Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RAÍZES DA PÁSCOA - Pessach

VAMOS PARA AS RAÍZES DA PÁSCOA? ONDE SURGIU? QUAIS SUAS ATUALIZAÇÕES?

A Páscoa foi primeiramente instituída entre os judeus - Pessach -, e consistia em um evento comemorado pela conquista da liberdade dos hebreus, que viviam como escravos no Egito, nas mãos do Faraó. Após a libertação daqueles escravos por meio de Moisés, constituiu-se uma data em rito memorialístico, para que toda a população pudesse lembrar de que Deus, o EU SOU, os libertara. Sobre a data em que comemoramos, a libertação coincidiu com a Primavera, que ocorria no mês hebraico (nissan) correspondente últimos dias de março e meados de abril. Descreve-se no livro de Êxodo: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo” (Êxodo 12.14).

Com o tempo, esta comemoração fundiu-se a tradições religiosas de seu povo. A Páscoa ( Pessach) foi dilatada pelo Cristianismo com um novo sentido. Por que? Se, antigamente, a comemoração Pascal era feita com o sacrifício de um cordeiro imaculado, entende-se na ótica Cristã que Jesus é o “Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo” (Comprovadamente Bíblica).

Durante o jantar especial de comemoração chamado "Sêder de Pessach", CUJO OBJETIVO SERIA REUNIR TODA A FAMÍLIA, adentra-se a um período ritual de sete dias.

Na atual conjuntura ideológico-social-religiosa brasileira, em perspectiva Cristã, Jesus afigura-se como o símbolo máximo do Cristianismo pascal, pois Ele assumiu a posição do Cordeiro sem mácula, cujo sangue derramado foi capaz de regenerar a humanidade.
Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 21/04/2019
Código do texto: T6628821
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wilder F Santana
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 25 anos
401 textos (48333 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/19 15:53)
Wilder F Santana