Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

RAÍZES DA PÁSCOA - Pessach

VAMOS PARA AS RAÍZES DA PÁSCOA? ONDE SURGIU? QUAIS SUAS ATUALIZAÇÕES?

A Páscoa foi primeiramente instituída entre os judeus - Pessach -, e consistia em um evento comemorado pela conquista da liberdade dos hebreus, que viviam como escravos no Egito, nas mãos do Faraó. Após a libertação daqueles escravos por meio de Moisés, constituiu-se uma data em rito memorialístico, para que toda a população pudesse lembrar de que Deus, o EU SOU, os libertara. Sobre a data em que comemoramos, a libertação coincidiu com a Primavera, que ocorria no mês hebraico (nissan) correspondente últimos dias de março e meados de abril. Descreve-se no livro de Êxodo: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo” (Êxodo 12.14).

Com o tempo, esta comemoração fundiu-se a tradições religiosas de seu povo. A Páscoa ( Pessach) foi dilatada pelo Cristianismo com um novo sentido. Por que? Se, antigamente, a comemoração Pascal era feita com o sacrifício de um cordeiro imaculado, entende-se na ótica Cristã que Jesus é o “Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo” (Comprovadamente Bíblica).

Durante o jantar especial de comemoração chamado "Sêder de Pessach", CUJO OBJETIVO SERIA REUNIR TODA A FAMÍLIA, adentra-se a um período ritual de sete dias.

Na atual conjuntura ideológico-social-religiosa brasileira, em perspectiva Cristã, Jesus afigura-se como o símbolo máximo do Cristianismo pascal, pois Ele assumiu a posição do Cordeiro sem mácula, cujo sangue derramado foi capaz de regenerar a humanidade.
Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 21/04/2019
Código do texto: T6628821
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Wilder F Santana
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 26 anos
401 textos (53075 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 29/11/20 22:53)
Wilder F Santana