Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES

Prólogo

"Não valorize tanto suas dificuldades e as crises existenciais que enfrenta. O mais importante é aonde você quer chegar, mesmo caminhando a passos lentos, mas, sempre fiel a sua determinação para a consecução dos seus anseios." – (Wilson Muniz Pereira).

“A verdadeira crise é a crise da incompetência... Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um...” – (Albert Einstein).

Cada um de nós poderá ver uma crise sob dois ângulos para enfrentá-la com a cautela que o caso exigir. Escrevo isso por entender que as dificuldades, sejam elas quais forem, representam perigo e oportunidade. Não existe uma terceira opção! O perigo deverá ser enfrentado como uma necessária provação e capitaneada pela melhor razão. Quanto à oportunidade... Ah! Essa deverá sempre ser bem aproveitada e SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.

Não é de bom grado nos mantermos neutros, ficarmos “em cima do muro”. As derrotas mais humilhantes, assim como o inferno a semelhança do umbral são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise. Meu saudoso papai Muniz dizia de cenho franzido: “Não corro sem ver do que! E se, por livre opção, eu resolver correr será para cima do problema para sair da crise.” – Claro que essa atitude, muitas vezes considerada imprudente pelos fracos e indecisos, SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.

Com a proximidade do fim de cada ano as pessoas questionam-se, fazem promessas e planos, às vezes, mirabolantes. Os estudantes, concurseiros, desnorteados e quase sempre vencidos pelas tentativas frustradas dizem aos amigos: “Vou me preparar para o próximo concurso!” – Ora, essa não é a forma correta de se expressar. O ideal mesmo é falar: “Estou me preparando para o próximo concurso!”. Ocorre que o modo correto de verbalizar um anseio SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.

Levantem suas cabeças! Arregacem as mangas de suas camisas e durmam menos para trabalharem e estudarem, assuntos diversos, um pouco mais. Alimentem-se de forma frugal, pois como sabemos os excessos fazem mal. Dediquem-se, com disciplina, aos aprendizados diversificados porque os mais experientes sempre afirmaram que conhecimentos não ocupam espaços inúteis. É claro que o progresso SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.

CONCLUSÃO

Não se preocupem se não compreenderem todo o texto ora lido. Até hoje, em plena globalização, era da internet, ninguém sabe dizer onde estava o umbigo do personagem bíblico Adão. Do mesmo modo, ninguém, até hoje, sabe dizer se quem surgiu primeiro foi a galinha e depois o ovo. Progredir ultrapassa qualquer tentativa de entendimento. Não se esqueçam: A força incomum enaltecida pela perseverança SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.

Entendo e aceito que, para todos nós, os amigos nem sempre estão perto. As pessoas verdadeiramente especiais podem estar noutro plano a nossa espera. São e serão esses iluminados os principais responsáveis pela nossa evolução, mas, isso SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.

Sem nenhuma empáfia e com a seriedade que esta afirmação requer... Ouso dizer que: As centenas de milhares de milhões de vencidos, alheios e indiferentes certamente NÃO VÃO LER este trabalho que, provavelmente, será considerado por meia dúzia de cônscios leitores um belo texto e incentivo ao progresso. Mas, lendo-o com mais atenção, pode-se enxergar a causa dessa desídia. Numa só frase inserida no contexto, como um aviso subliminar, a resposta se evidencia: O seletíssimo e iluminado escrito SÓ INTERESSA AOS VENCEDORES.
Wilson Muniz Pereira
Enviado por Wilson Muniz Pereira em 21/12/2017
Reeditado em 23/12/2017
Código do texto: T6204704
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wilson Muniz Pereira
Campina Grande - Paraíba - Brasil
544 textos (468410 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/11/18 08:11)
Wilson Muniz Pereira