O Provérbio
O provérbio é o mais antigo tema para denominar a reflexão. Originário da palavra Proverbium do latim. Colocado como denominação popular e por autores anônimos, já que nem sempre se trata de uma criação e sim de uma citação. Ao contrário de alguns colocarem como tema exclusivo da bíblia, isso não é fato e nem significa que todo conteúdo do livro "Provérbios" venha ter extrema relevância. Tendo que os li por inteiro e tenho o "pecado" como exemplo, atitudes invonluntárias na maior partes das vezes e que ninguém além da própria "vida" ou "Deus" (no poder da palavra) tenha direito de punir alguém porque apenas pecou, e no livro da bíblia prega numa boa parte exatamente isso. Provérbios também são ditados e pensamentos, com questões lógicas e às vezes óbvias dependendo da interpretação.
A idéia de citar um provérbio ou pensamento, era colocar um conhecimento particular em prática tornando às vezes aquela frase ou texto, como questão importante ou fato, dando surgimento aos ditados populares. A idéia é fazer com que haja concordância. Ao contrário dos pensamentos onde é colocada apenas a visão de cada um fazendo apenas reflexões, o Provérbio usa mais a lógica, não há diferença dos ditados, apesar de muitas vezes serem usadas as formas metafóricas. Era comum os nobres e pensadores usarem este termo. Os sinônimos de provérbio são; princípio, máxima, dito, refrão e adágio, além dos já citados, pensamento e ditado que exprime conceito, sentença, aforismo, a palavra "exemplo" e prolóquio.

Gosto da utilização do provérbio, nem tanto quanto a questão puritana citada na bíblia como falei, mas pela forma de aprendizado com eles. Como já foi dito, a questão lógica é o fator predominante para citar um Provérbio, quando se assim for o caso. Ao contrário de um texto comum ou poesia, não se cria um provérbio, ele nasce ou é entendido através do conceito ou postura determinante até que alguém o enxergue e manifeste-o. Os créditos são a única coisa que uma pessoa tem direito quando assim for lembrado ou  dito numa manifestação, e por citar as palavras e a forma da colocação.
As vezes nem sempre um ditado é aquilo que se é colocado.
 Exemplo;
“Cão que muito ladra não morde”
O ditado a cima é uma tendência.
Já na maior parte das vezes, como foi dito, segue mais  a lógica. e um exemplo é,
"Pau que nasce torno,
nunca se endireita"
Aqui a cima é um fato.
  
Tanto uma como outra, sabe-se que foi citada por alguém, mas não há relevância, porém novos provérbios desmitificam que não possam ser colocados autores nas suas citações já que nasceu uma idéia e uma elaboração do assunto para que assim seja lembrado. Não podemos esquecer que a questão tende a ser lógica e que a autoria se resume apenas na elaboração do texto para determinado fato.
Outros exemplos de provérbios, são os chineses que inspiraram o velho testamento.
O do latim muito usado no cotidiano. (veja o exemplo acima)
E o dos grandes sábios, que colocaram em forma de pensamentos e citações que abrangem nossa linguagem cultural ao longo dos tempos.
O uso contínuo dos provérbios aprimoram nosso saber, fazendo com que absorvamos mais intelectualidade.

Tive a idéia de sugerir ao site a implantação da categoria, já que não fazia sentido usar o Item “Pensamentos” para postar meus provérbios. E poder ver as postagens de outros elaboradores dos mesmos.

Grato ao Recanto das Letras pela gentileza.

 
 
____§§___
Altair Feltz
 
Altair Feltz
Enviado por Altair Feltz em 07/08/2015
Reeditado em 07/08/2015
Código do texto: T5338011
Classificação de conteúdo: seguro