Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - Aula no Ensino Médio


 
A variação linguística é determinada por diversos fatores; um deles é o grau de contato entre os membros da comunidade - no geral, quanto maior o contato entre os falantes da mesma língua, tanto maior a semelhança entre os respectivos atos de fala.  Além disso, a variação linguística é encontrada na atividade verbal do individuo, cujo comportamento linguístico depende do estado atual do seu saber linguístico e abrange as possibilidades comunicativas de que ele dispõe em cada momento.  Os estilos refletidos ou formais resultam do desejo que qualquer indivíduo manifesta em certos momentos de tornarseu ato da fala o mais adequado possível às circunstâncias emque este se realiza.  Os produtos dos atos da fala mais espontâneosn representam estilos não-refletidos ou coloquiais.  / Outro fator é o tempo - toda língua sofre mudanças através dasua história. / De acordo com estas considerações, eis um quadro de variedades linguísticas:
 
Variedades sincrõnicas - regionais, sócio-culturais, estilísticas
 
Variedades diacrônicas
 
VARIANTES LINGUÍSTICAS - Não há língua que seja, em toda a sua amplitude, um sistema uno, invariado, rigido...  Quer sirva a uma nação extensa e muito diferenciada cultural e socialmente, quer pertença a uma comunidade pequena, a LÍNGUA é u complexo de variedadese comporta duas ordens de variações:
 
a---em função do falante, são as variantes
 
espaciais (dialetos geográficos) / de classe social (dialetos sociais) / de grupos de idade (dialetos etários) / de sexo (dialetos masculino e feminino) / de gerações (diacrônicas)
 
b---em função do ouvinte, são as variantes de registro
 
de grau de formalismo / de modalidade falada X escrita / de sintonia
 
As variantes de registro, tanto na modalidade falada como na escrita, se estruturam em vários níveis e existem em várias escalas. Razoável distinguir 5 níveis, em ambas as modalidades, que se correspondem da seguinte maneira:
 
fala  -  oratório, formal, coloquial, coloquial distenso, familiar
 
escrita - literário, formal, semiformal, informal, pessoal
 
                                       F  I  M


 

 

 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 01/12/2018
Código do texto: T6516620
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 52 anos
908 textos (53564 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/19 11:52)
Rubemar Alves