS-MODERNISMO NO BRASIL

PERODIZAÇÃO:

de 1945 em diante (pesquisar tendências recentes)

- o Brasil, sofrendo as conseqüências da II Guerra Mundial, assistiu às decisivas transformações que ocorreriam no seu término, imprimindo novos rumos à Humanidade.

- No nosso caso, ocorrem no Brasil fatos que contribuíram para marcar acentuadamente os limites do Modernismo e o que viria depois.

- Queda de Getúlio Vargas.

- Morte de Mário de Andrade, que causará forte impacto naqueles que apoiavam o líder do movimento de 1922.

- Década de 1940 – 1950 – aparecimento de uma geração nova. Surge o novo teatro como espetáculo e mais tarde como texto.

- Nelson Rodrigues, Abílio Pereira Almeida, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarnieri, Ariano Suassuna e outros.

- Desenvolvimento dos gêneros complementares:

* a crônica se impõe atingindo grau de expressão

* a crítica literária se difunde e se renova alcançando influência antes desconhecida

* definição dos estudos literários de tipo universitário

- Os escritores que apareceram após a fase dinâmica do Modernismo são chamados, de alguns anos para cá, de “Geração de 45”

- Nos decênios de 40 a 50 surge a nova geração que mais tarde atinge a maturidade e representa camada predominante da literatura

- NA FICÇÃO

* Lígia Fagundes Teles, Clarice Lispector, Hérberto Sales, João Clímaco Bezerra, Fernando Sabino, Osman Lins, Gastão de Holanda, Waldomiro Autran Dourado, Rui Santos Ernânin Sátiro, Antonio Olavo Pereira e

- o mais importante que é Guimarães Rosa, que em 1946 estreou com o livro de contos Sagarana. Em 1956 publica duas obras que o situam como um dos nossos maiores escritores pela originalidade, profundidade e força criadora: Corpo de Baile (novelas) e Grande Sertão: Veredas (romance)

- NA POESIA:

No princípio os poetas formaram a safra mais brilhante da ala viva da Geração de 45, os quais tinham em comum o desejo de renovar a forma poética, tratando –a por vezes com um apreço formalista que levou a falarem em Neo-parnasianismo. Adotam em relação aos modernistas uma atitude polêmica de negação, mesmo quando era evidente o que lhes deviam como herança.

Apontamentos para Vestibular

Leitor, seu comentário é muito importante, obrigada.