Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Breve Análise Literária do "Auto Da Barca Do Inferno" de Gil Vicente.

 Escrita em 1517, o Auto Da Barca Do Inferno é uma das mais importantes obras do Teatro Vicentino, como em outras obras o autor usa a religião como instrumento de crítica aos costumes da época.
 No Auto Da Barca Do Inferno, duas barcas estão ancoradas, uma tendo como capitão o Diabo e que vai para o inferno e a outra o Anjo que vai para o céu. Uma a uma vão chegando as almas que são: um fidalgo, um onzeiro(agióta), um parvo(bobo), um sapateiro(indústria), um frade(igreja), uma alcoviteira, um judeu, um corregedor(juiz), um procurador(advogado do estado),um enforcado e quatro cavaleiros de cristo(cruzados). Os diálogos começam com o Diabo depois as almas tentam embarcar na barca que vai para o céu, ali seus pecados são expostos e se recusados pelo anjo retornam a barca que vai para o inferno.
 O Auto, é um teatro alegórico com personagens concretos representando idéias abstratas, o cais e as barcas representam a morte, a barca do inferno a condenação e a do céu a salvação.
jocimar linhares
Enviado por jocimar linhares em 10/09/2007
Reeditado em 02/08/2012
Código do texto: T646818
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor eo link para o site ' www.recantodasletras.com.br/autores/linhares). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
jocimar linhares
São Luís - Maranhão - Brasil
131 textos (11625 leituras)
1 áudios (222 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 18:45)
jocimar linhares