Guia de Sobrevivência

Guia de Sobrevivência

A única escrita que funciona é a rápida; é só pausar em cada vão de pensamento - e deles, tirar a abstração do momento, ou da curva que se incline.

Ler, te inspira somente a ter sobre o que escrever, e não sobre o que escrever. Matutar no pensamento figurativo, escrever sobre eles, criar linhas neurais no cérebro sobre a ideia de algo, sobre os dias, sobre o mundo, como se o pensamento fosse a única coisa que importasse, é a única maneira de transcender os pensamentos em palavras. A abstração deve ser criativa, rápida e contínua; deve variar as formas de uma ideia na escrita, dentro dos dias - e principalmente, no momento em que se escreve.

Curiosamente, também existe uma velocidade no pensar e no pulso que - calibrados, tornam as coisas mais fluidas. Poesias são momentos, escritas rápidas, universos isolados. Se você matutar sobre os dias naquilo, é sinal que não está bom. Sem perceber você estará só colocando um universo em cima do outro, fazendo assim surgirem ideias quebradas. No mais, isso vai te instigar a leitura rápida, ao pensamento, a criatividade rápida; mas não vai te ajudar a ter novas ideias naquilo. Contudo terá sobre essas - pra outros textos, e inda também poderás tirar proveito dos versos quebrados.

A abstração do mundo sobre o mundo - continuamente - de forma que corrompas o mundo em que vive pelo mundo da sua cabeça (freneticamente), com o tempo, vai fazer com que o mundo dentro da tua cabeça surja, e que então possas explora-lo naturalmente - a tua e melhor maneira possível. Quando chegares a este ponto, poucas coisas lhe trarão uma sensação tão boa... Mas adianto logo, estarás na tua cabeça, abdicarás do corpo em prol da mente, e disto, se voltares ao mundo, perderás as curvas do universo de seus pensamentos. Como se fosse uma condição.

PT. II (Auxílio feito posteriormente)

*Procurar fazer poesias apenas como O Banho Maldito... Procurar compor estrofes leves, sérias, inteligentes e profundas; sempre condensando o pensamento e o sentimento da forma mais profunda possível. Procurar não gastar versos em coisas desnecessárias ('inprofundas'), procurar sentir as coisas profundamente antes; e principalmente, procurar não fazer poesias clichês, ou se preocupar com eles... A leveza, a densidade e a profundidade do pensamento figurativo deve ser lei e perpetuar os dias, meses, os anos... Tanto as poesias boas quanto as ruins, surgiram dentro de uma mesma linha de tempo, por isso clichês são intoleráveis! E mais uma vez, sempre procurar conciliar o pensamento figurativo de uma maneira séria, leve e profunda, deve-se levar a sério... Se isso for seguido arrisca, tudo entrará em harmonia.

-

*A partir do momento que a entonação do verso não alcançar harmonia desejada (como fosse algo como sentir o soneto, a sílaba tônica do verso), deve-se corrigir o soneto e partir para outro verso de maneira inteligente, como neste verso e nos anteriores que a poesia tá leve, diversa e profunda especificando uma determinada coisa.

*A forma da poesia deve ser sentida antes de ser feita - junto com a complexidade do pensamento figurativo.

*Deve-se ter cuidado pra poesia não virar um texto ou cordel; deve-se saber diferenciar a profundidade, a linha criativa destes.

*A poesia é um orgasmo, a incompletude de algo inexpressado; mas deve se ter cuidado pra não acumula-la demais, nem de menos... Ela meio que mora na necessidade de escrever, seja lá qual seja ela. Como fosse uma espécie de estranho kit de auto-ajuda médico. No mais, pode se força-la um pouco, se a necessidade assim a pedir... Mas nessas horas e em todas as outras, sempre deve-se ter cuidado com o clichê, ela deve ser natural, leve, séria e profunda; cada verso deve ser bem apresentada e ter um propósito definido.

*E por ultimo... Dias de luta, dias de glória... Tem dias que a densidade, a leveza, a linha continua de pensamento... Algo não da certo de alguma maneira... Fazer o quê? Se você ver que aquele feito até então vale a pena, matute em cima dele; se você ver que não, descarte - e veja se algo e reaproveitável mais tarde.

*Procurar um pensamento figurativo, um sentimento naquilo, e supera-lo em palavras, definir a tela mental da melhor e mais condensada, leve, séria e profunda maneira possível; isto é poesia, disto fazem-se as boas poesias.

*Ser sempre bem critico quanto a tudo, se entregar ao momento.

- Berserker Heart